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Inovação

Supermercado inova no atendimento ao colocar fila de caixa lento

Conhecer as necessidades do cliente, focando em sua experiência é o caminho para buscar inovações no modelo de negócio

· 14/02/2023 · Atualizado em 14/02/2023
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Inovação de processos

Uma rede de supermercado holandesa, Jumbo, inovou em seu atendimento criando uma fila exclusiva para caixa lento.

Por mais que pareça contrariar as necessidades de praticidade, agilidade e conveniência do mundo atual, a estratégia de adotar um caixa lento trata-se de uma opção para pessoas que priorizam fazer daquele momento de compra, também um momento de interação social com os funcionários e pessoas que ali circulam. Assim, o supermercado assume esse caixa como um aliado do combate à solidão.

A estratégia tem sido um sucesso para a rede, que decidiu então aplicá-la em suas 200 filiais. Isso mostra a importância de estudar e conhecer as necessidades do cliente, focando em sua experiência ao buscar inovações no modelo de negócio.

À primeira vista, um caixa lento, pode parecer indesejável ao cliente, mas ao analisar seu público, a empresa percebeu que para uma parte relevante dele, seria agradável a experiência de comprar sem pressa, batendo um bom papo.

Conhecer as reais necessidades dos clientes é essencial para propor soluções inovadoras e melhorias que possam aumentar sua satisfação.

Leia mais em: Por que esse supermercado aposta em caixa lento para elevar a experiência do cliente?

 

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