Transferir conhecimento para que as micro e pequenas empresas consigam se desenvolver de maneira sustentável é um dos nossos objetivos.
Um dos nossos objetivos é aumentar a capacidade de empreendedores e pequenos negócios de produzir e competir no mercado. Por isso, é fundamental promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas nos aspectos econômico, social e ambiental.
Para isso, nós buscamos ampliar o mercado dos empreendimentos brasileiros por meio de acesso a novas cadeias de valor, diversificando sua carteira de clientes e proporcionando, assim, mais produtividade, melhoria do desempenho e desenvolvimento da economia local.
Oferecemos atendimentos presenciais e on-line e cursos à distância, além da disseminação de projetos que visam acelerar a competitividade dos negócios nos diversos setores da economia.
Conheça as nossas iniciativas para promover a competitividade empresarial e setorial.
Cursos on-line
Nós contamos com a maior plataforma de cursos à distância totalmente gratuita do Brasil. Focada no desenvolvimento de competências em gestão empresarial, é extremamente relevante para quem quer se capacitar na abertura ou na expansão de um negócio.
Os 304 cursos e os outros materiais disponíveis (jogos, quiz e e-books) já foram consumidos por grandes empresas e pessoas do mundo todo.
São cerca de 1.179.843 de participantes em Cursos On-line por ano.
RN Solar
O programa promove ações para a cadeia de energia solar fotovoltaica, a fim de fortalecer o setor, que está em ascensão, dando para empreendedores a possibilidade de fazer bons negócios e a oportunidade de gerar sua própria energia, além de contribuir para a sustentabilidade, por se tratar de uma energia renovável.
Nós realizamos atendimento customizados às micro e pequenas empresas do setor, atuando na melhoria da gestão do negócio para aumentar a competitividade, a cooperação e o alcance de mercado, estabelecendo e fortalecendo sua cadeia de valor.
Confira os resultados atingidos:
- Mais de 600 empresas atendidas em três anos;
- Realização do Fórum de Energias, com participação mais de 250 pessoas;
- Criação da Comissão de Energias Renováveis (Coere);
- Aumento de quase 25% da produtividade e competitividade das empresas atendidas.
Estratégia nacional da cadeia produtiva da moda
É um conjunto de iniciativas que tem o objetivo de contribuir para o incremento da competitividade e da sustentabilidade empresarial de pequenos negócios inseridos nesse mercado, por meio da atuação intersetorial integrada e articulada.
Os programas visam criar estratégias e negócios que subsidiem o planejamento do sistema Sebrae, o atendimento e relacionamento com empreendedores, impactando positivamente a resolução dos desafios dos pequenos negócios, promovendo capacitação e profissionalização da cadeia produtiva do segmento.
Acesso a mercados
Desenvolvemos iniciativas de acesso a mercados para ampliar a comercialização de produtos e serviços das micro e pequenas empresas nacionais para os diversos mercados-alvo de interesse.
Essas ações são desenvolvidas por meio de capacitações e consultorias, além de projetos e eventos que aproximam pequenos negócios de fornecedores, distribuidores, revendedores, ampliando o volume de negócios realizados por esses atores.
Empreender competitivo
É um projeto de melhoria da competitividade das micro e pequenas empresas por meio do associativismo. Nele, empresários de um mesmo segmento se reúnem em grupos em torno de 10 empresas. Nesses grupos, com o apoio de um moderador formado pelo Sebrae e entidades parceiras, os donos de pequenos negócios discutem seus problemas e buscam soluções de forma conjunta.
O papel do moderador é conduzir as discussões e auxiliar na implementação das ações, fazendo contato com fornecedores e entidades de apoio à MPE.
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Projeto Pró-Sertão
O projeto surgiu para apoiar a implantação de facções de costura no Rio Grande do Norte, visando aproveitar oportunidades decorrentes da ampliação mercadológica do setor. Nascido no ano de 2013, levou melhores perspectivas para as empresas localizadas no interior do estado, em regiões com poucas oportunidades de emprego e renda.
O projeto conseguiu expandir o seu atendimento qualificado a empresas de confecção, gerando ocupações profissionais e impactando de forma positiva na produção industrial do estado. As empresas tiveram acesso a cursos, oficinas e consultorias técnicas.
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Turismo
Há quase 30 anos o Sebrae tem auxiliado o turismo brasileiro por meio de projetos como atendimento direto aos pequenos negócios, incentivo ao empreendedorismo, participação no processo de construção de políticas públicas e realização de estudos e pesquisas sobre o setor.
Os impactos da atuação do Sebrae no segmento são a ampliação da renda local, o surgimento de novas oportunidades de trabalho, a criação de novos negócios e o aumento da competitividade dos pequenos negócios. Esse conjunto de fatores contribuiu para elevar o IDH dos municípios.
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Indústrias de Base Tecnológica
O Sebrae atua para reposicionar o setor industrial brasileiro como Indústria de Base Tecnológica (IBT), com o intuito de incrementar a atuação dos pequenos negócios do segmento. O foco das IBT é a transformação digital e a revolução industrial, a fim de criar condições para concretizar o desenvolvimento local, a reindustrialização brasileira e a reconversão industrial de linhas de produção.
Confira alguns dos resultados atingidos nos últimos 5 anos:
- Quase 30 mil empresas atendidas;
- Atuação em mais de 3 mil municípios brasileiros;
- Mais de 170 mil atendimentos entre orientação empresarial, consultoria, palestras, cursos, oficinas, seminários
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Artesanato e economia criativa
O Sebrae oferece apoio aos pequenos negócios criativos de todo o Brasil por meio de projetos e parcerias que contemplam acesso a mercado, capacitação, consultorias, rodadas de negócios e materiais com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade dos negócios.
Confira os resultados atingidos:
- 1.026 empresas impactadas com eventos de mercado;
- 1.191 novos empreendimentos atendidos;
- 3.903 atendimentos em inovação.
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Lei Salão Parceiro
Em outubro de 2016, o Governo Federal publicou a Lei no. 13.352, chamada Lei Salão Parceiro, que regulamenta a relação entre os profissionais que desempenham as atividades de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador e os salões de beleza.
O Sebrae liderou a organização do segmento por meio da coordenação das Normas Técnicas para Estabelecimentos de Beleza e apoiou fortemente os aspectos técnicos que sustentaram a proposta e a tramitação da Lei Salão Parceiro.
A lei trouxe competitividade por meio de enormes avanços para o mercado de serviços de beleza no país, regulamentando a relação entre profissionais e espaços que prestam o serviço. Antes da lei, os salões de beleza e similares sofriam com passivos trabalhistas e tributários constantes, o que deixava enorme parcela de profissionais na informalidade.
Acesse e saiba mais sobre os benefícios da lei
Energia Solar Fotovoltaica
O projeto para incentivar os pequenos negócios a adotarem a energia solar fotovoltaica nasceu em 2017 e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de ações e aumentar as perspectivas para o setor no Piauí, principalmente apoiando as microempresas dos segmentos com instalação e manutenção dos sistemas fotovoltaicos.
Assim, o Sebrae promoveu a inserção competitiva e sustentável dos pequenos negócios na cadeia de petróleo, gás e energia elétrica, com ênfase da energia solar fotovoltaica. O projeto propiciou a criação de um ambiente de cooperação entre as empresas e o fortalecimento da governança junto aos entes públicos, tanto municipais quanto estaduais, fatores primordiais para a alavancagem do segmento no estado.
Confira alguns resultados alcançados:
- Aumento de 16% no índice de competitividade;
- Aumento de 175% no índice de faturamento;
- Aumento de 396% no índice de produtividade no trabalho.
Empreenda Rápido
Iniciativa do Sebrae em São Paulo, o programa tem como objetivo promover a desburocratização, melhorar o ambiente de negócios e orientar o empresário quanto ao acesso a crédito.
Voltado para a capacitação dos empreendedores em gestão e finanças, são oferecidos cursos on-line via teleaula, via plataforma de educação à distância e, mais recentemente, por WhatsApp.
Seu diferencial é ajudar empreendedores a manter a empresa viva e competitiva num mercado de concorrência cada vez mais acirrada.
Confira os resultados alcançados:
- 52 mil pessoas atendidas;
- 10 mil pessoas atendidas durante a pandemia.
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Sebrae Aqui
É um canal de atendimento para empreendedores, visando à descentralização dos serviços e dos produtos Sebrae, além da promoção da competitividade, do desenvolvimento sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas, contribuindo, assim, para o fortalecimento da economia de âmbito local.
Os canais são responsáveis por prestar serviços às micro e pequenas empresas de municípios de médio e pequeno porte de São Paulo, que não têm uma estrutura própria do Sebrae, facilitando o acesso local, principalmente para quem tem dificuldades com atendimento remoto ou prefere o atendimento presencial.
Além disso, os canais estão localizados em espaços de integrados, ou seja, o empreendedor consegue realizar os serviços de abertura e orientação empresarial em um mesmo espaço, junto com outros parceiros, como Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo, Sala do Empreendedor, entre outros.
Acesse e sabia mais sobre o programa
Nosso leite
O programa promove o desenvolvimento sustentável a partir de ações de inovação, tecnologia e gestão, demonstrando por meio de resultados concretos que produzir leite é um ótimo negócio, lucrativo e com benefícios sociais de fixar a família na propriedade com condições de prosperidade.
Os objetivos do programa são transferir conhecimento e tecnologia nas áreas agrárias, zootécnicas, gerenciais e ambientais, para a promoção e o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em Mato Grosso, ofertando assistência técnica e gerencial aos produtores, com foco na geração de negócios e fortalecimento da renda familiar.
Confira os resultados do programa:
- Atendimento de mais de 2 mil propriedades;
- Atuação em 35 municípios;
- Injeção de mais de R$ 3 milhões na economia do estado;
- Capacitação direta de 50 técnicos.
Baixe o arquivo (em PDF) e saiba mais sobre o programa
Piscicultura no Estado de Rondônia
O programa visa levar mais competitividade para os produtores rurais que atuam na cadeia produtiva do pescado em Rondônia. O objetivo é posicionar o estado e o produtor como referências no mercado através de uma melhor gestão da propriedade, da adoção de boas práticas e estratégias mercadológicas para apresentação do produto e conquista de potenciais novos mercados.
Os produtores recebem consultorias in loco de gestão de propriedade rural, além de participarem de seminários, palestras, eventos regionais, nacionais e internacionais, com degustação do produto por potenciais clientes, jornalistas e chefs formadores de opinião.
Acesse e conheça mais sobre o programa
Desenvolvimento estratégico e competitivo do polo de moda íntima de Juruaia (MG)
O projeto tem como focos principais a construção e a proposição de novos modelos de negócio para o segmento, a redefinição da estratégia de comercialização, a ampliação de novos mercados e a melhoria da gestão empresarial e tecnológica, com o objetivo de promover maior participação de mercado dessas empresas.
O polo se tornou um dos principais do país e o principal de Minas Gerais, principalmente por conta do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, que investiu cerca de R$ 3 milhões no projeto.
Acesse para saber mais sobre o programa
Sebrae Bio
O programa tem o objetivo de promover a ampliação da utilização de soluções de base agroecológica, temas associados e a certificação orgânica, possibilitando aumento da competitividade de empreendimentos rurais com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social.
O projeto promove o atendimento presencial de produtores rurais do município de Boa Vista, por meio de consultorias com base num diagnóstico inicial de necessidades de cada propriedade, com foco nos resultados a serem alcançados ao longo dos dois anos de atendimento.
Além das consultorias, os empresários participam de ações de capacitação em temáticas de agroecologia, produção orgânica, gestão, finanças, comercialização, rodadas de negócios. O produtor também tem a oportunidade de participar de missões nacionais com foco no benchmark de empresas do mesmo segmento e feiras do setor, com foco em experiências de mercado do setor orgânico.
DataSebrae
O DataSebrae foi criado em 2015 para organizar o conhecimento produzido pela instituição. Trata-se de uma plataforma de apoio à inteligência com foco nos pequenos negócios. Nela, são apresentados dados e análises sobre o mercado com o objetivo de responder às perguntas dos empreendedores e auxiliar na tomada de decisões.
Confira os resultados que o projeto já alcançou:
- Acesso médio de 15 mil usuários únicos;
- Criação de 30 novas soluções digitais;
- 15 capacitações realizadas para a formação de novas equipes;
- Capacitação de colaboradores de 18 unidades estaduais do Sebrae para o desenvolvimento de soluções e conteúdos na plataforma.
Conexão da Moda RS
O Projeto coletivo Conexão da Moda RS tem o objetivo de qualificar o planejamento de compras das empresas e fomentar os negócios da cadeia da moda entre indústria e varejo do Rio Grande do Sul.
Entre 2018 e 2020, o projeto atendeu empresas que passaram por um período de recessão e precisaram aprender a planejar suas compras, controlar seus estoques e achar alternativas e novos canais de vendas.
Durante esse período, elas tiveram acesso a cursos, oficinas, workshops, missões empresariais para congressos do setor e visitas técnicas com troca de experiência e curadoria, bem como apoio em feiras. De forma individual, contaram com consultorias especializadas para o segmento, possibilitando um olhar de acordo com sua maturidade e realidade.
Confira os resultados atingidos:
- 110 empresas atendidas;
- 10% das empresas aumentaram o giro de estoque;
- 97 empresas obtiveram novos negócios entre o varejo e a indústria da moda do estado.
Acesse e conheça mais sobre o projeto
Atendimento
O Sebrae, desde a sua origem, atende empreendedores presencialmente em suas agências e espaços de parceiros, além da Sala do Empreendedor. A entidade também realiza ações itinerantes por meio de agentes, que atuam ativamente com o público no âmbito dos vários territórios em que o Sebrae se encontra.
Os clientes também podem ser atendidos pela Central de Relacionamento, por telefone, chat, e-mail e WhatsApp. No nosso portal, eles encontram uma variedade de conteúdos, cursos on-line e outros serviços digitais.
Confira alguns dados de atendimento:
- São 11 milhões de atendimentos realizados por ano;
- Mais de 1 milhão de participantes em cursos on-line, por ano;
- Mais de 8 milhões de horas de consultoria prestadas, por ano;
- 3,7 bilhões de reais de faturamento anual dos clientes do Sebrae.
Rota das Emoções
É um destino de ecoturismo e aventura que se diferencia por reunir diversos atrativos, com destaque para três unidades de conservação de relevância para o país.
O grande diferencial do trabalho desenvolvido pelo Sebrae é o fomento ao turismo ecológico sustentável, que permite o desenvolvimento da região. A criação de entidades empresariais coletivas e novos negócios promoveu o fortalecimento dos já existentes, tornando-os mais competitivos no mercado turístico nacional e internacional, tendo como premissa a atuação integrada entre os estados de Maranhão, Ceará e Piauí.
Chapada das Mesas
É um projeto que busca o desenvolvimento dos pequenos negócios de turismo de aventura no Polo Chapada das Mesas, por meio de consultorias, capacitações e ações de mercado, para a promoção do destino.
São realizadas presencialmente, junto aos empresários, atividades da cadeia produtiva do turismo, voltadas para a melhoria da gestão dos empreendimentos e do atendimento ao cliente, roteirização, aumento da qualidade dos serviços turísticos no polo e fortalecimento da cultura da cooperação entre as MPE.
Turismo São Luís
É um projeto focado no desenvolvimento dos pequenos negócios da cadeia de turismo em São Luís (MA), por meio de consultorias, capacitações e ações de mercado nacional e internacional, para a promoção do destino.
O Sebrae promove ações realizadas através de capacitações, palestras, seminários, oficinas, consultorias individuais e coletivas das empresas atendidas no projeto. O Projeto também promove ações voltadas para a ampliação de mercados, por meio de eventos e consultorias especializadas, criação de novos circuitos, roteiros e produtos turísticos, além de inovação para aprimoramento de processos e da gestão, visando elevar o faturamento das empresas atendidas.
Empretec
É uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. Essa metodologia é aplicada com
exclusividade pelo Sebrae e ajuda pessoas a desenvolver características empreendedoras importantes.
O seminário motiva os participantes, estimulando uma visão empreendedora, aperfeiçoando habilidades de gestão empresarial e de negociação.
Confira os resultados do projeto:
- 27 anos de projeto;
- Mais de 12 mil seminários realizados;
- Mais de 285.769 participantes.
Biogás Brasil
As ações voltadas para a cadeia de valor do Biogás estão pautadas em facilitar o acesso a dados e informações de fontes confiáveis para a construção e manutenção da gestão do conhecimento, além de potencializar a inovação, a organização a atração de investimentos para a região.
O Sebrae gera modelos de negócios e incentiva a cadeia produtiva do biogás por meio de governanças territoriais e setoriais. Além disso, realiza atividades de capacitação para produtores de biogás, identificação de linhas de crédito para pequenos negócios, bem como outras ações de fomento ao segmento.
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Portal Sebrae Inteligência Setorial
O portal Sebrae Inteligência Setorial disponibiliza informações estratégicas sobre o ambiente de negócios de grandes setores da economia brasileira e suas respectivas cadeias produtivas.
Os estudos e seus resultados são divulgados por meio de produtos digitais de inteligência, boletins de tendência, relatórios, notícias de impacto, casos de sucesso, infográficos, artigos e agenda de eventos, com o intuito de contribuir para potencializar a capacidade dos agentes do ecossistema empresarial.
O objetivo do portal é ajudar os empresários a pensar em novas estratégias e a tomar decisões seguras e precisas que possibilitem a melhoria dos resultados dos seus empreendimentos, tornando-os mais competitivos, com crescimento saudável, além de apoiar o fortalecimento do seu setor de atuação e alavancar a economia do país.
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PROCOMPI
O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) é uma parceria do Sebrae com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para elevar a competitividade desse segmento, estimulando a cooperação entre as empresas, a organização dos setores produtivos e o desenvolvimento territorial.
O PROCOMPI atua nas Aglomerações Produtivas, reunidas ou não em Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvendo ações coletivas voltadas para setores industriais organizados, de forma a atacar problemas comuns a esses segmentos, em que predominem a presença das micro e pequenas indústrias.
A execução e a gestão dos projetos são compartilhadas entre a Federação
das Indústrias estaduais e a unidade do Sebrae no estado. Qualquer decisão em relação aos projetos deve ser tomada de comum acordo entre as duas instituições com base nas necessidades dos empresários participantes dos projetos.
Confira os resultados:
- 2.244 empresas beneficiadas em 128 projetos, distribuídos em 4 chamadas;
- 25% da meta do convênio superada;
- 22 estados executaram projetos;
- 21 setores industriais foram contemplados.
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Encadeamento produtivo
Um dos objetivos do Sebrae é promover a inserção competitiva e a melhoria de desempenho dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.
Por isso busca identificar demandas do mercado para oferta das pequenas empresas às médias e grandes. Após a identificação do problema, o Sebrae e instituições parceiras implementam ações que preparam os pequenos negócios a atender aos requisitos do mercado e aproximam demandantes e ofertantes.
O alinhamento desses interesses favorece o comprometimento e o aumento da confiança nas relações e faz com que empreendimentos de todos os portes compartilhem resultados a serem alcançados de forma conjunta, no médio e longo prazo.
Confira os resultados para os pequenos negócios:
- 62% das MPE participantes tiveram um aumento médio de 35% no faturamento;
- 69% tiveram aumento médio de 27% na produtividade;
- 49% das pequenas empresas cresceram em média 26% na lucratividade;
- 75% dos pequenos negócios aumentaram a qualidade de seus produtos e serviços;
- As reclamações relativas à qualidade caíram 39%;
- 45% das pequenas empresas aumentaram o número de pessoas ocupadas.
Confira os resultados para as médias e grandes empresas:
- 70% das âncoras aumentaram a participação de pequenas empresas no seu volume de compras e 60% no volume de vendas;
- 60% das âncoras melhoraram a presteza e flexibilidade dos pequenos fornecedores ao atender necessidades emergenciais;
- 50% percebem atualização tecnológica de produtos e/ou processos de seus fornecedores e 60% de seus pequenos distribuidores;
- 90% das âncoras constatam maior qualidade dos produtos e/ou serviços de fornecedores;
- O tempo dedicado a resolver problemas caiu 30%;
- 80% das âncoras registram melhor aproximação com o consumidor final após parceria com distribuidores.
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