this is an h1

this is an h2

Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Pessoas | SAÚDE OCUPACIONAL
5 passos para uma rotina de autocuidado no empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é repleto de desafios que podem abalar o bem-estar das empreendedoras, saiba como ter uma rotina de autocuidado.

Logotipo do Sebrae

Stephanie Larissa, Lyana Rosa

· Atualizado em 23/11/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

 

O autocuidado é a preocupação com o próprio bem-estar físico, psicológico e social para melhorar a qualidade de vida individual e exercitar o desenvolvimento pessoal. E a preocupação com isso não é exclusiva da vida pessoal, o lado profissional influencia diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

E quando falamos em empreendedorismo feminino, é preciso ter bastante resiliência para enfrentar os desafios que abalam o bem-estar dessas mulheres, são fatores como: gerir o tempo entre trabalho e família e ter que provar repetidamente o seu valor e capacidade.

Existem mais de 10 milhões de mulheres donas de negócio e apesar do número expressivo, em comparação com os homens, essas empreendedoras trabalham mais sozinhas, ganham menos e dedicam menos horas para sua empresa porque precisam gerenciar seu tempo entre trabalho e família.

Diante de tantas demandas, a gente entende que é difícil parar e dedicar um tempo para si, por isso, separamos 5 dicas de autocuidado no empreendedorismo feminino.

Autoconhecimento

Pode parecer simples, mas nem sempre é fácil saber quais são seus limites e potenciais. A partir do momento que você adquire essa consciência, se torna mais tranquilo conciliar as demandas externas com suas demandas pessoais, sem sobrecarga de trabalho ou de saúde.

Autogestão

Com certeza tem dias que sua agenda está tão cheia, que você não consegue priorizar e fazer as entregas que precisa. Para evitar que isso aconteça, é preciso traçar objetivos claros e organizar as tarefas necessárias para conseguir alcançá-los. Cuidado para não se sobrecarregar, em vez disso, estabeleça ações prioritárias e tenha foco em sua execução.

Autoliderança

É preciso também trabalhar a autoliderança, que é a capacidade de inspirar e influenciar as pessoas por meio de exemplos e atitudes. Quando a empreendedora tem a liderança em si, consegue trabalhar em equipe, delegar tarefas e, assim, dividir as conquistas e os desafios sem se sobrecarregar.

Autorresponsabilidade

Uma das maiores dificuldades da mulher na hora de empreender é o medo de errar. Por esse motivo, é tão importante desenvolver a autorresponsabilidade. Isso significa executar suas ações e se responsabilizar por elas, para isso é preciso entender os motivos que levaram às decisões, comemorar os acertos e aprender com os erros, buscando sempre formas de melhorar.

Automotivação

E, finalmente, temos a automotivação! Afinal de contas, é preciso saber quais são os estímulos internos que lhe impulsionam a superar os desafios diários e permanecer firme no seu propósito.

Como você viu, o autocuidado vai além de uma rotina de skincare. Ele depende de competências e atitudes que devem ser praticadas diariamente, pois garantem maior organização e leveza na maneira de empreender, além de serem impulsionadoras para que uma empresa gere resultado.

Clique no botão abaixo e conheça também o Sebrae Delas, um programa voltado ao empreendedorismo, para promover network e capacitações que valorizam competências, habilidade e comportamentos da mulher empreendedora.

Caso tenha mais alguma dúvida, você pode entrar em contato conosco através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?