this is an h1

this is an h2

Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Finanças | PREÇO
Como precificar meu produto?

A precificação correta do seu produto ou serviço é fator crucial para uma boa gestão financeira e o sucesso da sua empresa.

· Atualizado em 07/07/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Saber precificar o seu produto de forma correta é uma ação estratégica importantíssima para assegurar a permanência da sua empresa no mercado, isso porque pode ser crucial para captar clientes através de um preço justo e ao mesmo tempo conseguir lucro superior ao capital investido. Ao passo que a má precificação pode colocar sua empresa em apuros.

É necessário ter em mente que o preço do produto não pode ser tão caro a ponto de desanimar o consumidor a comprar de você, mas deve ser alto o bastante para que você tenha o lucro necessário. Você, empreendedor, precisa saber equilibrar essas duas necessidades.

Confira alguns passos para fazer a precificação de forma correta:

Calcule as despesas:

Defina os gastos fixos, aqueles que você já tem compromisso firmado com frequência como energia, internet, etc, mas também os variáveis, que são aqueles que dependem de algum fator e são esporádicos. Não esqueça de calcular também os impostos que incidem sobre a compra e venda dos produtos.

Contabilize os custos por unidade

Identifique quanto você gastou para produzir ou comprar a unidade do produto, calcule quanto gastou com a matéria-prima, o tempo de produção, custo de transporte e outros fatores que seu produto demanda.

No caso de serviços prestados, calcule o tempo gasto na prestação para chegar a um preço que cubra os minutos ou horas trabalhadas, cobrindo todo o custo e ao mesmo tempo erando porcentagem de lucro.

Estude o mercado

Esteja sempre antenado às precificações praticadas no seu seguimento, a precificação não é estática, porque o mercado está em constante mudança, os preços das matérias-primas, impostos, custo de vida etc. Por isso é imprescindível acompanhar esses valores constantemente e estar sempre refazendo os seus cálculos.

Modelos de precificação

Markup: baseia-se no custo total de produção ou aquisição do produto, considerando despesas fixas, variáveis, margem de lucro e custo de produção.

Fórmula de Markup: 100/ [100-(despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]

Margem de contribuição: aqui o preço é calculado a partir do lucro bruto almejado, o próprio valor resultante da venda após deduzir custos fixos e variáveis.

Fórmula da Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Em caso de dúvidas, estamos sempre disponíveis para te auxiliar, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou agende sua consultoria em uma de nossas sedes. 

Agendar consultoria


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?