O conceito de reciclagem surgiu há cerca de dez anos e desde então, a preservação ambiental tem sido sua bandeira ideológica. O progresso das técnicas industriais pôde viabilizar muitas atividades relacionadas com a reciclagem, além de gerar uma alternativa de investimento, geração de trabalho e renda e ampliar a conscientização da coleta seletiva reduzindo os impactos ambientais. O índice de reciclagem pode ser muito melhorado e, para isso, todos os atores envolvidos podem contribuir. Hoje, 30% dos mais de 5 mil municípios brasileiros não contam com nenhum tipo de coleta e apenas cerca de 200 possuem um sistema de coleta seletiva (ABIPET,2006), o que pode ensejar uma oportunidade de negócios, onde a atividade de Reciclagem de PET é uma ação recente no campo industrial. Esse estudo tem por objetivo fornecer respostas às questões básicas para reciclagem de material PET quanto as tecnologias envolvidas, o processo de transformação e aplicação do material modificado.
Instituição responsávelUNB/CDT - Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Data do dossiê06/12/2007
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailA maior parte dos produtos plásticos descartados acaba no ambiente ou se acumulando nos aterros sanitários devido ao elevado tempo para sua degradação. Além disso, os plásticos prejudicam a circulação de gases e líquidos nos aterros, comprometendo também do processo de decomposição dos demais materiais neles depositados. Relacionado ao meio ambiente, desenvolveram-se alternativas para resolver ou diminuir os impactos gerados pelos plásticos, dentre as quais se encontram a reciclagem, a incineração e, mais recentemente, a utilização de plásticos biodegradáveis. Neste contexto, o presente trabalho trata aspectos referentes aos processos de produção de alguns materiais plásticos biodegradáveis, assim como suas características, propriedades e aplicações.
Apesar da reciclagem de plásticos ser bastante praticada no Brasil, existem aspectos técnicos que na prática dificultam esta atividade nas empresas dedicadas à reciclagem de plástico. O desconhecimento dos aspectos técnicos básicos com respeito ao plástico podem levar a obtenção de um produto reciclado inadequado ou de baixa qualidade, e dificultar a viabilidade do negócio de reciclagem. Este dossiê apresenta algumas considerações para melhorar e desenvolver a qualidade dos materiais plásticos reciclados.