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Mercado e Vendas | FRANQUIA
Saiba quais são as principais dificuldades do mercado de franquias

Saiba quais são as principais dificuldades do mercado de franquias

· 24/04/2023 · Atualizado em 12/07/2023
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Se você já pensou em se tornar um franqueado, de olho apenas nas vantagens de começar um negócio testado e aprovado, ou se empreende há algum tempo, tem uma marca reconhecida e gostaria de se lançar no mercado de franquias, é bom ficar atento. Os desafios do franchising são muitos e exigem pesquisa e planejamento antes da assinatura de qualquer contrato. Não há espaço para a aventura, pois os riscos, mesmo que menores em comparação a outros modelos de negócio, também existem.  

Quando os obstáculos surgirem, você deve estar pronto. E isso é possível? Sim! Porque o que não faltam são informações, dados e pesquisas, aqui mesmo no ambiente digital do Sebrae, que podem te orientar corretamente neste caminho rumo ao mundo do franchising, um dos mais lucrativos e seguros para quem está começando a empreender e também para o empresário que quer expandir seus negócios. 

Conhecer os modelos de franquia antes de tomar a decisão de investir é muito importante. Listamos abaixo os principais: 

Franquia unitária 

A unidade é aberta em local determinado pelo franqueador, podendo ser uma loja ou quiosque em um shopping center. 

Franquia master 

O contrato, neste caso, dá ao master franqueado o direito de implantar ou terceirizar unidades franqueadas em determinada região geográfica. 

Franquia de conversão 

Pode ser adotada pelo empreendedor que deseja transformar o seu negócio em franquia para aumentar sua competitividade. 

Microfranquias 

Exigem baixo investimento, por terem custo operacional reduzido e atividades que podem ser realizadas pelo próprio franqueado, às vezes, até em sua própria residência. 

Agora que você já conhece os modelos, o próximo passo é saber quais são as dificuldades que encontrará no mercado de franquias. Separamos as principais para que você tenha uma ideia do que vai enfrentar e como poderá superá-las. 

Inexperiência. O fato de estar começando pode ser um desafio e tanto. A boa notícia é que, como franqueado, você receberá da empresa franqueadora os treinamentos necessários para tocar o negócio, seguindo os protocolos de qualidade, prestação de serviço e atendimento já testados pela rede.  

Mas, lembre-se: mesmo tendo suporte, você é responsável pelo sucesso do seu negócio, assumindo ações e decisões do dia a dia da franquia. 

Ausência de planejamento. Este é um fator decisivo para fazer o seu negócio progredir. É preciso planejar antes e durante todo o processo, analisando o cenário em que você se encontra, pensando no futuro e avaliando os resultados das suas decisões com frequência. Esse exercício vai preparar você para mudar de rumo quando necessário. 

Gestão financeira. Antes de abrir a empresa, verifique se terá condições de mantê-la. No começo, você terá despesas maiores que o faturamento. Com o negócio em operação, adote métodos de controle financeiro que realmente funcionem. Acompanhe de perto o fluxo de caixa. Pesquise e estude sobre gestão de capital de giro - é ele que fará o negócio ser sustentável até começar a dar lucro. 

Relação entre franqueado e franqueador. Como empreendedor, o que você pode esperar da franquia? E como empresário, que atitudes e condutas pode estabelecer a seu franqueado? Ter a noção exata desse relacionamento é fundamental. Responsabilidades de um lado e de outro devem ser esclarecidas logo. E até colocadas em um documento. Assim, evitam-se frustrações e prejuízos financeiros. 

Gestão de pessoas. Contratar, liderar e gerenciar conflitos são situações que você terá que enfrentar. Para exercer bem o papel de gestor é preciso autoconhecimento. Sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, é possível tornar-se um líder inspirador, que sabe ouvir os colaboradores e que, quando necessário, assume erros, delega tarefas e “põe a mão na massa”.   

Atrair clientes. Definir um plano de marketing e comunicação para divulgar a marca é responsabilidade do franqueador. Mas, para conquistar os primeiros clientes, o franqueado também precisa se envolver e realizar corretamente a estratégia estabelecida pela empresa.  

Um diferencial importante do mercado de franquias é a possibilidade de você investir em um negócio já estruturado. Portanto, vale a pena, desde que tenha em mente que é essencial a persistência. Pronto para superar os desafios? 

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