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Sat May 13 13:57:51 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Como o pequeno negócio pode se beneficiar do marketing digital?

Marketing digital e de influência podem trazer um diferencial para os micro e pequenos negócios.

· 27/03/2023 · Atualizado em 13/05/2023
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O marketing digital está presente nas nossas vidas, seja pelas mensagens que chegam nas nossas redes sociais ou por aquele influenciador que admiramos e seguimos. Ciente dessa força das oportunidades, como micro e pequeno negócio podem se beneficiar do marketing de influência? 

Quando falamos de comunicação, é importante, no primeiro momento, você, pequeno empreendedor, estar muito conectado com o perfil do seu cliente. A partir disso, começa o desdobramento de toda e qualquer estratégia de comunicação.

Por isso, é fundamental conhecer bem o perfil do seu cliente para que você consiga direcionar melhor sua estratégia de comunicação nas plataformas digitais.

Antigamente, o trabalho da comunicação nas redes sociais era um grande anúncio. Você saía anunciando um monte de produtos e o pessoal acabava te bloqueando e deixando de seguir.

Hoje, tem a questão dos links patrocinados e uma série de facilidades que mostram uma mudança na forma de utilizar e de se comunicar pelas plataformas digitais.

A partir do conhecimento do seu público, você pode trabalhar e desenvolver estratégias de maior engajamento. Principalmente, com a disponibilização de conteúdos que sejam úteis aos seus clientes e que se conectem com a atividade do seu negócio. 

Um bom planejamento de comunicação e marketing digital é necessário. O conhecimento aprofundado do cliente é fundamental porque é possível, a partir desse perfil de cliente, saber os interesses, motivações, desejos e anseios.

Assim, você pode criar conteúdos que estejam conectados a esta realidade e aumentar o seu engajamento.

Engajamento nas redes sociais não é só ter um milhão de seguidores. Se você não converte esses seguidores em compra e venda, sua estratégia não está adequada.

O grande segredo é manter essa comunicação de uma forma constante, com temas relevantes para aquele perfil de cliente que se conecta ao meu negócio. Assim, você tem uma maior possibilidade de fazer conversões.

Conversão são aquelas pessoas que estão olhando sua propaganda ou divulgação, seu conteúdo no feed e, de alguma forma, interagem com seu perfil, curtindo, comentando, compartilhando ou clicando em um link na sua Bio, por exemplo.

Você tem uma série de indicadores que possibilitam o monitoramento dessas reações. Com isso, você vai equacionando, equilibrando e mexendo no seu conteúdo até encontrar a maneira correta de se comunicar.

Mas, como entrar no mercado digital e dinamizar suas redes sociais? O Sebrae oferece cursos de capacitação e planejamento da presença digital e criação de links patrocinados. Cursos gratuitos e on-line, consultorias e eventos para você empreendedor se capacitar e conseguir sucesso nas redes sociais. 

Os números confirmam o crescimento do marketing digital e de influência. Cerca de 79% dos consumidores disseram que os influenciadores impactaram suas decisões de compra em 2021.

Houve aumento em gastos por conta de conteúdos do marketing de influência. Cerca de US$ 20 bilhões serão investidos em marketing de influenciadores em todo o mundo nos próximos anos. 

Conheça o Sebrae Inova, plataforma com mais de 80 horas de vídeo de conteúdos de 50 e-books exclusivos sobre marketing digital, além de podcasts com especialistas na área. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Papo Sebrae-DF #130 - Como micro e pequenas empresas podem se beneficiar do marketing digital?

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