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Mercado e Vendas | MARKETING
Como o TikTok é importante para o marketing do seu negócio

O TikTok tem um grande público entre os jovens e oferece uma série de recursos de marketing para você promover seu negócio e realizar vendas.

· 18/04/2023 · Atualizado em 07/05/2023
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O TikTok é uma rede social que cresce rapidamente e hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a maioria jovens, e cerca de 5 bilhões de contas. Esse é o ambiente ideal para que empresas divulguem suas marcas e conversem com seu público.

A plataforma ganhou o público jovem brasileiro e pode ajudar muito o seu negócio, desde que você saiba como usá-la. 

O TikTok nasceu como uma plataforma chinesa de vídeos para entretenimento em 2014, com o nome de Musical.ly. Ao ser adquirida pela também chinesa ByteDance, em 2016, ganhou o nome atual. Segundo os dados do relatório Sensor Tower Q1 2022, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no primeiro trimestre de 2022, passando à frente do Instagram.  

O que chama a atenção é que a maior fatia de usuários do TikTok tem entre 16 e 24 anos, embora também tenha atraído a atenção de um público mais velho a partir da pandemia. Por conta dessa segmentação, o marketing no TikTok tem um alto potencial de alcance orgânico nessa faixa de público. Sendo assim, você tem mais chance de produzir conteúdos virais, que serão visualizados e compartilhados por inúmeras pessoas em um curto período.  

Ao assumir a plataforma de vídeos, a ByteDance começou a explorar seu potencial comercial e passou a oferecer uma série de recursos para empresas, como anúncios pagos, e o live commerce, transmissões ao vivo em que as marcas realizam divulgação ou vendas de produtos em plataformas digitais, muitas vezes com a colaboração de influenciadores.

Mas é possível ganhar no TikTok apenas postando vídeos curtos, como se fossem uma vitrine dos seus produtos, desde que sejam divertidos e atraiam a atenção do público jovem.

A seguir, algumas dicas de como aproveitar o TikTok para promover seu negócio: 

  • vídeos engraçados são os mais lembrados e compartilhados. Utilize toda a sua criatividade e senso de humor para produzir conteúdo que desperte a atenção e entretenha o seu público;
  • influencers têm uma base de seguidores engajados, o que pode gerar ótimos resultados para a sua empresa, aumentando a sua exposição e o reconhecimento da sua marca. Uma parceria com um influenciador que atinja o seu público pode ser muito proveitosa;
  • anúncios pagos no TikTok podem ser bem interessantes para o seu negócio por conta da segmentação e da influência da rede. Há vários tipos de anúncios pagos na plataforma, como o Top View, por exemplo, que aparece para o usuário quando ele acessa o aplicativo pela primeira vez no dia;
  • originalidade e autenticidade são importantes para que você se diferencie da concorrência e faça com que o público se interesse pelo seu conteúdo. Você pode mostrar os bastidores do seu negócio, por exemplo, já que as pessoas gostam de ver o que acontece por trás das câmeras;
  • conteúdos no formato vertical são os mais recomendados, porque o TikTok normalmente é acessado pelo celular e assim o vídeo vai ficar em tela cheia;
  • legendas são recomendáveis, uma vez que nem sempre os usuários assistem vídeos com som, como no caso em que estejam em locais públicos e não queiram incomodar as pessoas em volta. Isso também é importante para aumentar a acessibilidade do seu vídeo para usuários com deficiência auditiva;
  • hashtags são importantes para categorizar os vídeos e aumentar o seu alcance. Usar as tags corretas e que estejam de acordo com as tendências do momento é um passo para ganhar mais visualizações;
  • usar trends e músicas com alta popularidade ajuda seus vídeos a serem vistos por mais pessoas, e as suas chances de viralizar são bem maiores;
  • consistência nas publicações é importante para ganhar seguidores e fazer com que o algoritmo entenda a importância da sua conta. Se você não consegue postar um vídeo novo por dia, publique três vezes por semana. Faça um planejamento para postar com frequência, nem que seja apenas semanal;
  • lives são importantes para interagir com seu público e também para deixar sua conta no topo do feed, já que o TikTok prioriza esse formato de conteúdo. Sempre que uma live é iniciada, a plataforma notifica os usuários, o que tende a atrair mais público.  

Enfim, o TikTok é uma plataforma que tende a converter muitas vendas, porque o público se sente atraído por conteúdos leves e divertidos. Mas é bom estudar bem o seu público-alvo e verificar em quais nichos você vai encontrá-lo na plataforma.

O Sebrae oferece gratuitamente apoio e consultoria para empreendedores que desejam usar o TikTok para alavancar seus negócios e conquistar clientes. Procure a agência do Sebrae de seu estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800!

Consulte também os artigos Parcerias pagas no TikTok custam caro? Como saber se valem a pena? e TikTok para pequenos negócios

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