Algumas dicas para aproveitar a páscoa e dar uma alavancada nas vendas do seu serviço ou produto
Com a chegada da Páscoa, surgem algumas oportunidades para alavancar as vendas. Tanto com a venda de ovos de páscoa, doces e chocolates no geral, quanto com a adição de elementos da época nos seus serviços, como embalagens personalizadas.
Por isso, separamos algumas diquinhas para te ajudar a dar uma cara especial ao seu negócio durante essa época.
Os tradicionais ovos de Páscoa são os grandes queridinhos da época, por isso caso decida investir na área, procure por ingredientes e materiais de alta qualidade, preste atenção nos detalhes e cuide para que o acabamento esteja excelente. Lembre-se que o cliente satisfeito sempre retorna e prestando atenção para que o resultado do seu produto esteja perfeito, é quase uma certeza de retorno do cliente.
Por ser um mercado bastante competitivo, para se destacar é preciso empenho e criatividade para entregar um produto e preparo únicos. O produto pode ser o "mesmo" dos concorrentes, porém o preparo e a forma de entregar ao cliente podem ser os grandes diferenciais para agregar personalidade ao seu produto.
Ofereça um cardápio variado para todos os gostos, e um diferencial que pode aumentar sua clientela são os doces para intolerantes a lactose, veganos, zero açúcar, proteícos (com whey protein).
Invista no visual do seu produto, pense o que está dentro das sua possibilidades para entregar um produto esteticamente mais bonito. Utilize laços, adesivos, caixinhas diferentes e com formados variados.
A venda de combos é uma boa opção de variedade que atrai clientes que querem experimentar diversos sabores.
Antes da chegada da época, teste as receitas até chegar ao sabor ideal. E só depois comece a colocar a mão na massa.
Caso não queira investir nos ovos, por ser um mercado mais competitivo na época, analise suas possibilidades e o que se adequa melhor a você. Na Páscoa muitas pessoas procuram por doces como bolos, barras recheadas, brigadeiros gourmet, cookies etc.
Ofereça promoções voltadas à Páscoa e personalize seu produto com embalagens ou decorações da época, mais uma vez coloque sua criatividade para jogo.
As cestas de chocolates também fazem sucesso, para aqueles que querem presentear de uma forma mais bonita e chamativa, as cestas são o produto ideal. Você também pode oferecer uma lista de produtos para que o cliente escolha quais ele quer na cesta dele, e outras formas de personalizar a cesta.
Balões e bolsinhas recheadas com chocolate, buquês de chocolate, são inúmeras as possibilidades, sempre colocando a criatividade em jogo e sempre investindo nos melhores produtos e materiais para seu cliente.
Nem sempre para vender na Páscoa é preciso investir nos doces e ovos, pense em como adequar seu negócio para que fique com a cara da Páscoa e se torne mais atrativo para as pessoas durante a época.
Por exemplo, os negócios voltados às crianças, como lojas de brinquedo, animadores de festas infantis etc. ou organizadores de eventos, mercados, dentre outros, podem investir em caças ao tesouro, coelhinho, ovinhos, por um determinado valor e o vencedor ganha algum brinde ou promoção especial na loja.
A venda de coelhos e outros bichos de pelúcia também tem seu espaço durante a Páscoa, caso você tenha uma loja de artigos ou brinquedos, é uma boa pedida.
O investimento nas redes sociais é uma das melhores maneiras para alavancar as vendas na Páscoa (e em qualquer época do ano), divulgue seu produto ou serviço personalizado para a época nas redes com antecedência para ir conquistando uma gama satisfatória de clientes.
A ideia do empreendedorismo é justamente usar a criatividade, existem diversas oportunidades para gerar renda extra para sua empresa, basta tentar visualizar novas possibilidades e diferenciais.
Por isso é importante separar um tempo para fazer um planejamento anual voltado ás épocas festivas e comemorativas do ano para ver o que seu negócio pode fazer para se destacar e lucrar durante esses momentos.
Trabalhe muito bem o tipo de comunicação que sua empresa vai ter para vender os produtos na Páscoa, independente do seu serviço ou produto, uma comunicação personalizada já faz uma diferença no contato com o cliente. Crie um slogan, logotipo ou propaganda especial para época.
Para vender ovos e outros doces, lembre-se de tirar boas fotos e gravar bons vídeos para que o telespectador sinta vontade de comer o seu doce. Não adianta postar fotos de má qualidade que não capturam com clareza a beleza do seu produto, invista em fotos que pareçam “apetitosas”.
A boa qualidade dos vídeos e fotos é o grande diferencial para vender comida, quanto mais bonito o seu conteúdo mais apetitoso seu produto parece e quanto mais apetitoso mais as pessoas vão ter vontade de experimentá-lo.
Invista em trends no reels, essa ferramente é um dos grandes destaques do Instagram para alcançar não seguidores, por isso, esteja atenado ao que está fazendo sucesso na rede. Hoje o tiktok também é uma rede social de grande movimento para o marketing empresarial.
Live Sebrae SP: Seu negócio está preparado para a páscoa?
Texto Blog Sebrae AL: Saiba o que vender na Semana Santa dentro do varejo
Live Sebrae-SP: Como ganhar dinheiro nessa páscoa
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Você sabia que animais também têm ansiedade?
A emoção é um sinal praticamente instintivo. Já foi comprovado que os animais sentem emoções como felicidade, medo, prazer, surpresa e raiva. Anos atrás, os tutores achavam que seus pets só precisavam de alimentação, água e um ambiente limpo, mas hoje, sabemos que não é bem assim. Os animais precisam de estímulos para evitar sofrimento físico, psicológico e síndromes comportamentais. Estresse em animais Existe o estresse bom, que prepara o animal para situações comuns de sua vida e para sua sobrevivência, enquanto o estresse ruim é prejudicial, pois exige um esforço contínuo que o animal não será capaz de sustentar por muito tempo. Esse tipo de estresse provoca fatores como diminuição de insulina, aumento do risco de diabetes e da produção de ácido clorídrico, além de desequilíbrio do sistema imunológico, dentre outros. Nos cães, o estresse pode gerar mudanças no comportamento do animal, como, por exemplo, a diminuição da ingestão de alimentos, podem tornar-se mais temperamentais e passar a morder as patas de forma compulsiva. Quando notado esse tipo de comportamento, é essencial que o tutor interfira para evitar alguma doença física. Ansiedade em cães A ansiedade é um estado de apreensão ou tensão, geralmente acompanhado de sintomas físicos como aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, pressão arterial e inquietação. Diferentemente dos seres humanos, os animais não falam, por isso, o tutor precisa estar atento ao comportamento do animal. As principais causas da ansiedade nos cães são conflitos na relação com o homem e a restrição de oportunidades para realizar comportamentos básicos de sua natureza. Além disso, já foi comprovado que o comportamento e o humor do dono podem influenciar diretamente no comportamento do cãozinho, porque a energia do dono vai inevitavelmente sintonizar com a do animal. Paula Jackelinne, veterinária na Clínica Veterinária Animal Amigo (CRMV-AL 0300) A veterinária Paula Jackelinne (CRMV-AL 0300) afirma que não existe idade para os pets desenvolverem um quadro de ansiedade, mas que isso acontece principalmente na fase de filhote, levando em consideração suas condições de vida nos primeiros meses, como quando são separados da mãe e dos irmãos, e como foram recebidos no novo lar. Ela afirma ainda que existem raças mais predispostas à ansiedade, como labradores, pastores de Shetland, dálmatas, golden retrievers e chihuahuas. A ansiedade de separação é muito comum entre os cães, pois muitas vezes o animal desenvolve um vínculo tão grande com o dono que acaba se tornando uma dependência. A partir de determinado ponto, o animal se sente extremamente perdido e sozinho quando está sem o seu tutor por perto. A veterinária reforça que é preciso entender as necessidades do animal antes de decidir tê-lo para evitar quadros de ansiedade, depressão, entre outros: "Alguns tutores não pesquisam sobre a raça antes de adquirir um animal, se empolgam e não sabem se o porte do animal é adequado para o espaço que poderão disponibilizar, se a raça é muito ativa e se terão o tempo necessário para brincar, ou se o animal precisa de mais atenção. Fatores como espaço, tempo de dedicação e cuidados físicos e mentais são extremamente importantes." Sintomas da ansiedade em cães incluem: Comportamentos destrutivos Distúrbios de eliminação (incontinência urinária e fecal) Alterações comportamentais na ausência do tutor Morder ou lamber as patas compulsivamente Tornam-se temperamentais ou caprichosos Como aliviar a ansiedade nos cães É essencial buscar um médico veterinário para entender melhor as causas da ansiedade no seu cão. No entanto, existem algumas coisas que o tutor pode fazer para ajudar o animal: O enriquecimento ambiental é uma das melhores soluções para resolver o problema, e existem 5 tipos: Físico: relacionado à introdução de objetos e estruturas que deixem o ambiente parecido com o habitat natural do animal; Sensorial: formas de estimular os sentidos do animal, com brinquedos recheáveis, esconder objetos e petiscos para o cão procurar e deixá-lo farejar durante os passeios; Cognitivo: estímulo da capacidade mental do animal, que pode ser feito, por exemplo, com brinquedos que estimulem a resolução de problemas com recompensa; Social: permitir que o animal conviva com outros; Alimentar: variar a alimentação de acordo com suas necessidades naturais, como por exemplo, ossos bovinos ou suínos. A aromaterapia também é uma opção, pois óleos essenciais comprovadamente têm inúmeros benefícios no controle das emoções, estresse e ansiedade. Alguns exemplos são os óleos de bergamota, camomila-alemã, laranja, manjerona e lavanda. Para os cães que estão sofrendo de ansiedade por separação, é preciso prepará-los para serem independentes, como afirma Paula: "A ansiedade de separação é desenvolvida por atitudes do tutor, que tem a responsabilidade sobre seu pet. Na maioria das vezes, não é intencional; é por falta de conhecimento e falta de informação. O tutor não deve se despedir do seu pet ao sair nem fazer muita "festa" ao voltar, pois o pet associa muito facilmente e começa a ficar ansioso com a despedida e durante todo o tempo que o tutor estará ausente, na expectativa de recebê-lo de volta com aquela alegria ao reencontrá-lo." Ansiedade em gatos Nos gatos, a ansiedade geralmente surge após algum evento traumático que gerou dor, medo ou desconforto no bichano, alguns desses eventos podem ser bastante inofensivos na visão do dono, como andar de carro, receber visitas ou ir ao veterinário. Doenças e dores também podem gerar ansiedade nos gatos e o uso de medicações também, já que o gato fica na aflição de saber que será obrigado a tomar aquele remédio. Os bichanos são muito territorialistas e podem se sentir ansiosos na presença de outros animais. Principalmente se o gato for mais quietinho e sofre agressões dos outros animais, por isso, é preciso estar sempre atento a esse convívio. Essa ansiedade pode provocar o surgimento de outros problemas de saúde, como depressão, gastrite, crises de vômito e diminuição da imunidade. Os gatos são apegados aos hábitos; eles gostam de rotina e qualquer alteração nessa rotina pode gerar desconforto e ansiedade. Os sintomas da ansiedade em gatos incluem: Alteração no apetite (pode deixar de comer ou comer de uma vez) Miados em excesso Urinar em locais diferentes do que costumava Arranhar locais que não costumava e com maior frequência Tornar-se mais agressivo Esconder-se e manter-se isolado Como ajudar o seu gato ansioso? Mais uma vez, ressaltamos que é imprescindível que o tutor leve seu animal ao veterinário para que seja feito um diagnóstico preciso e para que receba as orientações necessárias. Se for constatado que o motivo da ansiedade é a obediência a outros animais, o tutor pode investir em enriquecimento ambiental para que o pet se sinta seguro, como rotas de fuga, disponibilizar prateleiras e deixar portas abertas O enriquecimento ambiental para distração do animal também é importante. Disponha de arranhadores e outros brinquedos. O uso de produtos com feromônio felino também pode ajudar a acalmar o gato. Além disso, é interessante disponibilizar um esconderijo para que ele se sinta seguro em um local só dele e deixar várias caixas de areia à disposição do animal. Estabelecer uma rotina para o pet também pode deixá-lo mais à vontade. Em ambos os casos, lembre-se de que é preciso consultar a opinião de um profissional para identificar o problema do seu cão ou gatinho, sua raiz e como intervir. Como afirma a veterinária, existe cura para a ansiedade em pets, sendo necessário identificar a causa e melhorar a rotina do animal por meio de passeios, contato com outros animais, brincadeiras, enriquecimento ambiental e, claro, muito amor e carinho. "O tratamento para ansiedade em cães e gatos é semelhante, podendo envolver medicações fitoterápicas, feromônios, homeopatia e florais. Hoje, existem trabalhos com o uso de canabidiol e a acupuntura também já é bastante utilizada. Medicações como a amitriptilina têm um excelente efeito, especialmente quando as outras tentativas junto ao enriquecimento ambiental não surtem efeito. Lembrando que, independentemente da medicação, quem tem condições de definir qual usar, quando e em que quantidade é um Médico Veterinário", finaliza a veterinária. Além disso, às vezes, o estado do animal está mais agravado, sendo necessário o uso de medicações indicadas pelo médico. Por Débora Medeiros (conteudista) e Stephanie Larissa (produção textual)
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Aprenda a aplicar um canvas de modelo de negócio
O Business Model Canvas, ou apenas Canvas, é a ferramenta ideal para te ajudar no planejamento estratégico da sua empresa. Ele te ajuda a nortear o seu modelo de negócio. O canvas é divido em nove blocos: Proposta de valor: Nesse bloco você deve definir o valor que sua empresa vai entregar para os clientes, é a chave da sua empresa. É o valor que vai fazer o cliente escolher você ao invés da concorrência. O valor é como o benefício que você tem a oferecer, o que você entrega? Como você está solucionando a necessidade do seu cliente? Esse benefício pode ser quantitativo ou qualitativo. Segmento de clientes: Aqui você precisa estipular quem são as pessoas ou organizações que você quer atingir, qual seu perfil de cliente. Para quem você está criando valor? Para uma melhor performance, segmente primeiro os clientes de maneira macro, definindo aspectos genéricos e depois crie personas para detalhar com maior precisão o comportamento do seu cliente Canais: Nesse momento você deve definir como o seu cliente vai comprar e receber seu produto ou serviço. Pode ser canais diretos, ou seja, aqueles que são próprios como um site, a loja física, já os indiretos são de terceiros, pode ser revenda, sites afins. Quanto mais rápido o cliente chegar a você mais satisfeito ele estará, por isso a escolha do canal é essencial para um atendimento ágil e prático. Relacionamento com clientes: Defina como será a sua relação com cada segmento de clientes, como você vai tornar seu cliente fiel? Lembrando que conquistar novos clientes é mais difícil do que manter um, por isso invista nesse relacionamento a longo prazo. Atividade-chave: Decida quais serão as atividades imprescindíveis para que você consiga entregar o valor que você definiu, como você vai operar seu negócio com sucesso? Fontes de receita: Aqui você deve pensar quanto sua empresa vai gerar através da venda do produto ou serviço, quanto seu cliente estará disposto a pagar, como pagam. Alguns exemplos são: venda de produtos, assinatura, aluguel, licença e leilão. Recursos principais: O que você precisa para manter sua empresa funcionando? Quais recursos são essenciais para manutenção dos canais ou do relacionamento com o cliente por exemplo. Parcerias principais: Defina qual será sua rede de fornecedores, com quem fará parceria, quem serão seus aliados para otimização do negócio e redução de riscos? Estrutura de custos: Aqui você deve descrever todos os custos que envolvem a operação do sue modelo de negócio. Agora que você já sabe como criar um modelo de negócio no Canvas, chegou a hora de colocar a mão na massa e definir o seu modelo de sucesso.Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou agende sua consultoria Canvas clicando no botão abaixo. Agendar Consultoria Canvas
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como definir o seu público-alvo
O planejamento da empresa não flui enquanto você não definir qual é o público que você deseja atingir e fidelizar, afinal, o cliente é a peça-chave para manter seu negócio de pé e se você não sabe qual é o perfil do seu cliente, você estará investindo em todos os perfis ao mesmo tempo e não obterá um bom percentual de retorno. Uma vez definido o público-alvo, os custos com marketing vão diminuir e as estratégias serão mais assertivas, afinal você já vai ter um norte de como e a quem comunicar. Além disso, a definição do seu público será fator decisivo para que você possa desenvolver seus produtos e serviços de forma direcionada. A partir disso, sua empresa estará mais próxima de atender a expectativa e gerar um nível maior de satisfação dos consumidores. Decidir o público-alvo não significa atirar para todos os lados para ter mais chances, pois quando o atendimento é muito genérico, você não consegue atender as especificidades dos seus clientes. Assim, o ideal é escolher um nicho específico e crescer ao máximo dentro dele e se tornar referência. Público-alvo X persona É a análise feita a partir de um grupo com características em comum, como gênero, profissão, idade, etc. Essa segmentação preocupa-se com as características gerais dos clientes. Por outro lado, a persona é a representação do que seria o cliente ideal de uma empresa, preocupando-se com os problemas, dúvidas e objetivos do cliente, guiando-o até que ele adquira o seu produto ou serviço. Vantagens de definir o público-alvo É um dos passos mais importantes para o crescimento de uma empresa. Dentre os benefícios temos: - Aumento de vendas - Comunicação assertiva - Desenvolvimento de estratégias orientadas a resultados - Aprimoramento de oferta de produtos e serviços Mas como definir o público-alvo? Uma boa estratégia para se aproximar do seu cliente é analisar as dúvidas e problemas do cliente, por meio de enquetes e outras pesquisas: 1. Delimite um questionário para seus clientes contendo perguntas como: Qual o seu objetivo? Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo? Quais são suas principais fontes de informação? Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço? Etc 2. Busque pesquisas já realizadas sobre a segmentação do mercado em que você está inserido: A partir disso, você conseguirá obter informações complementares que você não conseguirá com os seus clientes. 3. Compreenda quais são as características necessárias para ser seu cliente Esses requisitos podem variar bastante, como por exemplo: é necessário que o cliente entenda de tecnologia? É necessário ter algum equipamento? Essas foram apenas algumas dicas para te ajudar a evoluir no mercado, em caso de dúvidas sobre esse e outros temas entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para 0800 570 0800. Para agendar consultorias clique no botão abaixo: Agendar consultoria
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Saiba como a previsão de demanda vai fazer sua empresa decolar
O planejamento é a chave para um negócio de sucesso e longínquo, é através dele que é possível se preparar para as transformações e adversidades. Além disso, o planejamento torna possível a antecipação dos suprimentos necessários para atender aos pedidos. A projeção de demanda basicamente é a previsão das condições esperadas para o futuro através de dados, facilitando o conhecimento de variáveis e tendências do mercado. Ao fazer essa previsão a empresa poderá entender o momento e as ações ideais para investir ao longo do tempo estabelecido. Os benefícios da projeção sobre demanda são inúmeros, ela norteia as demais facetas do empreendedorismo, sendo essencial para o sucesso do negócio. Conheça alguns dos benefícios: - Está diretamente ligada à projeção de receitas, sendo fator determinante para evitar prejuízos. - Ajuda a identificar e interpretar as oscilações do mercado e entender como lidar com essas fases. - Auxilia nas estratégias de marketing, principalmente para períodos promocionais; - Auxilia a evitar o armazenamento desnecessário e superprodução ou subprodução; - Planejar necessidade de mão de obra adicional; É através desse planejamento que você conseguirá conferir segurança para as suas estratégias, organizando todas as etapas e ações necessárias para chegar ao objetivo desejado. Mas, caso essas estratégias venham a falhar, você também terá planejado um plano B. O planejamento também torna os objetivos mais claros Além disso, através da previsão de demanda, com o tempo é criada uma cultura operacional mais organizada e fluida entre os colaboradores. Métodos de previsão de demanda Qualitativa: tem como referência a percepção do mercado, reúne intuição, psicologia do consumidor, pesquisas de preferência e tendências voltadas à força do consumo. Ela é feita através de uma aproximação maior com o mercado alvo e o público visado. Nessa abordagem, o setor de marketing é fundamental. Porém, o ponto fraco desse método é a subjetividade que pode dificultar a realização de decisões mais assertivas. Quantitativa: essa tem como base a estatística e os dados, informações internas (da própria empresa) e externas (da concorrência), essa é bem mais assertiva e confiável. Ela explora o histórico de vendas de determinados produtos ou serviços, avaliando variantes. Seu ponto forte é o custo menor em relação à abordagem anterior, porém, sua fraqueza é que as táticas e plataformas de ação se tornam cada vez mais versáteis, e alguns fatores podem ficar de fora do gráfico. Agora você precisa escolher a melhor abordagem A abordagem mista é a ideal, uma vez que tanto a qualitativa quanto a quantitativa possuem vantagens e desvantagens e sozinhas podem não ser tão completas para te auxiliar no seu objetivo. Como fazer a previsão de demanda? Defina os objetivos: definir o prazo, o nicho de mercado, a época do ano e o produto específico. Estabeleça qual método será utilizado Colete os dados necessários: estude as tendências do seu mercado, em quais meses do ano as compras aumentam, se existem datas festivas que contribuem para o aumento. Analise os dados: o último passo é analisar os dados obtidos e tomar as decisões a partir eles Quem deve realizar a previsão de demanda? Geralmente o profissional responsável nas grandes empresas é alguém da área de produção, vendas, marketing e finanças. Já nas micro e pequenas empresas, os próprios donos podem realizar. O importante é saber que independente do tamanho da empresa ou de quem realizará, a projeção de demanda é fundamental para o sucesso da sua empresa. Gostou do tema e quer transformar o seu negócio? Enter em contato conosco através do WhatsApp e fique por dentro das soluções ideais para você.