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Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Planejamento | DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO
Como definir o seu público-alvo

Saiba como delimitar o seu público-alvo vai te ajudar a implantar estratégias assertivas voltadas aos resultados pretendidos.

· Atualizado em 21/09/2023
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O planejamento da empresa não flui enquanto você não definir qual é o público que você deseja atingir e fidelizar, afinal, o cliente é a peça-chave para manter seu negócio de pé e se você não sabe qual é o perfil do seu cliente, você estará investindo em todos os perfis ao mesmo tempo e não obterá um bom percentual de retorno.

Uma vez definido o público-alvo, os custos com marketing vão diminuir e as estratégias serão mais assertivas, afinal você já vai ter um norte de como e a quem comunicar.  

Além disso, a definição do seu público será fator decisivo para que você possa desenvolver seus produtos e serviços de forma direcionada. A partir disso, sua empresa estará mais próxima de atender a expectativa e gerar um nível maior de satisfação dos consumidores.

Decidir o público-alvo não significa atirar para todos os lados para ter mais chances, pois quando o atendimento é muito genérico, você não consegue atender as especificidades dos seus clientes.

Assim, o ideal é escolher um nicho específico e crescer ao máximo dentro dele e se tornar referência.

Público-alvo X persona

É a análise feita a partir de um grupo com características em comum, como gênero, profissão, idade, etc. Essa segmentação preocupa-se com as características gerais dos clientes.

Por outro lado, a persona é a representação do que seria o cliente ideal de uma empresa, preocupando-se com os problemas, dúvidas e objetivos do cliente, guiando-o até que ele adquira o seu produto ou serviço.

Vantagens de definir o público-alvo

É um dos passos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Dentre os benefícios temos:

- Aumento de vendas

- Comunicação assertiva

- Desenvolvimento de estratégias orientadas a resultados

- Aprimoramento de oferta de produtos e serviços

Mas como definir o público-alvo?

Uma boa estratégia para se aproximar do seu cliente é analisar as dúvidas e problemas do cliente, por meio de enquetes e outras pesquisas:

1. Delimite um questionário para seus clientes contendo perguntas como:

  • Qual o seu objetivo?
  • Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?
  • Quais são suas principais fontes de informação?
  • Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?
  • Etc

2. Busque pesquisas já realizadas sobre a segmentação do mercado em que você está inserido:

A partir disso, você conseguirá obter informações complementares que você não conseguirá com os seus clientes. 

3. Compreenda quais são as características necessárias para ser seu cliente

Esses requisitos podem variar bastante, como por exemplo: é necessário que o cliente entenda de tecnologia? É necessário ter algum equipamento?

Essas foram apenas algumas dicas para te ajudar a evoluir no mercado, em caso de dúvidas sobre esse e  outros temas entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para 0800 570 0800. 

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