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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como implementar o marketing de referência na sua estratégia

Confira algumas dicas para conquistar o seu cliente e aplicar o marketing de referência com sucesso.

· 03/03/2023 · Atualizado em 21/04/2023
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O marketing de referência tem como foco oferecer a melhor jornada de compra para cada cliente. Isso porque a empresa se beneficia da reputação positiva gerada pelas indicações dos clientes satisfeitos. 

Assim, o marketing de referência é uma estratégia que se baseia nas indicações dos clientes, que, consequentemente, melhoram a reputação do seu negócio. Por meio do boca a boca e do compartilhamento de boas experiências de compra, a sua empresa começa a ser reconhecida e aumenta seu alcance.

Mas como colocar o marketing de referência em prática? Veja as principais dicas!

Ofereça uma boa experiência de compra

É fundamental pensar na experiência de compra de uma forma holística. Capriche no atendimento, tenha preços e promoções atrativas. Também ofereça um pós-venda com qualidade.

As condições financeiras são importantes, mas elas, sozinhas, não definem a indicação do cliente para os amigos. Combinando elementos como atendimento, preços e pós-venda, será mais fácil para um cliente recomendar o seu negócio.

Crie programa de indicações

Um programa de indicações pode oferecer descontos em troca de indicações, por exemplo. Você, provavelmente, já se deparou com a mensagem: “Indique um amigo e ganhe 25% em novas compras”. Diversas empresas adotam essa estratégia porque é um procedimento simples e que garante resultados. 

Você também pode diversificar os prêmios, oferecendo serviços gratuitos e descontos cumulativos. Outra forma eficiente de fazer isso, é incentivar o compartilhamento de postagens para concorrer a brindes, o que também aumenta o alcance das suas publicações.

É importante usar a criatividade, mas de uma maneira que a iniciativa não comprometa seus lucros. Por isso, calcule o ticket médio do produto para entender o tamanho do desconto que você pode oferecer de forma vantajosa para o seu negócio.

Aposte em programas de fidelidade

O marketing de referência naturalmente se baseia em indicações, mas a própria empresa pode criar meios para facilitar o boca a boca. Isso ocorre porque o marketing de referência está conectado com o marketing de fidelização.

A fidelização de clientes é o processo de retenção dos consumidores já conquistados. Caso um cliente recomende a sua loja para outras pessoas, nada melhor do que oferecer recompensas para agradecer, não é mesmo?

Por isso, é importante estabelecer um programa bem definido de indicações para que as pessoas sejam, realmente, estimuladas a indicar o seu negócio. Estude as melhores ações, de acordo com o perfil da sua marca, a quantidade de clientes que você já tem e alinhado às suas reservas financeiras.

Use as redes sociais

Atualmente, as redes sociais são um dos principais cartões de visita de qualquer marca. Elas são importantes para reforçar a presença digital do negócio e manter a empresa no radar das pessoas.

Quando um cliente quer indicar um produto para um amigo, é bem provável que ele tire um print de uma das páginas ou faça marcações individuais. Por isso, estar nas redes é outra maneira de garantir que seu negócio seja indicado. 

Invista na qualidade do atendimento

Os colaboradores devem estar dispostos a tirar dúvidas, ajudar no pós-venda e interagir com os clientes nas redes sociais de forma educada e atenciosa.

Você já deve ter ouvido um relato de alguém que elogiava os produtos de uma empresa, mas também destacava o seu péssimo atendimento. Que tal oferecer os dois e se destacar da concorrência?

Faça parcerias com influenciadores

Outra maneira de utilizar a internet para turbinar as indicações, é contar com a ajuda de influenciadores. Os influencers podem ser embaixadores da marca. Muitas dessas pessoas têm seguidores que terão ao menos curiosidade de experimentar os seus produtos ou serviços.

Uma boa ideia é escolher alguém que tenha a ver com o seu nicho. Influenciadores que gostem de falar de games e computadores, por exemplo, podem ser procurados por empresas que vendem produtos relacionados a esse universo.

Divulgue depoimentos

Colete depoimentos dos clientes e publique nas suas redes sociais e no seu site. Caso você não consiga convencer muitas pessoas a fazer isso de forma espontânea, ofereça descontos ou brindes especiais.

Outra maneira de reforçar esse contato com os clientes é compartilhar os posts nos quais eles marcam a empresa, como quando as pessoas mostram algo que compraram. Desse modo, a marca mostra que presta atenção às pessoas que fazem o negócio crescer e as valorizam.

Também é interessante interagir com os clientes nas redes sociais e perguntar sobre o que eles mais gostaram no produto adquirido e na experiência de compra. Ter uma pessoa real ressaltando a qualidade das suas mercadorias e do seu atendimento é uma das melhores maneiras de promover o negócio.

Agora que você entendeu o que é o marketing de referência e seus benefícios, já pode começar a implementá-lo no seu negócio. A estratégia é razoavelmente barata, já que depende de elementos como um bom atendimento, uma experiência de compra e a utilização de redes sociais. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Alagoas: O que é marketing de referência e como aplicá-lo na empresa

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Marketing digital: o que é co-marketing?

Por que investir em marketing de influência

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