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Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Saiba identificar os concorrentes do seu negócio

Sebrae Conecta traz um conteúdo feito especialmente para você atrair mais clientes.

· 19/02/2020 · Atualizado em 03/08/2022
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Conheça os concorrentes e a força do seu negócio

Conhecer a concorrência é importante, mas saber das forças e fraquezas do seu negócio é fundamental para prosperar e vencer.

Sua empresa faz parte de um ecossistema competitivo e, muitas vezes, predatório. Conhecer os seus concorrentes é fundamental para estabelecer as estratégias e táticas da sua atuação no mercado. Conheça os preços, a qualidade dos produtos, as instalações, as condições de venda e de crédito, o porte dos concorrentes e outras características que considerar importante. 

Registre tudo e, periodicamente, repita para atualizar os dados da concorrência. E após ter essa visão do seu ambiente de negócios, é hora de olhar para dentro da sua empresa. 

Avalie seus produtos e serviços 

O que você comercializa deve suprir as necessidades de um determinado mercado, e tudo estará sendo comparado com o que a sua concorrência oferece. Tenha produtos alinhados com as necessidades do seu público-alvo. Ofereça qualidade nos produtos e serviços, no ambiente físico de atendimento, nos relacionamentos com as pessoas, seja ágil nas entregas, ofereça boas condições de parcelamento e formas variadas de pagamento (dinheiro, cartão, pix, boleto). Seja rápido nas ações de adaptação do seu modelo de negócio, para prosperar e ter sucesso.

Preste atenção nos seus preços 

Analise os custos e as margens de ganho que você está utilizando. Compare com os preços da concorrência. Perceba os níveis de satisfação dos seus clientes. Se for possível, use estratégias inovadoras para reduzir custos, como negociação com fornecedores, parcerias em transportes, vendas compartilhadas, compras compartilhadas e tudo o que for possível para tornar os preços mais atraentes. 

Conheça o valor do seu produto

Estamos falando de valor no sentido de benefícios, vantagens, exclusividade, inovação, tecnologia, valor agregado e tudo mais que faz brilhar os olhos do cliente.

Diferenciação é a palavra de ordem. Seus produtos devem ser mais atraentes do que os da concorrência. Seus serviços devem agregar algo novo que ninguém oferece. E nesse caso, pequenos detalhes podem fazer enorme diferença, principalmente, quando envolvem fatores emocionais, que valorizam o cliente e os tornam distintos das massas que recebem serviços padronizados e nada emocionantes.

Se possível, ofereça experiências aos clientes para que eles sintam os reais benefícios dos seus produtos ou serviços. Demonstrações e degustações são bons exemplos.

Conheça o seu cliente

A grande maioria dos empresários não conhece os seus clientes. Não sabe quem são, quantos são, onde vivem, o que gostam, o que pensam da empresa. Isso é desastroso, pois na hora de uma crise econômica, uma pandemia ou qualquer outra dificuldade, eles não sabem o que fazer. Não têm nomes, e-mails, telefones, endereços e, por isso, não conseguem estabelecer relações para manter ou salvar seu negócio. 

Crie estratégias para manter um cadastro de clientes atualizado e use esse valioso recurso para manter relacionamento, enviando comunicados de novos produtos, promoções, felicitações, convites e muito mais.

Marque presença no seu mercado

Utilize todos os mecanismos e ferramentas de marketing que estejam ao alcance das suas possibilidades e divulgue permanentemente o seu negócio. Não fique na sombra da obscuridade, promova o negócio, informe os clientes, divulgue promoções de vendas especiais, apareça, ocupe espaço e dispute o mercado.

Você pode estar presente nas redes sociais com baixo custo ou até de graça. Muitas ações de marketing tradicional podem ajudar muito. O telefone e whatsApp Business são excelentes recursos para fazer negócios. Se puder, tenha um profissional para colaborar na divulgação do seu empreendimento.

Saiba mais

Procure por conteúdos complementares que ajudarão você a aprimorar seus conhecimentos sobre esse assunto. Sugerimos leitura da cartilha sobre identificação e monitoramento de concorrentes. 


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