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Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
5 dicas para abrir e manter um bar lucrativo

Veja como manter um bar atrativo e rentável, com criatividade, bom atendimento e diferenciação.

· Atualizado em 06/10/2022
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Apesar de voltarem a abrir as portas em 2022, depois do fim das medidas restritivas contra a Covid-19, bares e restaurantes não têm visto a melhora expressiva e consistente que esperavam. A disparada dos preços tem atrapalhado a recuperação do setor. Para 83% dos estabelecimentos, a inflação é o maior desafio para este ano. 

A pesquisa foi feita em parceria com a consultoria Galunion e pelo Instituto Foodservice Brasil. Acredita-se que a recuperação acontecerá de forma gradativa durante 2022.

O faturamento do setor teve forte impacto em 2020, com recuperação parcial em 2021. Desde então, os empreendedores vêm se reinventando para garantir seu espaço no mercado.

O bar costuma ser um ponto de encontro para muitos brasileiros, servindo para reunir os amigos, comemorar aniversários e se distrair depois de um dia cansativo. Muitas vezes seu reconhecimento vem de suas especialidades gastronômicas, mas ainda assim, é essencial disponibilizar um ambiente agradável, com decoração personalizada, e oferecer descontração e experiências inesquecíveis. Por isso, fique atento a tudo na hora de montar um estabelecimento.

O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de vagas, em torno de 6 milhões. Isso representa 8% dos empregos diretos em todo o Brasil, conforme a Abrasel, a associação do setor. Além disso, o segmento é importante como uma atração de turistas. Nos grandes centros urbanos, ele chega a ser uma das principais opções de lazer da população.

Vida noturna e gastronomia são as principais características do ramo, mas, para abrir um bar de sucesso, você deve trabalhar muito bem para prestar um serviço profissional. Avalie objetivamente a sua forma de atuação, o público-alvo, a localização, o cardápio e as expectativas comerciais.

Então, que tal conhecer as principais providências necessárias para conquistar o público como um todo, do mais simples ao mais sofisticado? Confira as cinco dicas que preparamos para deixar o seu negócio mais atrativo e lucrativo.

  • Criatividade para o negócio dar certo

Bar é o tipo de negócio que tem muitos concorrentes, o que acaba exigindo do proprietário muita criatividade para se destacar. É necessário, então, observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual ele direcionará o estabelecimento. Vale lembrar que a ociosidade do estabelecimento pode ser alta, podendo chegar a 50% nos dias de baixo movimento, a depender da sua localização e da sua proposta de valor.

Para avaliar os prós e os contras de abrir um estabelecimento desse tipo, faça um plano de negócios. Com ele, você consegue identificar:

  • A oportunidade de negócio.
  • A clientela.
  • A concorrência.
  • A estimativa de faturamento.
  • O investimento necessário.
  • O custo operacional.

Esses dados são importantes, pois servem para avaliar os diferenciais que merecem investimento para tornar o estabelecimento mais atrativo do que a concorrência. Com informação e criatividade, você pode descobrir novas oportunidades e nichos inexplorados. 

Além disso, é possível entender como os concorrentes trabalham para analisar o que está dando certo ou não no mercado e, assim, conseguir inovar, diversificar e agregar valor ao seu negócio. Afinal, é o seu diferencial que vai atrair o público e aumentar o lucro do seu empreendimento.

Uma estratégia para manter o bar sempre com alguma novidade é acompanhar as tendências ditadas pela TV, por filmes e por outras fontes de mudança de comportamento. O cliente que gosta de novidades quer drinques exóticos, ingredientes não costumeiros na sua região e uma decoração ousada.

A inovação depende da criatividade, que não tem limites. O segredo é estar sempre atento aos anseios e às expectativas dos seus clientes.

A introdução de TVs por assinatura com programações especiais tem se mostrado uma forma bastante eficiente para atrair clientes. Muitos procuram os bares para assistir a jogos importantes e decisivos, por exemplo. Você pode, portanto, fazer a transmissão dessas partidas e marcar um gol de placa para o seu estabelecimento.

  •  A importância da localização

Uma boa localização é aquela que está no caminho dos clientes e perto de algum ponto de atração de pessoas que podem frequentar o empreendimento futuramente. Por esse motivo, escolha o local onde instalará seu bar com base em pesquisas que identifiquem o perfil desse público, bem como o seu poder aquisitivo, hábitos, culturas e gostos. A proximidade com universidades, cursinhos, zonas comerciais e escritórios ajuda a angariar novos frequentadores e uma clientela jovem.

  • A loja é acessível aos clientes?
  • Qual é o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Oferecer um estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido ao estabelecimento?

Nesse ramo, estar próximo à concorrência pode ser uma boa opção. Frequentemente, em grandes cidades, existem regiões apenas com bares. Embora estar no meio deles possa ser um fator de sucesso, isso não significa que um bar afastado não pode prosperar.

  • Exigências legais e específicas

Contrate um contador profissional para legalizar a empresa na Junta Comercial, nas Secretarias da Receita Federal (CNPJ) e da Fazenda, na Prefeitura do Município, para emissão do alvará de funcionamento, e para cumprir outras exigências. Consulte a administração sobre a legislação local para esse tipo de negócio e veja como fazer o registro da sua microempresa.

Algumas normas e leis que você deve conhecer antes de abrir seu bar são:

  • Lei nº 9.294/1996: proíbe o uso de cigarro em todo ambiente público e fechado.
  • Lei nº 8.069/1990: proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos em todo o território nacional.
  • Resolução RDC nº 216 da Anvisa: determina que todo restaurante, lanchonete, padaria, cantina, bufê e bar adote procedimentos que se adequem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Além disso, procure a prefeitura local e verifique a lei de zoneamento, fundamental para saber se é permitido montar um bar na região. Saiba se a cidade tem Lei do Silêncio para estabelecimentos comerciais e pesquise o comportamento da vizinhança em relação à tolerância a ruídos.

  • Estrutura e identidade visual

A estrutura de um bar pode ser simples: balcão, salão para as mesas, banheiros, depósitos para estoque e cozinha. Se a clientela for exigente, invista num projeto arrojado, inclusive temático. Seja criativo na hora de criar um nome e lembre-se de que a identidade visual deve estar em sintonia com a proposta do seu negócio.

temática do bar, que pode ser considerado um requisito competitivo, torna o ambiente agradável e atrativo. Ela nada mais é que a decoração e o estilo do estabelecimento. Você pode variar o tema de acordo com datas comemorativas, como o Dia dos Namorados e o Carnaval.

Há bares, porém, que usam a temática como identidade. É o caso dos pubs nos quais o ambiente remete a um verdadeiro estabelecimento britânico. Outro exemplo é o bar country com estilo e músicas do gênero.

  • Funcionários

Tenha cuidado ao escolher garçons, cozinheiros e barmen, já que eles são o cartão de visita do seu negócio. O mais importante é que os funcionários sejam treinados e qualificados, o que contribui para o bar ser realmente um local agradável. 

Cortesia, atenção, respeito e honestidade são valores que o proprietário deve transmitir aos seus empregados. Lembre-se: atender bem é um diferencial, de modo que tanto o empreendedor como a equipe de atendimento devem identificar o cliente e suas necessidades. Além disso, tenha tranquilidade para lidar com queixas e reclamações e, principalmente, demonstre habilidade para solucionar os problemas.

Para preservar a imagem positiva do estabelecimento, a comunicação entre a equipe de atendimento e a clientela precisa ser efetiva e clara. Da mesma forma, sempre apresente prontidão, disposição, esforço, cordialidade e superação.


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