this is an h1

this is an h2

Fri Mar 07 16:56:24 BRT 2025
Inovação | CONSULTORIA EM INOVAÇÃO
8M: O protagonismo das mulheres no empreendedorismo e na sociedade.

Mais do que uma data comemorativa, o dia 8 de março representa uma conquista histórica para todas as mulheres.

Foto do autor

Dessica Menezes – Estagiária em Jornalismo – Sob supervisão de Ariana Gonçalves. *

· Atualizado em 07/03/2025
Imagem de destaque do artigo

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977. A data teve origem em uma série de protestos nos Estados Unidos e em várias nações europeias, onde mulheres exigiam melhores condições de trabalho e a igualdade de direitos dentro da sociedade.

Hoje, esta data vai além de uma mera comemoração, ela se reafirma como um símbolo das conquistas históricas das mulheres e um lembrete poderoso de que, embora grandes avanços tenham sido feitos, ainda há muito a ser conquistado na busca pela igualdade.

O empoderamento feminino também se reflete no crescente protagonismo das mulheres no mercado de trabalho, especialmente no empreendedorismo, um cenário que tem tudo a ver com o Sebrae.

Empreendedorismo feminino no Brasil

O empreendedorismo feminino tem se destacado como uma das principais formas das mulheres conquistarem mais espaço na sociedade. Cada vez mais, elas vêm redefinindo o mercado, empreendendo e assumindo novas posições.

Esse movimento é refletido no aumento contínuo da participação feminina no empreendedorismo, um crescimento que, a longo prazo, resulta em um futuro cada vez mais moldado por mulheres. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026, as mulheres representam 54,6% dos potenciais empreendedores no Brasil.

Por acreditar nessa força e buscando impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, uma iniciativa voltada para orientar e inspirar empreendedoras de todo o Brasil. O programa conta com capacitações, mentorias e ferramentas que visam fortalecer o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, ajudando-as a alcançar maior visibilidade e sucesso no mercado.

Sebrae Delas Alagoas

Implantado em Alagoas no ano de 2020, durante a pandemia, o projeto veio com o objetivo de reconhecer, acelerar e impulsionar a trajetória de mulheres empreendedoras, com soluções personalizadas e auxiliando no crescimento de seus negócios em diferentes estágios.

Três pilares compõem o programa: o primeiro deles é o EU. Esse pilar tem como objetivo trabalhar a autoestima e a confiança feminina. O segundo pilar é o MEU, que foca no empreendimento. O objetivo é mostrar à empreendedora que é possível alcançar o sucesso empresarial. O terceiro e último pilar é o NÓS, onde é demonstrada a rede de apoio feminina, para que cada empreendedora perceba que não está sozinha.

Em 2024, no estado de Alagoas, sob a coordenação da analista Érica Pereira, mais de 2.600 mulheres, de 72 municípios alagoanos, participaram do programa, que inclui capacitações, cursos, metodologias, workshops, palestras e oficinas.

Um dos destaques é a metodologia Efeito Furacão, que oferece aulas e mentorias voltadas à pré-aceleração de negócios femininos. De acordo com Érica essa iniciativa tem transformado vidas, principalmente no meio rural.

“Acompanhar a turma de Novo Lino antes e depois da metodologia Efeito Furacão foi um dos momentos mais marcantes de 2024. Mulheres da agricultura familiar que antes não viam perspectivas de futuro, passaram a enxergar novas possibilidades para seus negócios e suas vidas. Foi emocionante ver essa transformação”, relatou Érica.

Em 2025, a proposta é permanecer fortalecendo essas ações em Alagoas, reafirmando o compromisso do Sebrae como um aliado no fortalecimento do empreendedorismo feminino, tendo como meta sempre impulsionar um futuro mais inclusivo e igualitário.

Mentoria e redes de apoio

A falta de conhecimento é uma das principais dificuldades que afetam o empreendedorismo no Brasil, contar com uma mentoria especializada e uma rede de apoio sólida pode fazer toda a diferença no sucesso no mercado.

As mentorias, com seu direcionamento técnico e estratégico, ajudam as empreendedoras a superar obstáculos e otimizar suas decisões, enquanto as redes de apoio oferecem um espaço fundamental de troca de experiências, aconselhamento e conexão com outras mulheres que enfrentam desafios semelhantes.

Essas redes criam um ambiente seguro e colaborativo, onde as empreendedoras podem compartilhar recursos, tirar dúvidas e encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia. Com o suporte adequado além de impulsionar seus negócios, é possível contribuir para a construção de um mercado mais inclusivo e igualitário, onde a troca de saberes e experiências torna-se uma poderosa ferramenta de crescimento coletivo.

O Sebrae pode te ajudar

Transformar a sua jornada empreendedora é simples, basta entrar em contato com o Sebrae, busque-nos em nossos perfis nas redes sociais ou contate diretamente a gestora do programa Sebrae Delas, Érica Pereira, pelo e-mail: erica.pereira@al.sebrae.com.br ou telefone: (082) 99919-7541. Além disso, você pode obter mais informações ligando para o número 0800 570 0800, disponível 24 horas, ou pelo WhatsApp.

*Com informações do site ASN Alagoas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?