this is an h1

this is an h2

Wed May 03 22:48:57 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Cuidado com as métricas de vaidade no e-commerce

Você sabe o que é a métrica de vaidade? Saiba como ela funciona no e-commerce.

· Atualizado em 03/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como o próprio nome diz, uma métrica de vaidade tem relação direta com o que pode inflar o ego, fazer sentir orgulho, mas, é preciso ter muito cuidado porque nem sempre elas representam a realidade do seu e-commerce.

As métricas são indicadores que trazem dados, números concretos, informações precisas com as quais o empreendedor pode contar para analisar o funcionamento do seu e-commerce, como, por exemplo, o número de visitantes, taxa de conversão e taxa de abandono de carrinho.

As métricas de vaidade são aquelas que são facilmente obtidas nas redes sociais, como, por exemplo, número de seguidores da mídia social, número de visualizações de um vídeo promocional, número de curtidas, reações em postagens, número de inscritos na lista de e-mail, entre outros, que, na verdade, não significam, necessariamente, vendas.

É importante entender que as métricas de vaidade não refletem com precisão os principais motivadores de uma organização, tais como usuários ativos, engajamento, o custo de aquisição de novos clientes, entre outros. Outro aspecto a considerar é que as métricas de vaidade nas mídias sociais fornecem poucos insights sobre como um produto ou iniciativa se relaciona com outros objetivos de negócios.

As métricas de vaidade são fáceis de serem obtidas, porém, não ajudam você na definição de estratégias e ações ou na tomada de decisões, ou seja, elas não acrescentam nada de significativo ao seu negócio. Por isso, basear-se nos números que elas trazem podem representar uma ilusão e levar a decisões erradas, o que é um perigo para a sua empresa.

Lembre-se de que o que importa, de fato, são as conversões de campanha ou ao longo do funil, CAC, apenas para citar algumas que vão trazer os indicadores reais do seu e-commerce.

Acompanhe a série Métricas no e-commerce e faça também os nossos cursos Marketing digital: planejar para vender pela internet e Estratégias de vendas para comércio eletrônico

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?