this is an h1

this is an h2

Wed Jul 26 17:36:27 BRT 2023
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Descubra os pilares do varejo sem atrito

Entenda os pilares que sustentam a experiência de compra sem atrito no varejo

· Atualizado em 26/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O varejo sem atritos é uma estratégia fundamental para proporcionar boas experiências de compras e consiste em eliminar obstáculos que dificultem a jornada de compra do consumidor em qualquer etapa em que ele esteja, desde a sua chegada à loja até a conclusão da compra - tanto no ambiente físico como on-line.

Entre os atritos que atrapalham o cliente na sua jornada, podemos destacar as filas em uma loja, as poucas opções de pagamento, os atrasos em uma entrega, a entrega de um produto com defeito ou mesmo o mau atendimento de vendedores e outros colaboradores que não sabem responder às dúvidas dos clientes.

Mas, como resolver esses entraves a uma boa venda? O varejo sem atritos baseia-se em alguns pilares importantes, como:

  • personalização: tratar o cliente pelo nome, conhecer o histórico de compras dele para saber o que sugerir são estratégias importantes. Para isso, é essencial dispor de dados e usar indicadores adequados para cada cliente;
  • atendimento com inteligência artificial: chatbots, por exemplo, são cada vez mais comuns. Eles reduzem o tempo de espera por uma resposta, estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Para as empresas, representam menos tempo e menos custo, além de proporcionar um bom atendimento ao consumidor;
  • navegação mobile: site responsivo, boa velocidade de carregamento e que podem ser acessados em smartphones são fatores essenciais para ajudar na experiência de compra, cada vez mais feita em aparelhos móveis.
  • branded content: a marca precisa estar próxima do público, sendo transparente e acessível. Veja algumas possibilidades de implantar esse conceito na empresa: aplicativos de compras; canais de feedback; e-mail marketing e redes sociais; linguagem simples; entrega que surpreende e encanta; experiência de compra facilitada; produção de conteúdos relevantes; layout e navegação descomplicados no site; recursos de realidade aumentada - muitas dessas estratégias também valem para o ambiente físico;
  • segurança dos dados: é preciso estar atento à lei de proteção de dados e garantir que o cliente se sinta seguro ao navegar pelo site. Invista em sistemas antifraude.

Acompanhe nos outros artigos da série Varejo sem atrito (O que é e qual é a importância do varejo sem atrito?; Quais são os benefícios do varejo sem atrito?; Descubra os pilares do varejo sem atrito?; Venda mais com self-checkout) mais informações sobre essa importante estratégia no varejo. Aproveite e faça a sua inscrição para os cursos Comunicação e relacionamento com seus clientes e Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?