Final de ano está chegando e a decoração floral promete agregar muito nessa epóca mágica.
Débora Medeiros, Lyana Rosa e Klaus Roger
· Atualizado em 23/11/2023Neste tutorial, convidamos Dennison Morais – design floral da empresa Eu Planto – para nos ensinar a fazer arranjos florais natalinos, uma estratégia inspiradora para decorar espaços comerciais durante a época mais festiva do ano.
Em um período movimentado de compras, a aparência da sua loja desempenha um papel essencial e, por isso, os arranjos florais não apenas decoram, mas também trazem inúmeros benefícios, como:
- Atração de clientes, através de uma estética diferenciada que desperta curiosidade e interesse;
- Diferenciação de marca, ao criar memória a partir de experiência única com os clientes; e
- Experiência sensorial, não apenas pelo visual como também pelo aroma das flores, criando uma atmosfera aconchegante que estimula os clientes a passarem mais tempo na loja, aumentando as chances de compra.
Portanto, se você é empreendedor, assista a este vídeo e aprenda a transformar sua loja em um ambiente acolhedor e atrativo neste Natal!
Caso se interesse pelo segmento de flores entre em contato com Débora Medeiros, gestora de floricultura do Sebrae Alagoas através do WhatsApp ou no e-mail debora@al.sebrae.com.br e teremos o prazer de te atender e te guiar nessa jornada!
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Edital para seleção de empresas investidoras para Startups
A chamada pública nº 002/2024 tem por objeto selecionar investidoras em estágio inicial de Venture Capital e/ou Corporate Venture Capital interessadas em celebrar acordo societário com os SEBRAE da região nordeste participantes desta chamada, representados neste ato pelo Sebrae/AL, para execução do programa que realizará capacitações, desenvolvimento dos empreendedores e investimento financeiro nas startups selecionadas na modalidade de mútuo conversível, a ser determinado no processo de valuation estabelecido pela(s) Sociedade(s) em Conta de Participação que será(ão) criada(s) no decorrer da parceria. Para fins de entendimento sobre o que seja o processo de investimento e gestão em startups inovadoras, considerar-se-á: a) A seleção de startups candidatas fundamentada em critérios de competitividade,projeto, processos e serviços;b) Os investimentos financeiros iniciais nos projetos selecionados;c) O programa de capacitação, acompanhamento e mentoria, por tempo determinado, nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos; ed) A aproximação dos empreendedores e empresas nascentes a potenciais clientes e investidores. Será considerado como investidores em estágio inicial de Venture Capital ou Corporate Venture Capital, os investidores cujos valores investidos sejam de até R$500.000,00 (quinhentos mil reais) por startup. Quer saber mais? Acesse o Edital completo. 1 - Edital completo 2 - Errata do Edital 3- Resultado preliminar 4-Resultado final
Thu Aug 29 11:40:56 BRT 2024
Inove no seu açougue com 6 dicas
Conforme dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o consumo de carnes nos países em desenvolvimento capturou 82% do consumo global em 2021. Em consequência disso, o consumo per capita aumentou em 3,2 quilos por ano. Nesse sentido, o Brasil está entre os líderes no mundo em relação à produção de carne bovina, tornando-se também o terceiro quando se fala em consumo, segundo dados da Embrapa em 2019. Pensando no seu sucesso, e em soluções inovadoras para o seu açougue, preparamos 6 dicas para te ajudar a inovar nesse mercado crescente.
Tue Aug 06 08:42:13 BRT 2024
Descubra como inovar na sua empresa
Quando falamos sobre inovação muitos empreendedores ficam desconfiados, achando que é algo bem distante da sua realidade. Isso acontece com você? Hoje quero lhe mostrar que inovar não precisa ser um processo caro ou complicado e que essa pode ser uma prática em qualquer empresa, independentemente do tamanho. Pense na inovação como um quebra-cabeça, onde é preciso juntar as peças certas (ideias, tecnologias, processos) e transformar em algo novo, que faça a empresa se destacar no mercado. E isso pode ser desde um produto ou serviço inovador até um processo mais eficiente e sustentável. Dentro da realidade das micro e pequenas empresas, a inovação deve ser prática e alcançável. Portanto, uma boa ideia é começar olhando para dentro da empresa, identificando os gargalos e pensando em melhorias para cada um. O desafio é tornar esse processo permanente e aqui entra a importância de ter uma gestão da inovação. Isso significa criar um ambiente propício para que as ideias fluam e sejam colocadas em prática de forma organizada e estratégica. Quer saber como implementar uma boa gestão da inovação em sua empresa? Elaboramos um passo a passo para você seguir. Antes de tudo, defina uma estratégia clara e objetiva. Ela precisa estar alinhada tanto aos objetivos que a empresa deseja alcançar, quanto às necessidades dos seus clientes. Crie uma cultura de inovação dentro do seu negócio, pois é fundamental que todos estejam empenhados em encontrar soluções criativas e pensar em melhorias contínuas para os processos e produtos. A inovação deve estar enraizada no cotidiano de toda a equipe para que os resultados sejam cada vez mais efetivos. Após incentivar a geração de ideias para a equipe, estabeleça um processo de gerenciamento de ideias. É preciso registrar todas elas e avaliar cada uma. A avaliação deve seguir alguns critérios como viabilidade técnica, viabilidade econômica e potencial de mercado. Desenvolva uma etapa de prototipagem e testes. Ela é importante para que as ideias selecionadas na etapa anterior possam ser testadas e refinadas antes de serem implementadas de fato. Às vezes, ideias que parecem promissoras não se mostram viáveis na hora da prática. Uma vez testadas e aprovadas as ideias, é hora de implementá-las. Por isso, elabore um plano de implementação. Ele precisa ser claro e mostrar qual o investimento necessário, os prazos e os resultados esperados. Após implementar a inovação, faça o acompanhamento e avalie os resultados. Esta etapa é importante para que seja possível medir o impacto causado pela inovação, tanto para a empresa quanto para o cliente. Por fim, esteja aberto a mudanças e ajustes. Para que sua empresa continue crescendo, é preciso buscar constantemente melhorias nos processos e ter atenção às novas oportunidades que possam vir a aparecer. Não subestime o poder da inovação, pois ela pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, desde o aumento da eficiência dos processos até atração de novos clientes. E lembre-se de contar com o Sebrae para impulsionar seus resultados! Nós temos diversas consultorias de inovação pelo programa Sebraetec, onde subsidiamos 70% do valor da solução. Se você quiser saber mais, clique aqui ou entre em contato com a gente através do 0800 570 0800, que também funciona como WhatsApp.
Mon Mar 11 08:13:51 BRT 2024
Entenda porque seu negócio precisa estar presente no Tiktok
Que o Tiktok se consolidou de vez no Brasil não é novidade! Mesmo que você nunca tenha baixado o aplicativo, é provável que você já tenha visto algum vídeo produzido na plataforma em outras redes sociais. São mais de 1 bilhão de usuários na rede social que se tornou uma grande influência no comportamento e tomada de decisão dos consumidores. A cada dia o Tiktok se mostra um excelente canal para as marcas e empresas, principalmente para os pequenos negócios. Uma pesquisa realizada pela OpinionBox mostrou que 76% dos entrevistados afirmaram que as marcas e empresas deveriam estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores, enquanto 53% dos usuários gostariam que as marcas que eles consomem utilizassem mais o TikTok. Mas o que é o Tiktok? O próprio aplicativo se define como uma plataforma de entretenimento para compartilhamento de vídeos curtos. A plataforma oferece uma forma simples e acessível para as pessoas criarem conteúdo, permitindo que eles ganhem popularidade e viralizem rapidamente. Apesar do foco em vídeos curtos, atualmente é possível publicar vídeos com até dez minutos de duração. Embora seja comum pensar no TikTok como um domínio dos jovens, a realidade é que a plataforma oferece oportunidades significativas para usuários de todas as idades. De acordo com o DataReportal, o Brasil tem 82,5 milhões de usuários com mais de 18 anos utilizando a plataforma. Isso porque o algoritmo do TikTok é projetado para mostrar aos usuários conteúdos com maior potencial de corresponder aos seus interesses. Assim, o conteúdo que você cria tem grandes chances de alcançar o seu público-alvo ideal, que já demonstra interesse em produtos ou serviços semelhantes. “Mesmo que você ainda não esteja postando no Tiktok, esteja presente na rede como consumidor de conteúdo para entender o comportamento do seu público, descobrindo novas tendências, buscando inspiração e tendo insights” diz Thayná Brito, analista de relacionamento empresarial do Sebrae Alagoas. O TikTok não é apenas um canal de vendas em ascensão, mas uma ferramenta poderosa para entender melhor o comportamento do seu consumidor. A tendência "TikTok Made Me Buy It" ou “Tiktok me fez comprar” é um exemplo, onde os usuários compartilham produtos que viraram sucesso na rede e influenciaram a sua decisão de compra. Um dos sucessos notáveis é o gloss Carmed, uma parceria entre a Cimed e a marca de doces Fini, que explodiu no TikTok e vendeu em apenas 20 dias o que era esperado para um ano. Segundo a Forbes, está previsto que os usuários do aplicativo gastem cerca de 2 bilhões de dólares em compras no aplicativo em 2023. No aplicativo, existe uma série de recursos que podem ser grandes aliados das empresas, como anúncios pagos, live commerce e transmissão ao vivo para divulgação e vendas de produtos. Além do mais tradicional, que são os vídeos curtos que funcionam como uma vitrine dos produtos. Agora é a sua vez: explore o TikTok e descubra como esta plataforma dinâmica pode impulsionar o seu negócio no digital. Com uma abordagem estratégica e criativa, você pode transformar o TikTok em um poderoso aliado no crescimento e sucesso da sua empresa.
Mon Dec 11 09:19:04 BRT 2023
Aprenda a tomar decisões assertivas baseadas em dados
Com a competitividade se tornando mais feroz no mercado, as empresas precisam encontrar maneiras para se diferenciar da concorrência ao mesmo tempo em que conquista novos clientes e mantem seus antigos. Nesse contexto, a tomada de decisão baseada em dados (data driven) tem se mostrado uma estratégia fundamental para destacar a sua empresa no mercado. O data driven é uma prática que consiste em colher e filtrar informações, a partir de indicadores verificáveis, que serão analisadas pelo gestor, essa análise vai ajudar a analisar padrões, números e estatísticas que irão auxiliar nas decisões de modo a torná-las mais assertivas. Mas por que os dados são importantes para o marketing da empresa? A ideia é que o data driven permita a visualização do aumento de vendas, comparado à geração de engajamentos para qualificar melhor os leads – visitantes que se mostram interessados pela marca e preenchem formulário para serem contatados novamente. Quando o visitante se mostra interessado pelo que a empresa tem a oferecer, é necessário coletar dados de movimento e interpretar os sinais, só assim a sua empresa vai conseguir entender as probabilidades de geração de leads e possível cliente para o futuro. A quantidade de dados diários presentes nos ambientes de interação de clientes e potenciais clientes é vasta, por isso, é importante coletar dados para atrair e reter esse público. São exemplos desses dados: Segundo estudos realizados pelo Capgemini Research Institute, as empresas que se baseiam em dados tendem a obter 70% mais receita por funcionário e 22% mais lucro. A importância dos dados nas decisões reflete na consistência e crescimento da empresa, com a criação de novas oportunidades para gerar receita, prever tendências, otimizar esforços operacionais e pensar em insights para ações que podem ser executadas. Com o desenvolvimento de softwares, a análise de dados tem se tornado cada vez mais acessível, isto porque são apresentados dashboards bastante intuitivos para facilitar o trabalho dos colaboradores. A partir disso, a análise se tornou quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa se refere aos números e estatísticas (mediana, desvio padrão e outros modelos), já a qualitativa foca em informações que não são mensuradas através de números ou métricas, como entrevistas, vídeos e impressões, basicamente tudo aquilo que as pessoas pensam a respeito das ações da empresa. A tomada de decisões baseadas em dados é importante para evitar o fenômeno conhecido como ‘HiPPO’, termo em inglês que descreve a tendência de a tomada de decisões ser repassada para aqueles que estão no topo da hierarquia, mesmo que não tenham qualificação para tal. Resumindo, quais são os benefícios do data driven? Confiabilidade na tomada de decisões As decisões baseadas em dados têm como características principais sua racionalidade e objetividade, elas não dependem de emoções e meras opiniões, por isso são mais persuasivas. Assim, suas decisões serão muito mais assertivas. Possibilidade de prever Os dados quando apurados com eficiência, podem ser grandes aliados na predição de possibilidades e acontecimentos que sejam passíveis de impactar a empresa e então permitir que os gestores coloquem em prática ações preventivas. Melhora a experiência de compra Os dados ajudam a transformar a jornada de compras do cliente e acrescenta positivamente na experiência do usuário. E ao perceber o esforço da empresa em oferecer uma experiência de qualidade, o cliente se tornará mais cativado e envolvido com a marca. Otimização de processos Os dados facilitam a comunicação, compreensão e integração entre os times envolvidos, auxiliando na agilidade, precisão e praticidade das atividades. E como colocar o data driven em prática? Engaje os colaboradores Implantar uma nova política requer tempo e cuidado, é preciso deixar os colaboradores cientes da importância da prática e como isso vai beneficiar todos os processos da empresa. É preciso realizar treinamentos e reuniões de conscientização. Utilize ferramentas de automação A tecnologia é a maior aliada para ajudar na análise dos dados, facilitando todo o procedimento e tornando-o mais palpável. Dados acessíveis para todos Além de engajar os colaboradores, é importante que eles saibam com quais dados estão lidando e que tenham acesso a todos os dados disponíveis, sendo uma fonte de informação e confiabilidade. Defina responsáveis pela gestão de dados Ter pessoas capacidades para coordenar as atividades é imprescindível, afinal, é preciso ter uma equipe muito bem-preparada para lidar com dados ricos em potencial. Preserve os dados dos clientes Embora os dados sejam importantes para o crescimento da empresa, é mais importante ainda proteger as informações dos clientes. Para isso, você precisa observar a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Gostou do tema e quer transformar o seu negócio? Enter em contato conosco através do WhatsApp e fique por dentro das soluções ideais para você.
Thu Dec 07 10:48:44 BRT 2023
Aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF) para produtores rurais
O app Fácil de Nota Fiscal (FNF) já está acessível para os agricultores. A ferramenta é operada pela Sefaz e atua como um emissora simplificada e prática de notas fiscais eletrônicas. Além da praticidade, o app Nota Fiscal Simples (NFS) possui a vantagem de não cobrar ICMS. O aplicativo também possui a funcionalidade de registro de clientes, tornando mais fácil o cadastramento e compartilhamento de notas fiscais. O acesse ao NFF (Nota Fiscal Fácil) pode ser feito logo após fazer o download por meio da loja de apps do seu celular. O usuário deve possuir registro de agricultora no órgão fiscal estadual e também se cadastrar no portal do governo federal. A Nota Empresarial Simples (NES) oferece maior facilidade na correria do dia a dia, tornando a vida do empresário mais simples, otimizando tarefas que podem ser consideradas complexas. O app está disponível na loja de aplicativos da Apple (iOS) e na loja de aplicativos do Google (Android).
Thu Nov 23 08:55:15 BRT 2023
Como aparecer no topo das pesquisas do Google
O Google pode ser essencial para captação de clientes, por dia 35% das buscas por produtos começa pelo Google e 30% das pessoas que pesquisam por um negócio local na plataforma ligam ou fazem uma visita a empresa em até 24 horas após a busca. Estar bem-posicionado nas buscas é uma garantia de que seu cliente vai te encontrar, então é preciso estar com as informações atualizadas na plataforma, para facilitar o acesso do cliente a você. Para isso separamos alguns passos para você começar essa jornada: 1 – Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que facilita que a empresa seja encontrada nas pesquisas do Google e Google Maps, trazendo informações importantes como: localização, horário de funcionamento, contato, produtos, serviços, fotos etc. - Acesse a plataforma Google Meu Negócio e preencha as informações necessárias, quanto mais detalhada mais chances do seu negócio ter visibilidade e ser encontrado pelos clientes. - Aguarde o recebimento do código de confirmação, é a partir dessa etapa que o Google confirma a existência e localização do seu negócio. 2 – Mantenha suas informações do Google Meu Negócio atualizadas Após o cadastro é imprescindível que você esteja sempre atualizando as informações da sua empresa na plataforma, pois é através do box do Google Meu Negócio que os clientes vão encontrar as informações que precisam antes de ir até você, por isso: - Ofereça o máximo de detalhes sobre seus serviços ou produtos: valor, tamanho, tempo de duração, preço etc. - Coloque imagens de qualidade 3 – Incentive seus clientes a avaliar seu negócio As avaliações no Google Meu Negócio ajudam os algoritmos a identificar sua página como relevante par certos tipos de usuário. Por isso é importante incentivar os consumidores a deixar um feedback e não esqueça de responder a todos os comentários. Isso tudo aumenta as chances da sua marca de aparecer nas primeiras páginas do buscador, além de conferir credibilidade a sua empresa.
Fri Oct 13 11:12:02 BRT 2023
Dicas para estimular a criatividade na empresa
Diante de mercados tão competitivos, para empreender hoje é preciso se diferenciar, e para isso o empreendedor deve ter uma característica essencial: a criatividade para inovar. Isto porque os problemas estão se tornando cada vez mais complexos, sendo necessário pensar em soluções tão complexas quanto. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver a sua criatividade: Ofereça um ambiente de trabalho agradável: As novas gerações valorizam muito o bem-estar: horários flexíveis com a possibilidade de trabalho remoto, desconto em serviços, participação em eventos e um ambiente mais interativo são alguns dos pontos avaliados pelos jovens ao escolher um emprego. Ambientes que fazem o colaborar feliz tendem a aflorar a criatividade e o desejo de contribuição dentro da empresa. Controle do estresse: Propicie uma rotina em que o seu colaborador não se sinta tão pressionado com as tarefas, estar livre 100% da tensão é impossível, mas mantê-la sob controle é imprescindível. Isto porque quando as pessoas estão estressadas, existe uma tendência maior em se limitar ao previsível, ao conhecido. O bom humor nos deixa mais leves e propenso a explorar possibilidades, isso pode ser conquistado através de um ambiente agradável e leve de convivência, espaço para jogos e esportes na empresa, dentre outros. Incentivo às interações pessoais: As interações e trocas de experiências são fatores essenciais para aflorar a criatividade e inspiração, por isso é importante promover um ambiente que facilite essa comunicação. Organize o espaço da sua empresa de forma que os espaços sejam abertos, sem divisórias e outros objetos que dificultem essa interação. Além disso, planeje ações na empresa como happy-hours, que ajudem os colaboradores a criarem socializem. Construa um time diverso: Pessoas iguais pensam da mesma forma, por isso, monte um time com perfis diferenciados entre si, de modo que cada um tenha uma contribuição diferente para a coletividade e se completem entre si. Um time diverso é extremamente rico para a inovação. Utilize abordagens: Uma das abordagens mais utilizadas é a técnica do brainstorming, que são reuniões em que todos os colaboradores propõem ideias variadas, sem pressão ou compromisso, até que nesse compartilhamento de ideias, as soluções vão surgindo. Existem ainda outras ferramentas como Scamper, Mapas Mentais; Positivo, Negativo e Interessante (PIN) ou Lista de Atributos. Leia mais: 7 dicas para estimular a criatividade em sua empresa Quer saber mais sobre empreendorismo e sanar as suas dores? Entre em contato conosco através do Whatsapp ou agende sua consultoria clicando no botão abaixo. Agendar consultoria
Tue Aug 29 09:42:49 BRT 2023
Como conferir credibilidade ao seu negócio através de um blog
A internet é uma das melhores formas que o empreendedor tem de atrair novos consumidores e se aproximar de seu público-alvo e os blogs podem ser um diferencial. Por mais que as redes sociais sejam mais instantâneas e acessíveis, um blog pode conferir mais seriedade e credibilidade para seu negócio. Confira algumas dicas para começar a construir o blog da sua empresa: Estude a concorrência Procure conhecer outros blogs empresariais, como funcionam, como são estruturados, o que abordam e qual a linguagem utilizada. A partir desse processo, você consegue captar quais os pontos mais fortes e adapta-los ao seu blog. Escolha a ferramenta ideal Existem inúmeras plataformas gratuitas para construção de sites: Wordpress, Tumblr, Blogger, dentre outros. Por isso você precisa procurar as opções disponíveis e escolher com cautela aquela que melhor se adequa ao que você quer oferecer. Qual cara seu blog terá? Nesse passo você deve estruturar alguns pontos: Pense como será o seu diálogo com o cliente dentro do blog, qual a linguagem comunicacional você utilizará para se aproximar de seus consumidores; Defina a periodicidade de postagens e atualizações, que precisam ser frequentes; Deixe claro para o seu público para que o seu blog serve e o que seu empreendimento oferece; Destaque a logo e nome da sua empresa na página; Deixe claras as informações de contato básicas do seu negócio (telefone, e-mail, endereço), afinal o objetivo é prospectar clientes. Direcione seu conteúdo ao público-alvo Seu negócio provavelmente já tem a persona definida, então construa seu blog 100% direcionado a essa persona. Temas e conteúdo Seu conteúdo deve mostrar seus produtos ou serviços, mas essa não precisa ser a ideia central. Você precisa mostrar profissionalismo e autoridade sobre os temas apresentados, acrescentando valor ao seu produto ou serviço. Personalidade A personalidade do seu blog deve seguir a linha de raciocínio do seu produto ou serviço, se seu produtor for mais caro, o seu público exige certa formalidade e requinte, então é preciso estar mais atento. Texto feito a partir do texto do Sebrae AM: Dicas de como criar um Blog empresarial Quer saber mais sobre esse e outros temas? Entre em contato conosco através de nosso WhatsApp e te direcionaremos para a consultoria ideal, ou agende sua consultoria em nosso site. Agendar consultoria
Fri Aug 11 09:07:41 BRT 2023
Como inovar nos pequenos negócios
Inovar nos pequenos negócios parece algo impensado para a maioria dos empresários que tive a oportunidade de orientar e prestar consultoria. “Como eu posso pensar em inovação com tantas contas para pagar?”; “Não me venha falar de algo que nem sei por onde começo!”; “Se inovar fosse bom, todo mundo que inovou estaria rico!” Essas e outras argumentações eu já ouvi e ouço até hoje. E por mais que eu possa entender o contexto que elas foram ditas, deixo claro aos meus interlocutores que eles estão – se não errados – observando a inovação sobre a ótica da contestação sem experimentação. Agem mais pelo preconceito, pela ignorância do desconhecer, que pelo senso do conhecimento e da aplicabilidade desse. Mas existem também muitos pequenos negócios que inovam – e isso eu também falo para eles. Não porque todos saibam o que inovar, mas pela necessidade de sobreviver a mercados e a tempos extremamente incertos. Alguns empresários me estimularam – outros me provocaram mesmo – para explicar-lhes o que é inovação para os pequenos negócios. É claro que fui estudar, pesquisar, observar meus apontamentos, analisar minhas experiências com gestão de pequenos negócios para poder apresentar meus argumentos, que aqui apresento. Já começou dizendo que a inovação é – ou ao menos deveria ser - a matéria-prima dos empreendedores, o meio pelo qual esses exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio, um produto ou um serviço diferente. E aqui classifico empreendedor todos aqueles que estão em qualquer ambiente de negócios: micro, médio ou grandes. Entendo, ainda, que os empreendedores precisam buscar ativamente as fontes de inovação, as mudanças que indicam oportunidades para uma inovação de sucesso, sem o qual estarão fadados a serem empresários, terem CNPJ, mas jamais empreendedores. Sim, há empresários que não são empreendedores, como há empreendedores que jamais serão empresários. Aliás, quem disse que para ser empreendedor é preciso ser empresário? E aqui algumas orientações para quem deseja inovar em seu pequeno negócio, mesmo sem saber como fazer: Treine seus funcionários Investir em treinamento de funcionários é uma forma de inovação. Se você tem um salão de beleza pode enviar sua manicure para realizar um curso de aprimoramento. Dessa forma, vai apresentar novos produtos para seus clientes ao mesmo tempo que motiva seu funcionário. Logística Se você trabalha com um nicho em que seus clientes tem dificuldades em ir até sua loja para comprar, criar um delivery pode aumentar seu lucro. Um serviço de entrega não precisa se restringir aos alimentos. Ambiente da loja A proposta aqui é aplicar o conceito de grandes redes de varejo, em seu pequeno comércio. Além de dispor seus produtos de uma forma lógica, que tal investir numa boa iluminação? Tecnologia Segundo o SEBRAE, investir em softwares que organizam e melhoram seus processos de gestão pode gerar um serviço mais otimizado e consequentemente, mais lucro. Conhecimento Deixe de dar desculpas para sua falta de aprimoramento como empresário. Lembre-se de um velho ditado que diz que o “o boi só engorda com o dono do gado”. Hoje em dia estudar está muito fácil. Há muitas opções de cursos e leitura disponíveis na internet que você acessa a qualquer momento. O Sebrae, por exemplo, dispõe de cursos EAD e de treinamentos em seus escritórios. Não deixe para quando o tempo realmente passar. Inovar é questão de sobrevivência para qualquer negócio, especialmente em momentos de crise, como este que o Brasil vem enfrentando. Agora se não quiser inovar, não vá dizer que não lhe avisei. Texto por Marcos Alencar Mestre em Comunicação Social e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas Para saber mais: Caso queira inovar no seu negócio e precise de um norte, agende sua consultoria de hora marcada em uma de nossas sedes ou de forma remota e teremos o prazer de te ajudar nessa jornada. Agende sua consultoria
Fri Jul 07 08:54:30 BRT 2023
Como construir uma marca forte?
Construir uma marca forte no seu nicho não serve apenas para grandes empresas e nem sempre requer investimentos milionários, toda empresa deve investir no desenvolvimento de uma identidade para ser reconhecida no mercado. Pequenos detalhes podem mudar a percepção do cliente sobre seu produto e serviço. Confira algumas dicas para construir uma marca forte: Posicione-se Conheça os diferenciais da sua empresa, consulte os colaboradores, clientes, fornecedores e todos os que estão envolvidos nos processos da sua empresa o feedback deles, como eles enxergam sua empresa, seu produto ou serviço e o que você pode fazer para melhorar Se posicionar é encontrar uma forma de sempre estar na mente do seu cliente. Escolha um bom nome Na hora de criar o nome da sua empresa, pense em um nome que transmite a essência da sua do seu negócio de forma curta e de fácil pronúncia, um nome memorável. Lembre-se que esse nome caminhará junto com você por toda sua jornada, então essa decisão é crucial. Desenhe sua marca A escolha do logotipo é essencial pois ele estará em visibilidade o tempo inteiro, a logo não precisa ser uma obra de arte, faça uma pesquisa, busque os logos utilizadas pelos seus concorrentes, conheça as tendências e entenda a sua persona. Seja uma opção Primeiro você precisa alcançar o seu público-alvo e fazer com que experimente o seu produto, por isso pense nas estratégias para a realização desse primeiro contato. Escolha a cor da sua marca Juntamente com o nome e logo, as cores também definem a sua empresa, escolha uma cor que transmita a identidade do seu negócio. A cor influencia diretamente no público-alvo, por isso, estude e decida com cautela. Padronize Padronize sua marca, para que o cliente lembre de você, é preciso criar uma imagem na mente dele. Não adianta atirar para todos os lados se o cliente não vai conseguir pensar em uma associação específica sobre você. Quer mais dicas sobre esse e outros temas importantes para seu crescimento como empreendedor? Entre em contato conosco através do WhatsApp ou marque sua consultoria clicando abaixo: Agendar consultoria
Tue Jun 13 10:52:42 BRT 2023
ConectaHealth – Circuito Alagoano
O Sebrae em parceria com o Hospital do Amor de Arapiraca irá acelerar startups com foco na resolução de problemas reais da saúde pública do Brasil. Para isso, está aberto o programa CONECTAHEALTH, que possui duração de 12 semanas e irá desenvolver startups e projetos inovadores. Seu negócio passará por uma trilha de conteúdos com oficinas e mentorias, além de estar conectado a ecossistema de saúde e inovação de Barretos (São Paulo) e ao Hospital do Amor, o maior centro de tratamento oncológico da América Latina. Quer acessar ao Programa de Aceleração de Startups? Não perca tempo, as inscrições são até 10 de fevereiro, às 23h59. Clique na imagem e saiba mais informações.