this is an h1

this is an h2

Sun May 21 23:17:54 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Ofereça o roteiro dos fortes ao seu cliente

Construções militares antigas são uma excelente alternativa para o turista.

· 30/03/2023 · Atualizado em 21/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A atividade turística está cada vez mais sofisticada, oferecendo ao viajante uma ampla variedade de experiências. Que tal, então, trabalhar com um roteiro original e encantador, formado pelos inúmeros fortes construídos Brasil afora?  

Os fortes são construções militares (menores que as fortalezas) destinadas a proteger povoamentos urbanos e fronteiras marítimas ou fluviais. No Brasil, os primeiros fortes começaram a ser construídos logo após a chegada dos portugueses, no século XVI. 

Há 19 fortalezas e fortes tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional (Iphan) no país. Esse conjunto integra a lista indicativa ao Patrimônio Mundial da Unesco. Conheça alguns exemplos que proporcionam ao visitante uma verdadeira aula de história, cultura e arquitetura. 

Forte de Santo Antônio da Barra (BA) – Salvador, a primeira capital do Brasil, chegou a contar com 11 fortes militares. O Forte de Santo Antônio da Barra foi construído em 1696 para proteger a Baía de Todos os Santos. Logo depois, ganhou um farol para orientar as embarcações, o que vem fazendo até hoje. No forte, funciona o Museu Náutico da Bahia, com visitas monitoradas. Lá, centenas de moradores e turistas se reúnem todos os dias para observar o pôr do sol. 

Forte de São Marcelo (Salvador/BA) – Também chamado de Forte do Mar, é o único exemplo em formato circular no Brasil. Foi construído em 1623 e sua forma é inspirada no Forte de São Lourenço do Bugio, que fica na foz do Rio Tejo, em Portugal. O forte foi fechado para reformas até 2015 e só pode ser visto por fora.  

Forte de Copacabana (Rio de Janeiro/RJ) – Construído ao final do século XIX, tinha como objetivo defender a cidade do Rio de Janeiro e seu porto. Foi de lá que saíram os “18 do forte”, militares rebelados contra a República Velha, em 1922, e que dariam origem ao Movimento Tenentista. Hoje, é uma das principais atrações turísticas da cidade, oferecendo uma belíssima vista para a orla de Copacabana. Lá, funcionam um museu militar e uma unidade da Confeitaria Colombo, outra grande tradição carioca. 

Fortaleza de Santa Cruz da Barra (Niterói/RJ) – Durante os períodos do Brasil Colônia e Império, a fortaleza foi o principal complexo defensivo da Baía de Guanabara e do porto do Rio de Janeiro. Apresenta arquitetura imponente, bem preservada. 

Forte de São Matheus (Cabo Frio/RJ) – Construção muito bonita e bem preservada, localiza-se na Praia do Forte, em Cabo Frio, e é o mais antigo monumento da Região dos Lagos. O forte foi construído pela Coroa portuguesa no século XVII como defesa diante de possíveis invasões de ingleses, franceses e holandeses. A construção proporciona uma linda vista do oceano e da orla cabofriense. 

Forte das Cinco Pontas (Recife/PE) – Foi construído pelos holandeses durante seu domínio em Pernambuco, em 1630. A curiosidade é que o Forte das Cinco Pontas, na verdade, tem quatro, já que uma delas foi eliminada durante uma reforma, no século XVII. Lá, os holandeses se renderam às forças luso-brasileiras em 1654. Atualmente, abriga o Museu da Cidade do Recife. 

Forte Orange (Itamaracá/PE) - Fica na ilha de Itamaracá, a 50 Km do Recife, e é outro exemplo de construção holandesa na região. O nome homenageia a casa real de Orange, que governa a Holanda. Com a derrota dos holandeses, a Coroa portuguesa ordenou sua destruição e construção de um novo forte. O Forte Orange está fechado para melhorias e a reinauguração está prevista para o final deste ano.  

Forte dos Reis Magos (Natal/RN) – Marco inicial da cidade de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599. O nome remete à data do início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis. Sua arquitetura é bastante original, já que o forte tem formato de uma estrela.  

Forte de São João da Bertioga (Bertioga/SP) - O primeiro forte a ser construído no Brasil. Fica na ponta Sul de Bertioga, próximo à balsa. Erguido em 1532, é patrimônio histórico e cultural do Brasil desde 1940.  

Forte de São José da Ponta Grossa (Florianópolis/SC) - Construído em 1740, está próximo de um dos destinos mais procurados pelos turistas: a praia de Jurerê. De lá, é possível apreciar parte da praia e a ponta da praia da Daniela.  

Forte de São José (Macapá/AP) – Bonita construção na margem esquerda do Rio Amazonas, é um dos exemplos do projeto de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal (1699-1782), homem forte da Coroa portuguesa, que defendia investimentos para garantir a posse da Amazônia. 

Além de ser uma excelente alternativa para o turista, o roteiro dos fortes oferece outras possibilidades de negócios, como suvenires e peças de artesanato que lembrem essas construções centenárias. Confie na força do roteiro dos fortes e faça bons negócios! 

O Sebrae oferece cursos on-line e por WhatsApp que vão ajudar e muito nessa empreitada. Aproveite! 

Iniciando um pequeno grande negócio: “Conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.”  

Indicadores para seu negócioComo você quer que a sua empresa esteja daqui a dois anos? Com um planejamento estratégico bem definido e organizado, é possível chegar em qualquer resposta que você pensou. Sem tirar a bola de cristal da gaveta, neste curso, você entenderá que analisando a situação atual da empresa chegará a uma projeção de como ela estará daqui a alguns anos.” 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?