Informações sobre plantas forrageiras usadas como fonte de alimento para os animais e a forma de disponibilizar esse alimento.
Instituição responsávelUSP/DT - Disque Tecnologia
Data do dossiê29/02/2012
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailO Brasil é um forte produtor de ração animal na América Latina devido ao crescimento do mercado de pet shop e ao desenvolvimento da agricultura. Em função da importância deste segmento, neste dossiê serão abordadas informações técnicas a respeito da fabricação de ração animal, incluindo as legislações específicas para produtos destinados à alimentação animal.
Este dossiê técnico explica o processo de ensilagem, os tipos de silos e como esse tipo de forragem conservada pode ser utilizado na alimentação animal.
O segmento de atividade econômica fabricante de produtos para animais domésticos (também conhecido como segmento pet) vem atravessando um período de grande expansão. É cada vez mais diversificada a linha de produtos que integra o segmento, oferecendo oportunidades para um número crescente de empreendimentos especializados. Um desses nichos de mercado é o composto pela linha de alimentos, ou pet food - rações dos mais diversos tipos, para os mais diferentes tipos de animais domésticos, como os cães e gatos - orgânicos. Este dossiê técnico tem, como objetivo, sistematizar informações mais detalhadas a todas aquelas pessoas que pretendam investir nessa linha de produtos, identificando os aspectos nutricionais envolvidos na alimentação de cães e gatos, tipos de produtos encontrados no mercado, insumos (convencionais e orgânicos) passíveis de serem utilizados nos diferentes tipos de rações, mapeando os processos produtivos inerentes a esse tipo de produção, com descrição das máquinas utilizadas e citando a legislação relacionada a estabelecimentos que produzam pet food.