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Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Inovação | MELHORIA DE SERVIÇO
Inove no seu açougue com 6 dicas

Saiba como inovar em um mercado que está cada vez mais crescente

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Juliana Gomes - estagiária em Jornalismo – sob supervisão de Ruan Lee

· Atualizado em 06/08/2024
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Introdução

Conforme dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o consumo de carnes nos países em desenvolvimento capturou 82% do consumo global em 2021. Em consequência disso, o consumo per capita aumentou em 3,2 quilos por ano.

Nesse sentido, o Brasil está entre os líderes no mundo em relação à produção de carne bovina, tornando-se também o terceiro quando se fala em consumo, segundo dados da Embrapa em 2019.

Pensando no seu sucesso, e em soluções inovadoras para o seu açougue, preparamos 6 dicas para te ajudar a inovar nesse mercado crescente.

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Dicas

1- Crie um selo de qualidade para suas carnes

Em primeiro lugar, é importante que você defina uma marca, para que assim o seu cliente possa lembrar de você quando pensar em produtos de qualidade. 

Seu cliente precisa acima de tudo se sentir seguro ao adquirir os produtos do seu açougue. Além disso, você deve passar credibilidade desde o seu atendimento, até a forma como vende suas carnes e produtos para o setor.

Uma boa forma de criar esse selo é investindo em controle de procedência dos alimentos que você comercializa.

  • Registre a procedência dos alimentos e produtos derivados;
  • Emita notas fiscais das mercadorias e arquive para ter o controle das datas de entradas e saídas;
  • Anote as condições que essas mercadorias chegaram ao seu estabelecimento;
  • Dê visibilidade a todo o processo de convertimento da procedência dos seus produtos. Utilize as redes sociais para isso;
  • Crie planilhas para anotar todos esses dados;
  • Disponibilize serviços de entrega.

 

2- Seja ativo nas redes sociais

Atualmente, não basta ter um estabelecimento, é preciso visibilizá-lo. As redes sociais tornaram-se indispensáveis para trazer essa visibilidade aos negócios, e no ramo de açougues não é diferente.

Primeiro de tudo, você deve definir quais são os canais que irá utilizar para manter esse contato entre você e o seu cliente. Vale lembrar que você também pode optar por mais de um canal, aliás, deve optar por utilizar mais de uma rede. Desse modo, poderá expandir sua rede de clientes, já que, atualmente, as pessoas se dividem entre os diversos canais existentes.

Por isso atenção às dicas que preparamos para que você possa administrar suas redes!

  • Conheça seu público! Qual a faixa etária dos seus clientes? Qual o estilo de vida eles possuem? São ativos nas redes?
  • Tenha um cronograma de postagens, organize suas postagens quinzenalmente ou mensalmente, preparando conteúdos de qualidade;

Mas, o que eu posso postar? Vem com a gente!

  • Encartes das ofertas;
  • Vídeos rápidos mostrando o estabelecimento, a localização;
  • Receitas utilizando suas carnes e outros produtos vendidos;

  • Mostrar como o armazenamento das carnes são feitas e higienização do local;
  • Comentários;
  • Mensagens personalizadas para os clientes;
  • Promoções sobre datas comemorativas.

3- Se diferencie, inove no seu atendimento!

Para garantir que o seu público lembre de você como um empreendedor de sucesso, invista em estratégias que possam te encaminhar para tal. Aqui vão algumas:

  • Já pensou em firmar parcerias com chefes? Então, você pode firmá-las e mostrar em suas redes ou até disponibilizar folhetos ou e-books mostrando como preparar receitas usando seus produtos;
  • Comercialize carnes temperadas ou cortadas. Na correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo para esse preparo;
  • E que tal disponibilizar entregas? Você pode começar inicialmente entregando para regiões mais próximas e depois expandir;
  • Invista em momentos de degustação;
  • Monte kits para ocasiões - churrascos, festas, reuniões.

 4- Humanize seu atendimento

Você já pensou em criar cadastros para o seu cliente? Cadastrar seus clientes é uma ótima forma de conseguir se aproximar e diferenciar também a sua abordagem. A exemplo disso, você pode enviar SMS personalizados, e-mails com ofertas, promoções.

Exemplo: ao se cadastrar no seu açougue, o cliente pode ter direito a ofertas especiais no dia do seu aniversário ou ganhar brindes – um kit churrasco, por exemplo.

Atenção! Lembre-se de solicitar permissão ao cliente para utilizar seus dados. Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGBD)

5- Desperte o desejo de compra através da estética do seu açougue

Você concorda que um ambiente bem-organizado e ornamentado atrai mais a atenção das pessoas? Por isso você deverá dedicar-se ao ambiente do seu açougue. Por exemplo, existem açougues que possuem uma estética própria, como o estilo mais vintage – incluindo até as roupas dos seus colaboradores e a sua – outros apostam em algo mais rústico.

A ornamentação é de extrema importância, visto que esse pode ser um dos primeiros contatos entre você e o seu cliente. Assim, ele precisa atestar que o seu açougue se preocupa com os mínimos detalhes, desde a forma como ele será atendido, até a organização. 

Pensando nisso, você pode conferir através desse infográfico algumas dicas sobre o design do seu negócio "Lojas de carnes com design".

 

6- Controle a procedência dos produtos do seu açougue

As pessoas precisam sentir-se seguras ao adquirir suas carnes e os demais produtos do seu açougue, por isso, adotar um controle dessas carnes, principalmente os processados é de suma importância. Para além de você cumprir com o que a vigilância sanitária exige, você também garantirá a segurança dos seus clientes e atestará que o seu açougue tem uma política rigorosa sobre a higienização das suas carnes e procedência.

  • Observe a temperatura recomendadas para cada carne:
    • Para alimentos resfriados: inferior a 5ºC, ou de acordo com a recomendação do fabricante, contida no rótulo do produto;
    • Para alimentos congelados: -18ºC ou inferior, ou de acordo com a recomendação do fabricante, contida no rótulo do produto;
  • Revise os laudos técnicos necessários para o funcionamento.

Atenção! É importante que sua empresa sempre esteja adequada às exigências da Vigilância Sanitária do seu município e às do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, busque informações referentes à atividade da sua empresa junto à prefeitura local.

Inscreva-se no nosso curso "Boas práticas nos serviços de alimentos", ele é gratuito e no formato Educação à distância - EAD.

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Ficou curioso em como pode nos contatar? É muito fácil! Você pode acessar nossas redes sociais ou ainda, falar diretamente com o analista Ruan Lee, responsável pela carteira de clientes do setor, entre em contato pelo e-mail: ruan.silva@al.sebrae.com.br ou você ainda pode ligar para o número 0800 570 0800, disponível 24 horas, ou pelo WhatsApp.

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