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Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Saiba quais são os tipos de consumidores e direcione suas estratégias

Conhecer o perfil do seu consumidor é essencial para planejar ações de marketing efetivas que irão ser certeiras na captação de clientes.

· Atualizado em 15/05/2023
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Entender qual é o tipo de consumidor do seu negócio é um desafio, mas ao mesmo tempo imprescindível para a criação de uma estratégia eficiente para cativá-los e aumentar as vendas da sua empresa.

Esse é um dos primeiros passos para uma empresa de sucesso, por isso separamos os 5 tipos de consumidores para te ajudar a traçar a melhor jornada para seu cliente.

Mas por que conhecer os tipos de consumidor é tão importante?

O tipo de consumidor que compra do seu produto ou serviço tem grande influência nas estratégias de marketing que devem ser implantadas pela sua empresa, ou seja, conhecer o perfil do seu público é essencial para promover estratégias para convencê-lo de que você e a sua empresa são a melhor opção para ele.

Além disso, você será certeiro nas suas estratégias, poupando recursos, tempo e estratégias que visam alcançar públicos que não são rentáveis para seu negócio, voltando todos esses recursos para uma chance mais provável de venda.

Voltar sua atenção para o público certo também garante que você consiga montar planos que vão satisfazer mais os seus clientes, uma vez que você os conhece e sabe o que eles querem, fazendo com que seu cliente seja mais propenso a fidelização.

Essa identificação é feita a partir de uma análise de atributos, comportamentos e valores em comum entre os diferentes públicos e são divididos em:

Iniciador

Esse consumidor é aquele que dá o pontapé inicial nessa cadeia, é ele quem dará as sugestões de compra do seu serviço ou produto. Ele é influenciado por variados tipos de propagandas: redes sociais, TV e até mesmo as propagandas off como outdoors.

Por exemplo: uma criança que vê na televisão uma propaganda de algum produto e pede para os pais que o comprem, e assim o processo de compra começa.

Para atrair esse consumidor você deve entender qual tipo de iniciador você quer atingir: idade, comportamentos e quais canais mais utilizados por ele. Depois disso, você deve investir em propagandas nesse canal, buscando mostrar soluções e investindo em um storytelling que vai encantar seu consumidor, fazendo com que ele perceba que seu produto ou serviço será útil para ele.  

Influenciador

O consumidor influenciador é aquele que influencia a decisão compra ou contratação do serviço e/ou produto mostrando seu ponto de vista. É uma pessoa cuja opinião é levada a sério pela sua proximidade com o comprador ou pela confiança que possui.

É o exemplo de uma professora ou pediatra indicando aos pais que comprem algum produto específico para ajudar na educação de seus filhos.

Decisor

É aquele que dá a martelada final na compra do produto e/ou serviço, decidindo onde, como e quando comprar. No caso de um produto infantil, seriam os seus pais os decisores.

Comprador

É quem realiza o ato da compra, indo até o local ou fazendo o pedido online

Usuário

Por fim, temos o consumidor usuário, que é aquele que de fato irá dar uso ao produto ou serviço. No exemplo dos pais comprando para a criança, seria ela o usuário final.

Perceba que uma mesma pessoa pode ocupar mais de um posto nesse processo, no exemplo da criança, ela pode ser o iniciador e ao mesmo tempo o usuário, tudo depende da situação.

Enfim, saber quem são as pessoas que compõe essa jornada do consumidor na sua empresa faz toda diferença no planejamento das ações. Não adianta voltar a estratégia para o usuário se essa mensagem não atinge também o comprador.

Por isso, saiba a quem você deve e quer comunicar o seu produto.

Leia também: 

4 perfis de consumidores do futuro e como se preparar para eles

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