Conheça o Fampe e sua linha de crédito para os pequenos negócios.
Com o objetivo de reduzir o impacto causado pela crise do coronavírus, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), foi criado por meio da parceria entre o Sebrae e a Caixa, para facilitar o acesso de financiamento aos pequenos empreendedores do país, concedendo suporte e atendimento necessário para o gerenciamento financeiro da empresa.
O Fampe conta com taxas e prazos diferenciados, em que as empresas devem ter pelo menos 12 meses de faturamento ininterruptos e não constar restrições no CPF (sócios também) e no CNPJ. Esta linha de crédito pode ser solicitada por pequenos negócios formalizados (MEI, ME e EPP) e pequenas agroindústrias formalizadas.
Para manifestar interesse pela linha de crédito, basta acessar o portal da Caixa e clicar na opção “Tenho interesse”, depois em fazer login e informar os dados da sua empresa, em seguida aguardar a pesquisa cadastral sobre o CNPJ e o CPF do sócio. Caso não houver restrições, confirme os dados da sua conta PJ, acesse o catálogo de operações disponíveis e selecione “Fampe”, a Caixa irá analisar seu pedido e seus dados serão encaminhados para a agência responsável. Aguarde o contato do banco e envie a documentação exigida. Com o crédito aprovado e concedido, você receberá as orientações da Caixa para assinatura do contrato e o acompanhamento do Sebrae para ajudá-lo na gestão empresarial.
Vale lembrar que o papel do Sebrae está em prestar orientações técnicas durante o acompanhamento empresarial que será feito ao longo de todas as fases da operação, por meio de capacitações e soluções adequadas às necessidades de cada empreendedor, enquanto o papel da Caixa é fornecer a linha de crédito.
As três fases de acompanhamento do Sebrae as pequenas empresas são:
- Pré-empréstimo: o empreendedor entra na página do Sebrae e assiste ao vídeo tutorial, tendo acesso a conteúdos de apoio e cursos online específicos;
- Empresa que já conseguiu o crédito com o Fampe: ao obter o empréstimo, o empreendedor recebe um comunicado do Sebrae com informações e dicas importantes, aprendendo a identificar áreas da empresa que precisam de melhoria e aplicar autodiagnóstico de gestão empresarial;
- Sinais de inadimplência: o Sebrae possui consultoria online de recuperação empresarial e renegociação de dívida como forma e solucionar as dificuldades na hora de honrar as parcelas.
Em caso de dúvidas, procure uma agência da Caixa mais próxima de você ou contate os Canais de Atendimento da Caixa e/ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento que funciona 24 horas no número 0800 570 0800.
Foi um prazer te ajudar :)