Gostaria de saber, conforme a nova legislação do MAPA IN 19/2013, se é possível a adição de mel como ingrediente alternativo na fabricação de refrigerantes, se já existe algum produto similar, se há uma quantidade mínima estabelecida para tal ingrediente e como deve ser declarado no rótulo.
Resumo da respostaInformações sobre a adição de mel em formulação de refrigerantes.
Instituição responsávelTECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná
Data da resposta22/05/2014
Baixe o conteúdo completo ou envie para o seu e-mailExplica a composição do refrigerante e o papel de cada componente.
Informa sobe a formulação e etapas de produção de refrigerantes.
Informa qual o procedimento metodológico/físico químico/analítico, sem o uso de monômetro com termômetro acoplado, para determinação de quantidade de CO2 (carbonatação) de refrigerante em embalagens tipo pet.
Informações sobre refrigerantes.
Informações técnicas sobre gerenciamento de resíduos sólidos e produção mais limpa na indústria de refrigerantes.
Descrição de equipamentos para misturar e envasar produtos em pó em sachês e listagem de fornecedores destes equipamentos.
Descrição de equipamentos para misturar e envasar produtos em pó em sachês e listagem de fornecedores destes equipamentos.
Informa sobre as possíveis substâncias que substituem o uso de açúcar em concomitância com o edulcorante sacarina.
Informações a respeito da composição básica e opcional, características físico-químicas dos refrigerantes de de uva, laranja, guaraná e cola e métodos de quantificação destas características para controle da qualidade para refrigerantes.
Esta resposta técnica tem por objetivo esclarecer sobre a utilização de produtos derivados da uva como ingredientes na fabricação de água tônica.
Informações sobre o uso de açúcar de baixa qualidade na produção de refrigerantes e o que a alta concentração de dextrana pode resultar na produção final.
Informa sobre os principais componentes e as etapas do processo de fabricação de refrigerantes em vários sabores.