this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 16:34:52 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Pedra Madeira

Produto raro e de qualidade, com grande versatilidade e variedade de cores, compõe belos projetos de arquitetura em todo o país.

· 05/03/2021 · Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Pode a textura de uma pedra lembrar madeira? E ainda estar disponível em uma grande variedade de cores? No noroeste do Rio de Janeiro não só pode como existe. É lá que se concentra a produção de um grande setor de rochas ornamentais responsável pelo desenvolvimento econômico da região.

Fruto de uma ocorrência geológica de mais de 600 milhões de anos, a Pedra Madeira conquistou o mercado nacional com suas pequenas placas, conhecidas como “lajinhas”. Com essa beleza natural incomparável, o produto ganhou o selo de indicação geográfica, sendo considerado único, tanto no cenário nacional quanto mundial.

Sua cor clara também encanta nas quatro variedades, podendo ser encontrada em branco, rosa, verde e amarelo. A variedade branca e a amarelada também são vendidas na forma de fragmentos trabalhados a mão, ganhando o apelido de almofadada. 

A beleza e versatilidade desse produto tornam a decoração exuberante, podendo ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas. Por isso, se você procura um revestimento diferente que proporcione um resultado impressionante, com aquele toque rústico, a Pedra Madeira é uma excelente opção, pois é capaz de proteger e levar sofisticação a qualquer superfície.

Impacto na região

Em 2017, a extração da Pedra Madeira e das outras rochas encontradas na região levou à produção de 200 mil toneladas de granitos, mármores e pedras paduanas no estado do Rio de Janeiro. No mesmo ano, ajudou o estado a ocupar a sexta posição entre os maiores extratores do segmento, considerando todas as unidades da federação. Ao todo, são 676 estabelecimentos de extração, beneficiamento e comércio de rochas ornamentais, que empregam 4,7 mil pessoas.

Onde encontrar

Você pode encontrar a Pedra Cinza em lojas de materiais de construção e decoração, tanto físicas quanto online. Alguns tipos são mais difíceis de encontrar, mas podem ser encomendados por empresas especializadas.

Dados técnicos

Número: IG201005

Indicação Geográfica: Região Pedra Madeira Rio de Janeiro

UF: Rio de Janeiro

Requerente: Sindicato de Extração e Aparelhamento de Gnaisses no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro

Produto: Gnaisse milonítico de coloração clara com quatro variedades de cor: branca, rosa, verde e amarela. Nas pedreiras é feito o desplacamento da rocha em lajes brutas de 50x50x8cm. Nas serrarias estas lajes são beneficiadas, produzindo as lajinhas.

Data do Registro: 22/05/2012

Delimitação: Engloba parte dos municípios de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Laje do Muriaé, Itaperuna, Porciúncula, Varre-Sai, Natividade, Cambuci, São José de Ubá e Aperibé, com área aproximada de 2.700 km².

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora