Criadas para reunir pessoas em torno de um mesmo objetivo, as comunidades do WhatsApp chegaram ao Brasil recentemente, em janeiro de 2023. O recurso, já disponível em aparelhos IOS e Android, se apresenta como uma excelente ferramenta para os micro e pequenos negócios estreitarem o relacionamento com seus clientes.
Segundo a analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae Nacional, Janaina Camilo, o grande destaque desse novo recurso é a possibilidade de escalar o alcance das comunicações e colocar em prática o marketing de comunidade.
"Ter a possibilidade de agrupar diversos grupos na comunidade permite ao empreendedor ter uma comunicação mais próxima com seu público e aumentar a confiabilidade dos clientes na sua marca”, afirma Janaina Camilo. "Quem atua no segmento de Alimentação, por exemplo, pode criar uma comunidade com seus clientes e enviar o cardápio da semana, promoções, fotos atrativas e isso vai chegar a muitas pessoas."
Além das vendas
O novo recurso de comunidades permite configurar os grupos da comunidade de maneira individual, definindo que sejam passivos, aqueles em que só o administrador envia as mensagens, ou participativos, onde o público pode interagir.
“É um recurso de muitas possibilidades. Se o negócio ainda não tem grupos com clientes, mas possui uma base de contatos, as comunidades podem ser criadas. Se o interesse for de marketing pode criar uma comunidade com objetivo de divulgar promoções, sem interação dos clientes. Se desejar debater determinado assunto junto ao seu time de colaboradores, pode criar uma comunidade em que todos os membros se comunicam”, exemplifica.
Janaina chama atenção para o cuidado com os dados dos clientes. De acordo com ela, as pessoas só podem ser acionadas e incluídas em grupos e comunidades se passaram o contato para o empreendimento por meio verbal, por escrito ou em plataformas online. “Hoje temos a Lei Geral de Proteção de Dados que versa sobre a segurança e a privacidade dos clientes e dos negócios”, alerta.
Como criar uma comunidade para o seu negócio
1 – Com celular aberto no WhatsApp, clique em comunidades, ícone com design de três pessoas, em seguida clique em começar, escolha um nome e uma descrição para a comunidade. Seja objetivo, use o nome do seu negócio e fale o objetivo na descrição (promoções, ofertas, feedbacks, gestão administrativa...)
2- Escolha uma foto ilustrativa, pode ser uma logomarca ou imagem que ilustre o negócio. Essa parte é opcional. Avance.
3- Crie grupos com os contatos já salvos no celular ou adicione grupos já existente. Esses grupos estarão vinculados à comunidade criada.
4 - Pronto sua comunidade está pronta para uso. Dedique um tempo para produzir conteúdo para a ferramenta. Bons negócios!
Mais números
- 84% dos negócios que vendem online usam o WhatsApp como canal de venda (Fonte: Pesquisa Sebrae).
- 5 mil pessoas podem receber a mesma mensagem com um clique (Fonte: META).
- Cada comunidade pode ter 50 grupos.
- Cada grupo pode ter 1024 pessoas.
- Compartilhamento de arquivos de até 2GB por comunidade.
- Chamadas de vídeo com até 32 participantes.
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