this is an h1

this is an h2

Mon Apr 03 14:31:13 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Placa solar híbrida: avanço em energia

Conheça a placa solar híbrida, ainda pouco usada, que permite gerar energia elétrica e aquecer água ao mesmo tempo.

· Atualizado em 03/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando você usa o termo “híbrido”, no campo da energia, está se referindo à combinação de duas fontes. Os veículos híbridos, por exemplo, mesclam o uso de combustíveis fósseis e de energia elétrica, armazenada em baterias. E quando se trata de energias renováveis, um sistema híbrido combina, por exemplo, a produção de energia por meio de hidrelétricas e energia eólica. 

Nos últimos tempos, porém, o termo híbrido vem ganhando destaque também por conta de um novo avanço na utilização de energia solar. Trata-se do painel solar híbrido, uma placa que, simultaneamente, aquece água e produz energia elétrica, o que pode resultar em um aumento de eficiência de até 15%. Algumas empresas vão adiante e falam em 40% ou 50% a mais de eficiência no médio e no longo prazos. 

Energia térmica e fotovoltaica 

A placa solar híbrida combina as aplicações dos painéis fotovoltaicos e solares. Este material do Sebrae explica bem as diferenças entre os dois tipos de painéis. 

Energia solar: saiba qual a diferença entre térmica e fotovoltaica (artigo atualizado em 8/12/2022): “O sol é uma fonte energética limpa. Térmico ou fotovoltaico, trata-se de um sistema sustentável e potencialmente lucrativo.”  

Os painéis solares permitem aquecer água em sistemas térmicos de residências, edifícios, lojas ou indústrias, sem exigir a produção direta de energia elétrica. Eles são conhecidos como boilers e ajudam a reduzir consideravelmente a conta de luz. 

Já o sistema fotovoltaico utiliza um conjunto de placas solares, inversor solar, cabos, conectores e uma estrutura que abriga os painéis para gerar energia. As placas fotovoltaicas transformam a irradiação solar captada em energia elétrica. Elas podem ser conectadas diretamente ao sistema de distribuição da concessionária de energia elétrica (sistema on grid) ou integradas a um conjunto de baterias, onde a energia é armazenada (sistema off grid). 

No caso dos painéis fotovoltaicos, utiliza-se o termo “híbrido” em situações em que o sistema opera conectado à rede (on grid) e o excedente de energia produzida pode ser armazenado em baterias para ser consumido à noite, nos períodos em que o sol não está produzindo energia (off grid). 

Qual é a novidade? 

A eficiência energética dos painéis fotovoltaicos cai com o aumento de temperatura. O fato de os painéis passarem o dia todo no sol transforma-se, então, em uma desvantagem.  

Para aumentar a eficiência dos painéis fotovoltaicos, era preciso que eles fossem resfriados. As empresas do segmento decidiram, então, implantar sistemas de  abastecimento de água. Assim, enquanto geram energia, os painéis fotovoltaicos utilizam a água como dissipador de calor. Daí, o surgimento das placas solares híbridas: a água aquecida acaba servindo para uso doméstico ou comercial. 

Vale a pena investir nessa tecnologia? 

O sistema de painéis solares híbridos vem sendo cada vez mais utilizado por conta de sua praticidade e de seus efeitos, seja na redução da conta de luz, seja na proteção do meio ambiente. Isso porque ele diminui a necessidade de uso de combustíveis fósseis, que liberam CO² na atmosfera, aumentando o efeito estufa. 

Mas, o uso das placas híbridas ainda é reduzido, o que faz com que os preços permaneçam elevados. Além disso, geralmente, os sistemas de aquecimento térmico solar necessitam de reservatórios e circuitos hidráulicos, o que encarece ainda mais a implementação. 

Tudo, porém, é uma questão de tempo e de popularização (e barateamento) da tecnologia, já que, como vimos antes, os painéis híbridos oferecem grandes vantagens. 

Aproveite este material do Sebrae e conheça mais sobre o uso da energia solar. Certamente, essa possibilidade vai bater à sua porta bem mais cedo do que você imagina.  

Até onde vale a pena usar energia solar em casa? Fala-se muito nas vantagens da energia solar. Saiba se você pode produzir sua energia, usando a luz do sol e economizando na conta de luz. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?