As estratégias de SEO podem ajudar a melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de buscas, como o Google. É importante ter um bom posicionamento na internet porque os resultados que aparecem na primeira página do Google atraem quase 100% dos usuários.
Segundo análise da BackLinko, o primeiro colocado atrai 27% dos usuários e o segundo 15%. Abaixo do sétimo, apenas 4% ou menos dos sites recebem cliques.
SEO é o conjunto de práticas para melhorar o posicionamento orgânico de um site nos resultados dos mecanismos de buscas, como Google, Yahoo e Bing.
O objetivo é ajudar os motores de busca a entender sobre do que se trata determinada página para aumentar as chances dela ser encontrada nas pesquisas.
As páginas, ao serem facilmente encontradas pelos usuários, podem obter maiores níveis de tráfego a partir da busca orgânica. Ou seja, de forma gratuita, diferentemente da mídia paga.
Hoje, os motores de busca usam centenas de fatores diferentes para determinar rankings. Além disso, os algoritmos são constantemente atualizados para garantir que os usuários tenham sempre a melhor experiência possível.
Portanto, para ranquear no Google, o foco deve ser nas pessoas que estão buscando por determinado termo e não no algoritmo.
Quais são os fatores de rankeamento de SEO no Google?
Para classificar as páginas, o Google leva diversos fatores em consideração. Um dos mais importantes é a experiência do usuário. Ou seja, se o site atende às necessidades dos internautas, se é relevante, confiável e fácil de navegar.
Dentre os métodos de classificação, um dos principais é o Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (E-A-T).
Trata-se de um conjunto de diretrizes, introduzido pelo Google em 2019, com o objetivo de determinar qual página entregará o melhor resultado para cada busca e, assim, ajudar o usuário a resolver suas dúvidas e dores.
A sigla significa Expertise (especialização), Authoritativeness (autoridade) e Trustworthiness (confiabilidade). São três fatores utilizados para avaliar a qualidade de um website.
Caso o conteúdo atenda a esses três princípios, maior a probabilidade de ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa.
Vale a pena investir em SEO?
O investimento nesta estratégia pode ajudar a reduzir os custos de publicidade paga, aumentar a visibilidade da marca, gerar mais tráfego para o site e até levar ao aumento das vendas.
No entanto, vale ressaltar que SEO é uma estratégia de longo prazo e que oferece recompensas por um longo período também. Mas isso significa que pode levar meses para observar os primeiros resultados.
Além disso, para que a estratégia seja bem-sucedida, é preciso criar conteúdos de qualidade e que correspondam a intenção de busca, selecionar corretamente as palavras-chave e aprimorar constantemente a experiência do usuário.
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