Investir nos meios digitais é uma forma de marketing acessível e válida para dentistas.

Investir em marketing digital é crucial para qualquer dentista ou clínica odontológica que queira se destacar no mercado atual. O tradicional boca a boca dos pacientes e entre colegas, há tempos, migrou para as redes sociais. Com a crescente presença de consumidores na internet, é fundamental que esses profissionais estejam presentes e ativos nos meios digitais para conquistar novos pacientes e fidelizar os já existentes.
Dados mostram que 94,4% dos internautas brasileiros procuram informações de saúde na internet. Dentistas e outros profissionais relatam a procura por novos pacientes que vêm graças às pesquisas no Google.
A divulgação de serviços de saúde, entretanto, diferencia-se do varejo e não pode, sequer remotamente, seguir nos mesmos moldes dos anúncios de produtos descartáveis ou serviços comuns. Por essa razão, a publicidade na internet para dentistas é regulamentada. O Código de Ética Odontológica tem um capítulo sobre marketing para dentistas, o XVI, “Do anúncio, da propaganda e da publicidade”. A Resolução CFO-118/2012 estabelece as diretrizes para a publicidade de profissionais da área da odontologia nas redes sociais e em outros meios digitais.
Seguindo as regulamentações, o marketing digital oferece diversas vantagens para os dentistas e clínicas odontológicas, como o baixo custo de investimento em relação aos meios tradicionais de publicidade, a segmentação precisa do público-alvo, a possibilidade de mensurar resultados e a construção de uma reputação positiva on-line.
Vantagens
Existem diversos ganhos para dentistas ao investir em marketing digital:
- Aumento da visibilidade;
- Segmentação precisa do público-alvo;
- Atração de novos clientes;
- Fidelização dos pacientes atuais;
- Criação de autoridade profissional;
- Divulgação de tratamentos e serviços;
- Baixo custo de investimento;
- Possibilidade de mensurar resultados;
- Construção de uma reputação positiva on-line..
Para escolher o canal ideal para se posicionar, é necessário entender bem o perfil do público-alvo e quais canais ele está utilizando. O LinkedIn, por ser uma rede voltada à atuação profissional, deve receber atenção prioritária. O Instagram também é altamente impactante e, sobretudo, o TikTok tem se destacado como um canal de grande potencial para os profissionais da saúde.
Dicas de marketing digital para dentistas
- Conheça e use o Google Meu Negócio: permite encontrar profissionais e clínicas odontológicas nos resultados de busca do Google e Google Maps. É importante incluir na descrição informações como endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos e imagens do consultório;
- Peça aos clientes que avaliem o serviço, com fotos de antes e depois e as devidas hashtags;
- Estude ou pense em contratar profissional especialista em redes sociais;
- Entenda a jornada de compra: as pessoas que buscam serviços na internet seguem um determinado caminho, no qual o profissional deve se fazer presente;
- A maioria das pessoas que usa a internet para encontrar serviços passam por algumas fases até encontrar o profissional desejado. Diante disso, é preciso entender quem é a sua persona e o comportamento do público ao longo de todo o processo para conquistá-lo no final;
- Otimize o seu site com técnicas de SEO; mantenha-o sempre atualizado para garantir o rankeamento no Google;
- Use o Google Ads;
- Respeite o código de ética da profissão.
O dentista, como qualquer profissional que procura o sucesso, deve formular um plano de negócios bem estruturado, que leve em consideração as necessidades da clínica e os objetivos a serem alcançados. É preciso ter um planejamento estratégico para garantir o sucesso das ações de marketing e a obtenção de resultados consistentes.
Ao lado do investimento tradicional em estrutura física, equipe qualificada e atendimento excelente, o marketing digital pode ajudar a fidelizar pacientes e conquistar o sucesso profissional
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