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Mercado e Vendas | MARKETING
Saiba como usar o marketing de influência

O marketing de influência veio para ficar. Embarque na tendência e confira as melhores formas de aproveitar a força dos influencers

· 18/04/2023 · Atualizado em 17/07/2023
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O marketing de influência envolve a contratação de influencers digitais para divulgarem seus produtos e serviços. Ele vem ganhando espaço cada vez maior no orçamento de marketing das empresas e, ao contrário do que muitos pensam, não está ao alcance apenas das grandes corporações.  

O mercado mundial de marketing de influência cresceu 43% entre 2020 e 2021, de acordo com a revista econômica Forbes e chegou perto de US$ 14 bilhões em 2022.  

Para que você tenha uma ideia da força dessa tendência, uma pesquisa global realizada pela agência YOUPIX, em parceria com a AlgoritCOM, utilizando dados de 2021, indica que 94% das empresas realizavam ações remuneradas com influenciadores digitais, diante de 83%, dois anos antes. E 71% das empresas consideravam então o marketing de influência importante em suas estratégias (eram 68% em 2019).   

Mas a mesma pesquisa apontava que 40% das marcas não definiam metas nem cobravam resultados claros dos influenciadores contratados. E apenas 41% das organizações planejavam suas ações a partir de métricas e de KPIs (sigla, em inglês, de Key Performance Indicators ou indicadores-chave de desempenho).  

A conclusão é que o marketing de influência vem crescendo em ritmo muito maior do que a consciência das empresas sobre sua importância. E que a maioria das organizações ainda não encontrou as melhores formas de utilizá-lo e de cobrar seus resultados. 

Então, que tal avaliar como utilizar melhor o marketing de influência para alavancar os resultados do seu negócio? 

Como escolher? 

O passo decisivo na ação de marketing de influência é escolher com precisão quem contratar. Não adianta buscar apenas o maior número de seguidores. É preciso que o influencer interaja com os públicos de interesse da sua empresa. E que transmita mensagens que possam ser alinhadas aos princípios do empreendedor. 

Nessa hora, é necessário pesquisar com muito cuidado não apenas o desempenho comercial do influenciador, mas seu comportamento dentro e fora das redes sociais. Lembre-se que um deslize ético é capaz de destruir uma carreira digital com velocidade muito maior do que aquela com que essa trajetória foi construída. 

Marketing digital para pequenos negócios 

Você pode até se assustar com o tamanho do negócio de marketing digital, mas não deve. Há influenciadores para todos os tamanhos de empresas e todos os bolsos. Tome o exemplo de uma pizzaria de bairro. Ela não precisa interagir com dez milhões de habitantes. Deve, isso sim, manter um relacionamento cada vez mais próximo com os cem ou 200 edifícios das proximidades. 

E aí vale outra dica importante: cresce cada vez mais a aposta das empresas no que classificam como microinfluenciadores. São os influencers que contam com até 20 mil seguidores. Mas que, exatamente por conta desse tamanho, conseguem manter um relacionamento mais próximo com seus públicos. E, assim, tornam-se mais influentes e, portanto, mais interessantes para o empreendedor.  

Esses influenciadores podem auxiliar sua empresa em um bairro, uma região, uma determinada categoria profissional, faixa etária ou grupo associado a interesses específicos. E os valores cobrados são muito inferiores aos praticados pelos macroinfluenciadores, que contam com milhões de seguidores. A chave do sucesso é você determinar com clareza quais são seus objetivos e as metas a serem alcançadas com a ação. 

Veja este material que o Sebrae preparou sobre o marketing de influência para pequenos negócios: Marketing de influência: divulgue sua empresa com a pessoa ideal. 

Com essas informações, está na hora de você também buscar um(a) influenciador(a) para chamar de seu(sua), não é mesmo? 

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