this is an h1

this is an h2

Wed Jun 12 11:14:50 BRT 2024
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Jornada MEI: As competências básicas de um empreendedor de sucesso

Resultados não acontecem por acaso. Saiba como elaborar um plano de desenvolvimento individual das competências necessárias ao sucesso pessoal e profissional.

Foto do autor

Jornada MEI

· 10/06/2024 · Atualizado em 12/06/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Certamente, você já ouviu por aí que competência é a qualidade de quem é competente, ou seja, que tem capacidade para resolver determinado problema ou situação. A palavra faz parte do senso comum e pode-se acrescentar a ela o conceito acadêmico, que considera competência uma soma de conhecimento, habilidade e atitude (C+H+A).

É importante, para compreender o conceito, observar que as competências se subdividem em:

  • técnicas, em que conhecimento (C) é igual a saber e habilidade (H) é igual a saber fazer;
  • comportamental, em que atitude é igual a querer fazer.

A competência, portanto, está relacionada às iniciativas, responsabilidades, bem como ao enfrentamento e à resolução de problemas, o que se reflete nos resultados das pessoas e dos profissionais. O conhecimento é um capital valioso para as organizações, mas de nada adianta se quem o tiver não desenvolver as habilidades, ou seja, colocar a teoria em prática, assim como fazer algo sem o conhecimento também pode resultar em resultados desastrosos. Conhecer e saber fazer também não têm valor se não houver disposição para querer fazer, ou seja, se não houver atitude.

Como o empreendedor pode desenvolver as suas habilidades

Ser empreendedor exige atualização e aprendizado constantes, por isso capacitação e parceria são essenciais nessa caminhada. Algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver as suas habilidades revelam que:

  • A prática/vivência como empreendedor é a forma mais consistente de desenvolver competências.
  • Ter um mentor orientando a sua prática, ou seja, uma pessoa mais experiente que orienta e dá feedback é fundamental para o seu amadurecimento.
  • Executar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, aliado à aprendizagem empreendedora como um projeto contínuo, proporciona a tomada de decisões mais acertadas. Nesse aspecto, o Sebrae é um parceiro fundamental que oferece ferramentas de capacitação e consultoria, além de conteúdo voltado ao universo empreendedor.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre competências empreendedoras, é o momento de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Veja nossas dicas para desenvolver algumas delas:

  • Criatividade: faça uma atividade lúdica, como pintura, teatro, entre outras;
  • Inovação: participe de oficinas e maratonas que proponham soluções para problemas específicos;
  • Capacidade de superar desafios: participe de dinâmicas que proponham a resolução de problemas por meio de metodologias ativas e colaborativas;
  • Persuasão e rede de contatos: aumente seu networking participando de eventos e feiras e investindo nas redes sociais; enfim, busque formas de fazer novos contatos;
  • Busca de conhecimento e informação: é fundamental a participação em oficinas, cursos, palestras, congressos, workshops, aquisição de livros, entre outras formas de contato com o saber;
  • Persistência: participar de gincanas e jogos que estimulem a disciplina, organização e estratégia é uma boa forma de trabalhar a persistência.

Saiba mais

Como agir de maneira empreendedora


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?