this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Melhore seu negócio de fruticultura usando a Inteligência Competitiva

Leia os boletins mensais e fique por dentro das principais dicas e tendências do setor.

· 25/01/2016 · Atualizado em 12/02/2023
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Após trocar de ramo, produtor de Curitiba é destaque no cultivo de frutas 

Em 2004, o produtor David Guntowski largou o ramo farmacêutico após 40 anos de atuação e investiu no cultivo de frutas em Campo Largo e Cerro Azul, região metropolitana de Curitiba/PR. Atualmente, com 12 anos de fruticultura, o produtor cultiva pêssego, caqui, ameixa e, principalmente, uva niágara rosada. Ele iniciou a produção cultivando citrus, mas erradicou os pomares devido ao baixíssimo preço de venda. Com participação ativa na região, David se destaca nas ações promovidas pelo Sebrae no Paraná.

Tendências de embalabens para a fruticultura

O Brasil desperdiça, em média, 30% de sua produção de frutas e hortaliças. Metade dessa perda é causada pelo manuseio e transporte inadequados. Uma embalagem adequada representa redução do desperdício, aumento da durabilidade e do frescor dos frutos, além de melhorar a apresentação para as vendas. O Boletim de Inteligência abordará a importância das embalagens para as frutas, tendências e exemplos bem sucedidos de embalagens no mercado.

Fazenda no nordeste investe em uvas sem sementes, se prepara para exportar e faz sucesso

Carro-chefe da produção da fazenda, a uva sem semente é cada vez mais apreciada pelos consumidores. De 2004 a 2014, a produção de uva na região do Vale cresceu cerca de 42%, passando de 184,8 mil toneladas para 262,8 mil toneladas. As uvas sem semente podem custar, em alguns mercados, até R$ 25,00 o quilo, enquanto a uva de mesa comum custa de R$ 3,00 a R$ 7,00. Além da uva sem semente, em 2016 a Fazenda Campodoro iniciou o cultivo de banana e, esporadicamente, de cebola.

A importância da irrigação para a fruticultura brasileira

O processo de irrigação das propriedades é fundamental para manter as sementes e a terra em perfeitas condições de cultivo. Muito mais que amenizar o risco climático da falta ou irregularidade de chuvas, a irrigação vem sendo aperfeiçoada há anos, com o objetivo de aumentar a produtividade das lavouras, em complementação à demanda hídrica, como acontece com as regiões Sul e o Sudeste do país, por exemplo. O Boletim de Inteligência deste mês aborda as características climáticas do país e sua influência no manejo de irrigação, além das técnicas e dos critérios para escolha dos sistemas adequados.

Muito além da produção

Poucas empresas conseguem se destacar no mercado com tão pouco tempo de existência, porém, com muita organização e determinação, a Sweet Fruit, localizada no assentamento São Romão, zona rural de Mossoró (RN), conseguiu grandes conquistas em pouco mais de um ano de atuação. Conheça esse caso de sucesso e inspire-se.

Acesso a crédito

O acesso ao crédito é fundamental para a competitividade dos pequenos negócios da fruticultura. Porém, para que as empresas possam conquistar resultados duradouros sem comprometer a rentabilidade, ele deve ser realizado de forma planejada e estruturada. Conheça, nesta edição do Boletim de Inteligência, as principais linhas de financiamento para a fruticultura e outras questões que auxiliam os empreendedores a acessar serviços financeiros.

Manga para exportação

Conheça o caso de sucesso da Fazenda Águas da Prata, produtora de manga Palmer para o mercado externo. Saiba como a empresa faz para organizar a produção, investir em melhorias, colocar um produto de qualidade no mercado e se manter bastante competitiva.

Panorama do setor no Brasil

A fruticultura é um dos setores de maior destaque do agronegócio brasileiro. Através de uma grande variedade de culturas, produzidas em todo o país e em diversos climas, a fruticultura conquista resultados expressivos e gera oportunidades para os pequenos negócios brasileiros. Nesta edição do Boletim de Inteligência, conheça dados do segmento, perfis dos clientes e as expectativas para a área.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?