Não são só as metrópoles ou as grandes cidades que têm se beneficiado e investido em projetos relacionados às áreas criativas para estimular o desenvolvimento econômico sustentável.
Uma pequena cidade do interior da Paraíba, Cabedelo, com população aproximada de 69 mil habitantes, tem investido na promoção e capacitação de empreendedores criativos, na consolidação de políticas públicas voltadas à promover a economia criativa e na implementação de um espaço para trocas criativas entre os empreendedores fomentando assim o intercâmbio e a colaboração entre os eles.
A iniciativa além de bastante oportuna e atual, deve servir de modelo a muitos outros municípios de pequeno porte do Brasil, pois é uma forma de transformar a matriz econômica dos municípios por meio dos ativos relacionados a seus patrimônio material e imaterial, encontrados na identidade local, na cultura, nas celebrações, na fauna, na flora, na arquitetura, no artesanato, na religiosidade, entre outros.
Em mapas holandeses do século XVII, a cidade de Cabedelo era representada como sendo uma ilha pelo fato de ser banhada pelos rios Jaguaribe e Mandacaru. No século XXI, Cabedelo se apresenta como uma ilha criativa no Estado da Paraíba.
O projeto denominado Cabedelo + Criativa teve apoio do Sebrae que atuou junto ao município auxiliando com consultorias na construção e execução das etapas previstas no Plano.
Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra aqui.
Aproveite e comece a seguir o canal do telegram
Sebrae Economia Criativa. Um universo à parte para descobrir tudo o que está rolando sobre EC.