this is an h1

this is an h2

Mon May 08 02:02:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Marketing digital para psicólogos

Saiba o que fazer no marketing digital para atrair mais público para o seu perfil.

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O mercado da psicologia também está mudando e se rendendo ao ambiente digital. Muitos atendimentos têm migrado para o ambiente on-line, sobretudo após a pandemia. No Brasil, segundo dados da empresa Vittude, 86% das pessoas sofrem de algum transtorno mental (estresse, ansiedade e depressão), necessitando de auxílio profissional.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é o órgão que regulamenta a profissão de psicólogo e, na última pesquisa realizada pela entidade, ficou constatado que o Brasil soma 320.541 profissionais registrados. Também é o CFP que regulamenta a publicidade para psicólogos. Nas redes sociais, a regulamentação se faz pela  Nota Técnica CFP 1/2022.

É importante entender que assim como há algumas proibições, também existem obrigações, como usar o número de inscrição junto ao CRP em qualquer material publicitário. Os sites de serviços psicológicos, por sua vez, precisam ter também o selo de credenciamento do Conselho.

Não se pode ignorar que a prestação de serviços de psicologia também é um negócio e precisa de estratégias como o marketing para desenvolver-se. Mas, como o público-alvo é constituído por pessoas que estão vulneráveis emocionalmente, é preciso um cuidado especial para promover o marketing para ele. Ética e empatia são essenciais, e o conteúdo deve estar voltado principalmente para promover conhecimento sobre o papel e os benefícios da psicologia, dos tratamentos e das especialidades da área, assim como do trabalho desenvolvido por um psicólogo.

Vantagens

Investir no marketing digital pode ser um diferencial importante para um psicólogo posicionar-se no mercado e trazer vantagens como baixo custo, mais público e audiência, fidelizar os pacientes que já conhecem e confiam no seu trabalho, criar autoridade, fortalecer a marca (sim! o psicólogo pode fazer o branding pessoal), educar o público-alvo, aumentar o networking, promover a saúde mental, entre outras.

Como escolher o canal

Você deve estar se perguntando sobre quais são os canais mais indicados para fazer o marketing digital de um psicólogo. Como em qualquer empresa, é preciso saber onde o seu público-alvo está, assim, o primeiro passo é definir a persona (cliente ideal) do seu negócio, sabendo, por exemplo, que no TikTok está um público mais jovem, enquanto no Linkedin, por exemplo, a presença maior é de empresários. Então, defina quais são os canais que pretende utilizar para alcançar o seu público.

Algumas estratégias e ações podem incluir anúncios no Google, site, blog com conteúdo educativo, Google Meu Negócio, redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok, YouTube, entre outras), e-mail marketing, e-books, para citar algumas.

Dicas de marketing para psicólogos

Veja a seguir as nossas dicas para produção de marketing digital para psicólogos: 

  • Criação de conteúdo: defina temas a serem abordados tendo em mente a persona do seu negócio. Planeje artigos, posts, materiais para e-books, podcasts, apresentações de slides, vídeos, webinars e infográficos;
  • SEO local: use esse recurso para ser encontrado nos mecanismos de busca, levando em consideração a geolocalização (Google Maps, por exemplo);
  • Definição de tom de voz: o público-alvo precisa reconhecer a sua voz nos canais em que você estiver presente, uma excelente maneira de criar autoridade. O tom de voz deve ser adequado ao seu público-alvo a fim de criar conexão;
  • E-mail marketing: é uma ferramenta que permite a aproximação com o público-alvo, além de possibilitar a personalização;
  • Anúncios;
  • Canal no YouTube: conteúdos em vídeo têm uma boa aceitação e são excelentes para manter um bom contato com o público. Utilize o espaço para abordar temas relevantes para o seu público, realizar entrevistas ou bate-papos com outros profissionais. O bom desse formato é que ele permite a interação e o feedback do público.

Então, aproveite o crescimento das buscas por temas como "saúde mental" e tire a sua ideia do papel. Procure o Sebrae para saber mais sobre as oportunidades para os psicólogos.

Saiba mais:

Como curso gratuito de marketing digital faz diferença no seu negócio

Dicas práticas de marketing digital

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?