this is an h1

this is an h2

Sun Oct 23 15:09:16 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Linguiça

Quem chega a Maracaju recebe as boas-vindas de um monumento que homenageia a herança gastronômica da cidade: a tradicional linguiça de carnes nobres.

· 04/03/2021 · Atualizado em 23/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

O município de Maracaju, localizado no Mato Grosso do Sul, é uma terra acolhedora que valoriza sua herança cultural. Além de ser o maior produtor de soja e milho do estado, é destaque por ter uma história singular que une tradição a um produto artesanal com alto valor agregado: a linguiça de Maracaju. 

Essa iguaria única, com o passar do tempo, virou tradição pecuária do local. Surgiu com as famílias colonizadoras da região, oriundas de Minas Gerais e Goiás, no final do século 19, que precisavam conservar os cortes bovinos nobres durante as viagens, que duravam em média seis meses.

O produto fez sucesso logo e passou a ser consumido não só pelas tradicionais famílias de Maracaju, mas também por pessoas vindas de outras cidades e estados, que participavam das festividades da região.

Sua receita secular leva cinco tipos de corte da carne bovina: o contrafilé, o filé-mignon, a picanha, a  alcatra e o coxão mole, picados na ponta da faca sempre em ângulo ou na diagonal. Mas o segredo mesmo está no tempero, que foi aprimorado ao longo do tempo. Pimenta dedo-de-moça, alho, sal, cheiro-verde e suco de laranja azeda dão um toque mais que especial.

Indispensável nos churrascos da região, é servida em espiral, grelhada, no espeto ou na chapa. Se você ficou com água na boca só de imaginar essa belezinha, não deixe de experimentar esse produto, que é patrimônio cultural gastronômico de Mato Grosso do Sul.

Impacto na região

A criação da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR) trouxe uma maior união da classe para enfrentar as dificuldades encontradas na comercialização e expansão do mercado. Em Maracaju, há 18 empresas legalizadas que fabricam o produto, gerando, em média, mais de 70 empregos diretos, produzindo mais de 11 toneladas da linguiça.

Onde encontrar

Produtores e indústrias de Maracaju vêm se adequando cada vez mais para vender essa iguaria, que, além de ser encontrada em estabelecimentos especializados e lojas virtuais, pode ser degustada na Festa da Linguiça de Maracaju.

Dados Técnicos

Número: BR402014000007-7

Indicação Geográfica: Maracaju

UF: Mato Grosso do Sul

Requerente: Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR)

Produto: Linguiça

Data do Registro: 24/11/2015

Delimitação: A área geográfica é delimitada pelo contorno da cidade de Maracaju.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora