O mercado de maquiagem apresenta tendência crescente e é alavancado por novas tendências e tecnologias inovadoras

O mercado de maquiagem já começou o ano de 2022 com crescimento de 10%. De acordo com os dados da NPD Group, a categoria de maquiagem teve uma performance acima das demais categorias de produtos cosméticos e mais de ganhou 3 pontos percentuais de participação, neste primeiro semestre de 2022.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que no primeiro semestre de 2022 a categoria de maquiagem teve um crescimento de 20%.
As marcas de beleza assinadas por celebridades sempre atraíram consumidoras de todo o mundo. As marcas e produtos derivados de influenciadores e celebridades ganharam muita importância para o setor de maquiagem nas redes sociais como Instagram e TikTok, onde as influenciadoras fazem sucesso e ganham cada vez mais seguidores com suas postagens. De acordo com dados da pesquisa “Marcas de Celebridade”, realizada em outubro/2022 pela NPD Group, empresa de inteligência de mercado, entre 2019 e 2022 as marcas de celebridades no segmento de maquiagem tiveram uma grande evolução, saltando de 55,2% em 2019 para 79,3%, em 2022. Em 2019, dentro dos produtos de celebridades de maquiagem e tratamento, as que não nasceram no on-line representavam apenas 4.3%, mas esse número subiu para 18.7% em 2022. O crescimento é resultado das vendas de produtos de olhos e lábios, principalmente impulsionados pela performance das lojas físicas.
Segundo o Statista, a receita no segmento de cosméticos no Brasil deverá chegar a US $2,07 bilhões em 2022, sendo que este mercado deverá crescer anualmente em 11,33% em média, no período de 2022-2027.
Inovação, tecnologia e beautyverse influenciando comportamentos e consumidores
O último relatório da WGSN Intelligence: Future da Maquiagem 2025, aponta que nos próximos três anos, os códigos e comportamentos de beleza existentes continuarão a ser desafiados e as marcas de cosméticos precisarão adotar criatividade, experimentação e tecnologia para ter sucesso.
A executiva da WGSN, Sharon Ahn, analista de tendências de beleza, disse que os consumidores de “cosméticos coloridos” (maquiagem facial, produtos para lábios e para unhas) também buscam cada vez mais experiências virtuais imersivas, no metaverso e na loja, isto cria oportunidades importantes para a indústria. Para ela, o futuro da maquiagem mescla imaginação com inovação. Os produtos cosméticos serão projetados para todas as realidades e todas as pessoas, não deixando ninguém despercebido e nenhum lugar sem ser atendido.
Para marcas de cosméticos, o beautyverse apresenta uma oportunidade e possibilidades ilimitadas para interações no metaverso.
Também devemos ficar atentos aos colecionáveis digitais, como NFTs, que também oferecem opções para as marcas aumentarem o engajamento de seus clientes.
10 Tendências para maquiagem em 2023
- Dermomake: a maquiagem que trata a pele.
- Maquiagem clean: a maquiagem valoriza a beleza natural e prioriza produtos que realçam a beleza trazendo luminosidade e destaque para a pele.
- Cut crease reverso: uma nova versão da maquiagem com olhos marcados
- Cores neon: cores fortes e vibrantes nos olhos, intensas e muito saturadas, trazendo destaque. Dentre as cores neon comuns temos o rosa pink, o laranja, o verde, o amarelo, o azul e o roxo.
- Delineado gatinho duplo: composto por uma linha dupla de delineados, alonga os olhos e/ou levanta as pálpebras dá um maior realce do desenho dos olhos.
- Blush destacado: O blush ganhou um espaço e a última tendência das passarelas é concentrar o rubor centralizado nas maçãs do rosto e esfumar levemente.
- Blush draping ou blush drapeado: make que vai desde as maçãs do rosto até as têmporas em forma de C para a ilusão de um facelift.
- Brilho: injetar uma dose de luminescência perolada em sua aparência de maquiagem. Com uso de bases de soro e marcadores líquidos que resultam em um acabamento brilhante.
- Glazed ou wet: uma finalização lustrosa e acetinada para unhas, lábios e pele, uma pele ‘melada’ perfeita. Uso do iluminador líquido.
- No contrast make-up: uma pele matte, lábios quase pálidos, sobrancelhas mais claras (ou até descoloridas, para um visual ainda mais bold). A ideia é criar um canvas, de acordo com o tom de pele, com cores e texturas que se misturam harmonicamente.
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