this is an h1

this is an h2

Mon Jun 10 15:03:00 BRT 2024
Leis | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Jornada MEI: Como emitir o boleto do MEI em cinco passos

Descubra como emitir o boleto do MEI(DAS-MEI) em cinco passos e outras formas possíveis para emitir

· 07/06/2024 · Atualizado em 10/06/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é o boleto do MEI que deve ser pago todo mês. Essas contribuições são destinadas à Previdência Social e ao ICMS ou ISS. 

O pagamento do boleto do MEI, DAS, pode ser realizado via débito automático, pagamento online ou com a impressão do boleto. Além disso, o pagamento também pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

O prazo de pagamento do boleto do MEI é o dia 20 de cada mês.

O boleto do MEI não chega pelos correios. Você deve efetuar o pagamento pelo Débito Automático, Pagamento Online e imprimindo o boleto através do nosso Portal ou site Gov.br.

FAVORITAR
Botão favoritar

Como emitir o boleto do MEI em 5 passos?

Existem algumas formas fáceis de você fazer a impressão do seu boleto do MEI. São elas: 

  • Impressão em nosso Portal, em cinco passos, e fazendo seu cadastro.
  • Geração do boleto no site da receita federal.

Para imprimir o boleto em nosso Portal são cinco passos, esse que você está utilizando agora, basta:

1 - Clicar em “Entrar” na parte superior e fazer seu cadastro no botão “Cadastre-se” ou, caso já tenha cadastro, acessar o seu perfil aqui em nosso Portal.

2 - Clique novamente na parte superior direita e depois clique em “Meu mural”.

3 - No seu mural, abaixe o mouse e veja a parte que aparece “Pague sua contribuição”, com seu CNPJ e o ano do seu negócio, clique em “Emitir boleto DAS”. Se não tiver o CNPJ ou você quiser outro ano, é preciso editar e cadastrar seu negócio.

4 - Na sua tela vão aparecer os boletos do MEI que devem ser pagos e a situação, se estão atrasados ou ainda vão vencer. É só marcar no quadro, ao lado do mês, o boleto que você quer pagar e depois clicar em “Emitir boleto”.

5 - Por fim, é possível clicar em “Baixar todos” e ter um arquivo PDF de todos os boletos, ou clicar em “Copiar código” e copiar o código de barras de cada um deles. Copiando o código é possível colar o código no seu aplicativo do banco e já pagar o boleto ali. Prontinho! Seus boletos ficaram em dia em 5 passos.

Lembrando que, na imagem, alguns boletos estão em atraso. Por isso, o valor da contribuição ficou diferente. Para saber os custos do MEI, você pode acessar o artigo “Passo a passo para formalização”.

FAVORITAR
Botão favoritar

Outras formas de emitir o boleto do MEI

Como citamos acima, é possível emitir o boleto do MEI pelo site da receita federal. Elaboramos essa cartilha, com o passo a passo, para ajudar a realizar esse processo de geração de boleto no site da Receita Federal.

Realize o login no site que o download inicia automaticamente.

FAVORITAR
Botão favoritar

Como gerar um boleto só para todas as guias atrasadas?

Além disso, para aqueles que possuem boletos atrasados, elaboramos uma cartilha que ensina, passo a passo, a gerar um boleto único para pagamento de todas as guias de uma vez só.

Você pode fazer o download dela abaixo, basta realizar o login no site que ele inicia automaticamente.

FAVORITAR
Botão favoritar

Coloque seu boleto do MEI em débito automático

O Débito Automático é uma funcionalidade desenvolvida no Portal do Simples Nacional que permite ao Microempreendedor Individual - MEI optar por pagar seu DAS - MEI, mensalmente, de forma automática, debitando os valores em sua conta corrente Pessoa Física ou Jurídica. 

FAVORITAR
Botão favoritar

Dúvidas

Ficou com alguma dúvida ou precisa de auxílio, escolha abaixo nossas opções de atendimento virtual e solicite seu atendimento. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?