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Moda Inovação

Marcas usam tecnologia para rastrear estoque e criar linhas de negócio

Com etiquetas inteligentes as empresas são capazes de entender o ciclo de vida dos produtos de forma mais completa.

· 27/01/2023 · Atualizado em 27/01/2023
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Uma etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID) torna possível, tanto para a loja quanto para os clientes, rastrear o estoque e, inclusive, verificar as opções de tamanho, em tempo real.

Outra tecnologia que pode ser usada para etiquetar roupas, às vezes na forma de um QR code, chamada de comunicação por campo de proximidade (NFC), permite que os usuários escaneiem o código para ter acesso a mais informações sobre o produto e para entrar em contato com o vendedor ou com a marca.

As etiquetas com tecnologia RFID e NFC podem ser lidas remotamente, assim as empresas são capazes de monitorar melhor o estoque e entender o ciclo de vida de seus produtos de forma mais completa.

Algumas versões destas etiquetas podem registrar e transmitir informações para empresas de revenda ou reciclagem, como a idade do produto e onde ele foi vendido anteriormente. A NFC, por sua vez, também é bastante útil para os clientes: basta escanear a etiqueta para ter acesso a diversas informações sobre o produto como dicas de estilos, recomendações de outros itens que combinam com ele ou a opção de comprar o item novamente.

Apesar de a RFID e a NFC não serem tecnologias novas, um número cada vez maior de marcas de moda passou a adotá-las como forma de gerenciar melhor sua cadeia de fornecimento, acompanhar o estoque ou iniciar programas de revenda ou de aluguel.  

 

Fonte: https://fastcompanybrasil.com/co-design/etiquetas-conectadas-uma-forma-de-tornar-a-moda-mais-sustentavel/


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