this is an h1

this is an h2

Tue May 09 01:42:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital para dentistas

Investir nos meios digitais é uma forma de marketing acessível e válida para dentistas.

· Atualizado em 09/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Investir em marketing digital é crucial para qualquer dentista ou clínica odontológica que queira se destacar no mercado atual. O tradicional boca a boca dos pacientes e entre colegas, há tempos, migrou para as redes sociais. Com a crescente presença de consumidores na internet, é fundamental que esses profissionais estejam presentes e ativos nos meios digitais para conquistar novos pacientes e fidelizar os já existentes. 

Dados mostram que 94,4% dos internautas brasileiros procuram informações de saúde na internet. Dentistas e outros profissionais relatam a procura por novos pacientes que vêm graças às pesquisas no Google. 

A divulgação de serviços de saúde, entretanto, diferencia-se do varejo e não pode, sequer remotamente, seguir nos mesmos moldes dos anúncios de produtos descartáveis ou serviços comuns. Por essa razão, a publicidade na internet para dentistas é regulamentada. O Código de Ética Odontológica tem um capítulo sobre marketing para dentistas, o XVI, “Do anúncio, da propaganda e da publicidade”. A Resolução CFO-118/2012 estabelece as diretrizes para a publicidade de profissionais da área da odontologia nas redes sociais e em outros meios digitais. 

Seguindo as regulamentações, o marketing digital oferece diversas vantagens para os dentistas e clínicas odontológicas, como o baixo custo de investimento em relação aos meios tradicionais de publicidade, a segmentação precisa do público-alvo, a possibilidade de mensurar resultados e a construção de uma reputação positiva on-line. 

Vantagens  

Existem diversos ganhos para dentistas ao investir em marketing digital: 

  • Aumento da visibilidade;
  • Segmentação precisa do público-alvo; 
  • Atração de novos clientes; 
  • Fidelização dos pacientes atuais; 
  • Criação de autoridade profissional; 
  • Divulgação de tratamentos e serviços; 
  • Baixo custo de investimento;  
  • Possibilidade de mensurar resultados;  
  • Construção de uma reputação positiva on-line.. 

Para escolher o canal ideal para se posicionar, é necessário entender bem o perfil do público-alvo e quais canais ele está utilizando. O LinkedIn, por ser uma rede voltada à atuação profissional, deve receber atenção prioritária. O Instagram também é altamente impactante e, sobretudo, o TikTok tem se destacado como um canal de grande potencial para os profissionais da saúde. 

Dicas de marketing digital para dentistas 

  • Conheça e use o Google Meu Negócio: permite encontrar profissionais e clínicas odontológicas nos resultados de busca do Google e Google Maps. É importante incluir na descrição informações como endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos e imagens do consultório;
  • Peça aos clientes que avaliem o serviço, com fotos de antes e depois e as devidas hashtags; 
  • Estude ou pense em contratar profissional especialista em redes sociais; 
  • Entenda a jornada de compra: as pessoas que buscam serviços na internet seguem um determinado caminho, no qual o profissional deve se fazer presente; 
  • A maioria das pessoas que usa a internet para encontrar serviços passam por algumas fases até encontrar o profissional desejado. Diante disso, é preciso entender quem é a sua persona e o comportamento do público ao longo de todo o processo para conquistá-lo no final;
  • Otimize o seu site com técnicas de SEO; mantenha-o sempre atualizado para garantir o rankeamento no Google;
  • Use o Google Ads;
  • Respeite o código de ética da profissão. 

O dentista, como qualquer profissional que procura o sucesso, deve formular um plano de negócios bem estruturado, que leve em consideração as necessidades da clínica e os objetivos a serem alcançados. É preciso ter um planejamento estratégico para garantir o sucesso das ações de marketing e a obtenção de resultados consistentes. 

Ao lado do investimento tradicional em estrutura física, equipe qualificada e atendimento excelente, o marketing digital pode ajudar a fidelizar pacientes e conquistar o sucesso profissional 

Saiba Mais: 

Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio 

Marketing digital para sua empresa· 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?