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Mon May 15 23:07:59 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
MEI VENDA MAIS: o que o seu cliente procura?

O MEI deve compreender as particularidades do seu negócio e saber identificar o que o seu cliente busca na sua marca.

· Atualizado em 15/05/2023
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Vender é uma arte. Sabemos que muitos microempreendedores individuais (MEIs), além de coordenar e gerir suas operações, precisam ficar à frente do balcão, atendendo e encantando o público e seus clientes. Para enfrentar esse desafio, apresentaremos uma série de dicas de estratégias comerciais voltadas para os pequenos negócios, a fim de trazer mais e melhores vendas. Acompanhe hoje o primeiro artigo da série MEI VENDA MAIS, a qual abordará os temas: O que o seu cliente procura?; Bom atendimento não é diferencial; Divulgação do negócio com pouco investimento; Jornada de vendas; O poder do e-commerce; Pós-vendas, a magia acontece.

Você sabe responder quais são os impactos da revolução da comunicação para o MEI? Hoje, quase a totalidade das pessoas que empreendem escutam que o marketing chega a ser um fator decisivo no sucesso e na permanência de um negócio. Investir em marketing, portanto, é investir no futuro da comunicação e dos negócios.

Em razão da concorrência cada vez mais acirrada, boas técnicas de marketing podem auxiliar o empresário a posicionar a marca, analisar o mercado e concorrentes e trazer clareza para o empreendedor sobre os caminhos a serem adotados em sua jornada empreendedora.

Não é apenas sobre o seu produto

Quando pensamos em criar soluções para melhorar a vida das pessoas, tiramos a nossa ótica do prisma dos produtos, das suas funcionalidades ou da qualidade que têm – esse é o discurso mais presente nos outdoors e anúncios que não geram empatia nenhuma, nem diferencial.

Quando mergulhamos na jornada do nosso público e entendemos a forma como as pessoas colocam esses produtos em seu cotidiano, aí, sim, estamos elevando a nossa solução para a entrega de soluções que as pessoas de fato amem e valorizem.

Cada negócio com suas particularidades

Os pequenos negócios buscam seu espaço no mercado para evoluir. Bons modelos de negócio também são suscetíveis ao fracasso se não conseguirem ganhar “tração”, fazer a roda engrenar. Ter um bom negócio na mão também necessita de esforços que vão além da qualidade e entrega dos seus produtos e serviços, mas de fazê-los chegar até o grande público.

Mesmo não dispondo de grandes aportes financeiros para isso, pequenas empresas apostam na criatividade e no conhecimento do seu público para fazer campanhas divertidas, leves e que façam sentido para potenciais novos compradores.

Assim, por mais que tenhamos outras empresas trabalhando em um mesmo ramo de atuação e com as mesmas características de produto, fatores como região geográfica, funil de vendas e presença digital podem diferenciar a sua entrega dos demais concorrentes.

Afinal, o que eles tanto procuram?

  • Comprometimento: só entregue o que pode prometer.
  • Empatia: saiba se relacionar com potenciais clientes, público, fãs da marca e aqueles que já compraram de você.
  • Presença: sua marca necessita fazer parte do cotidiano das pessoas, quem não é visto não é lembrado.
  • Afinidade: clientes assíduos partilham das mesmas opiniões e gostos das marcas que escolhem para fazer parte da vida delas. 
  • Interação: os consumidores querem participar das decisões e se sentir parte das empresas, por isso o feedback é essencial, bem como pensar em processos de cocriação de soluções.

Capacite-se!

Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. No curso Como vender mais e melhor, você compreenderá os aspectos que influenciam suas vendas, além de entender o papel do desenvolvimento e da motivação no desempenho da equipe de vendas. Saberá, ainda, como implementar ações que conquistem os clientes. Vamos começar?

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