this is an h1

this is an h2

Sat May 13 21:41:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Importância do marketing digital nas redes sociais da pequena empresa

Compreender como aplicar as estratégias de marketing digital nas redes sociais, atualmente, é imprescindível para o pequeno e médio empreendedor.

· 24/03/2023 · Atualizado em 13/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você sabe o que está fazendo quando acessa o Instagram da sua empresa? Tem uma estratégia elaborada sobre marketing digital? O assunto chama atenção, afinal o marketing digital alavanca e muito as vendas.  

O Sebrae RJ conversou com Têca Falcão, responsável pelas mídias sociais da cantora Juliette, durante o programa Big Brother Brasil. Têca é publicitária há mais de 15 anos e social media há uma década. 

Para Têca, todo empreendedor deve pensar nas suas redes sociais, da forma como ele conseguir. Algumas pessoas já entendem a importância do marketing digital. Mas, ainda há aqueles que não compreenderam.

Atualmente, se você entra no YouTube ou nas redes sociais, tem muita informação e muita gente ajudando a trabalhar a imagem das empresas.

Assim, o empreendedor deve escolher as redes sociais que ele quer trabalhar e fazer um planejamento. Ele deve focar nas estratégias de marketing digital e produzir o melhor conteúdo para o seu público. 

Não adianta você, empreendedor, conversar com todos os usuários da rede se o seu público é reduzido. Por exemplo, formado por pessoas que gostam da área de cosméticos. Então, não adianta ele falar sobre futebol. É preciso focar, planejar e, principalmente, ouvir a audiência. 

Mas como saber em qual rede social investir e como se posicionar dentro delas? Segundo Têca, o empreendedor precisa fazer o básico. Se ele possui uma empresa menor, por exemplo, pode chamar o cliente e pedir que ele responda um questionário com poucas perguntas: você tem Instagram, TikTok, Facebook? Anote e vá formando o seu planejamento. 

O empreendedor já pode começar a seguir a pessoa nessas redes sociais e começar a conversar com a comunidade dele. Assim, você saberá onde o seu cliente está. 

Também é possível usar as ferramentas. O Instagram, por exemplo, tem diversos recursos para você conversar com o seu potencial cliente. Se as pessoas gostam de consumir stories, reels ou lives, utilize e converse com o público. 

Não é preciso ter uma grande estratégia ou ter uma empresa por trás do seu marketing digital. Existem formas simples, como perguntar para a audiência quais são os seus interesses e dores. Assim, você pode entregar o melhor conteúdo.

Mas, mesmo o básico pode ser trabalhoso. O que muitos empreendedores acabam sentindo é o peso das atividades diárias. Eles precisam fazer a parte financeira, as vendas, o atendimento, controlar o estoque, enfim, diferentes atividades.

O marketing digital pode ser mais uma tarefa que sobrecarrega sua rotina. Nesse sentido, qual o momento de pedir ajuda ou contratar um especialista?

A partir do momento que ele não consegue mais, que não dá mais conta é que ninguém na empresa pode ajudá-lo, essa é a hora de buscar um especialista ou empresa. Porque o marketing digital, hoje em dia, é fundamental e não pode ser deixado de lado.

Outra alternativa é estudar, ler conteúdos sobre marketing digital e se capacitar. Se o empreendedor, por exemplo, vende sapatos, ele pode entender muito sobre o seu ramo, mas também precisa saber como vai vender seu produto nas redes sociais. Como ele vai conseguir mais clientes e se tornar uma marca conhecida? 

É fundamental estudar e aprender como fazer, até mesmo se você for contratar uma empresa. Porque, para acompanhar o trabalho e ver se os resultados estão sendo alcançados, é preciso entender o básico do marketing digital. O mínimo, nesse caso, é ter noção das redes sociais. 

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae-RJ: Bate Papo Sebrae com Têca Falcão

Aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?