Aprenda como utilizar o WhatsApp para otimizar o tempo, aumentar a produtividade e vender mais
O WhatsApp é uma ferramenta gratuita e de amplo alcance para dar um boom nas suas vendas. São mais de 165 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, estando instalado em 99% dos dispositivos móveis disponíveis atualmente no país e sendo uma rede social utilizada diariamente pelos seus usuários.
O aplicativo aproxima o vendedor ao cliente, isto porque, tem uma proposta mais informal e íntimao, por isso deve ser aproveitado pelos empreendedores para criar essa relação. Hoje é muito mais eficaz do que uma venda feita através de e-mail ou telefone celular.
Pode ser crucial para empresas novas, ajudando na captação e fidelização de clientes sem gerar um custo adicional. O aplicativo permite que o vendedor consiga contatar vários clientes simultaneamente, otimizando o tempo e aumentando a produtividade.
A utilidade do WhatsApp para os negócios é tamanha que hoje já existe o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada justamente para pequenos empreendedores terem o contato com o cliente facilitado, através de ferramentas para automatizar, classificar e responder as mensagens rapidamente.
Inclusive recentemente uma ferramenta de pagamento foi adicionada ao WhatsApp facilitando compras através do aplicativo.
Em outras palavras, independente do segmento, o seu público está no WhatsApp, por isso você deve começar a estudar as possibilidades do aplicativo e a melhor forma de entregar conteúdo, serviços, e produtos através dele. Para isso, separamos algumas dicas úteis:
Utilize listas de transmissão
As listas de transmissão são uma forma de disparar mensagens iguais para várias pessoas simultaneamente, isso otimiza tempo e aumenta a produtividade do vendedor, aumentando seu alcance e eficiência. Importante lembrar que antes de inclui-lo na lista, é imprescindível pedir sua autorização, para não acabar sendo um incomodo para o cliente.
Seja preciso
Não exagere no número de mensagens, isso pode acabar sendo inconveniente e afastando o cliente, selecione conteúdos úteis e interessantes para o seu nicho, que possam despertar o interesse e elabore um cronograma para organizar e controlar os envios.
Disponibilize o WhatsApp
Hoje o aplicativo é o meio mais atrativo para o cliente quando o assunto é contato com o vendedor, por isso, sempre disponibilize o seu WhatsApp nas outras redes sociais e na loja física caso possua. A falta dessa informação pode afastar o cliente, que não se sente confortável com outro tipo de contato.
Ofereça suporte
Utilize o aplicativo como uma forma de auxiliar o cliente em suas dúvidas, esteja presente e disponível para dar informações.
Analise suas métricas
É importante avaliar seu desempenho vendendo no WhatsApp, observando dados como tempo de resposta, duração da negociação e de cada etapa do processo de vendas.
Utilize o WhatsApp Web
O aplicativo para web é aberto no navegador do computador e propicia uma visão mais ampla e fácil do chat de conversas. O uso dessa variação permite também que o vendedor tenha acesso ao aplicativo enquanto trabalha e consiga estar atento às novas mensagens assim que chegam de uma forma mais rápida.
Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-ES
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Posicionamento de marca: como isso pode ajudar a minha empresa?
Posicionamento de marca é uma estratégia fundamental no mundo do marketing que visa definir e comunicar a identidade de uma marca de forma clara e distintiva em relação aos seus concorrentes. Em essência, o posicionamento de marca é como uma marca deseja ser percebida pelo seu público-alvo. Para entender melhor, pense em um restaurante de comida mexicana que conseguiu criar um ambiente autêntico onde o cliente se sente em outro país. Através do atendimento, decoração, música e pratos típicos esse estabelecimento consegue se posicionar como o lugar ideal para as pessoas que desejam vivenciar a cultura mexicana dentro do Brasil. É assim que funciona o posicionamento de marca! É preciso que todos os elementos que compõem sua empresa estejam alinhados e reflitam a maneira como você quer que ela seja reconhecida. Foi assim que a Dove se tornou reconhecida por ter produtos para todos os tipos de corpos e belezas ou que a Volvo é lembrada como referência em segurança e conforto dos veículos. Mas essa estratégia também se aplica às pequenas empresas, basta que você encontre seu diferencial. Seja para se posicionar como referência em comidas saudáveis, sem glúten ou lactose ou como uma loja de decoração que trabalha com produtos sustentáveis, por exemplo. Uma estratégia eficaz de posicionamento de marca começa com uma profunda compreensão do mercado em que a marca opera, bem como do seu público-alvo. Isso envolve análises de mercado, pesquisas de consumidor, avaliação da concorrência e uma análise honesta dos pontos fortes e fracos da marca. Com base nessa compreensão, a marca pode então desenvolver uma proposta de valor única e autêntica que ressoe com seu público-alvo. Isso pode envolver a identificação de um nicho específico no mercado, destacando características únicas do produto ou serviço oferecido, ou até mesmo associando a marca a valores e causas que são importantes para os consumidores. Além disso, o posicionamento de marca não é algo estático. À medida que o mercado e as preferências dos consumidores evoluem, as marcas precisam estar atentas e adaptar seu posicionamento para permanecerem relevantes e competitivas. Em resumo, o posicionamento de marca é essencial para diferenciar uma marca em um mercado saturado e criar uma conexão significativa com os consumidores. É uma ferramenta poderosa que ajuda as marcas a conquistarem a fidelidade dos clientes e a alcançarem o sucesso a longo prazo. O que fazer então para conseguir alcançar esses resultados? A estratégia de posicionamento de marca requer um planejamento. Portanto, se sua empresa já está em atuação, o primeiro passo é fazer um estudo para descobrir o quanto e como sua marca é vista dentro do seu ramo de atuação. A partir do resultado desse levantamento, você deve definir os objetivos que pretende alcançar ao posicionar sua marca. São eles que vão mostrar se a estratégia está funcionando ou precisa de ajustes. Em seguida, faça um estudo detalhado com seus clientes para descobrir quem eles são, quais as suas necessidades e preferências. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas, análises de dados já existentes ou até mesmo a partir de conteúdos interativos (como as enquetes nos stories do Instagram, por exemplo). Depois, analise seus concorrentes. Identifique o que a concorrência está fazendo e como essas ações estão sendo vistas pela audiência. Essa análise, juntamente com o cenário que você traçou sobre sua empresa, vai lhe ajudar a encontrar lacunas no mercado e oportunidades de onde investir para ganhar destaque. Assim você conseguirá criar sua proposta de valor ou, caso já tenha, adequá-la ao cenário atual. Ela deve ir além dos seus produtos e serviços, é o seu diferencial, o que vai fazer o cliente comprar da sua empresa e não de outra. Portanto, deve ser clara ao mostrar como você consegue resolver os problemas do consumidor da melhor maneira possível. Nessa hora você pode, inclusive, criar um slogan ou uma mensagem central que capte a essência da sua marca e norteie a comunicação junto ao seu público. Agora é preciso criar uma personalidade para a sua marca, isso vai ajudar a humanizá-la e aumentará a conexão com os consumidores. Para isso, defina o tom e a linguagem a serem utilizados na comunicação, quais causas ela irá defender, além de investir em personalização nos canais de contato com seu público. Afinal, segundo estudo da Accenture, 83% dos brasileiros compram de marcas com as quais se identificam, que estão alinhadas com seus valores. Feito tudo isso, chega a hora de investir em marketing de conteúdo para agregar valor aos seus produtos ou serviços. Escolha os canais que mais se adequam à sua audiência e crie conteúdo para cada um deles, que seja relevante e se conecte aos clientes. Aproveite para mostrar seus diferenciais e comunicar os valores da sua empresa, além de depoimentos de clientes que tiveram seus problemas solucionados. Pronto, agora é com você! Mas se você tem alguma dúvida ou quer a ajuda do Sebrae para entender melhor sobre o tema e colocar em prática, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou ligue para o número 800 570 0800.
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Saiba mais sobre o mercado pet
Com a chegada da pandemia, o mercado de consumo sofreu severas modificações. Empresas que outrora eram consideradas inovadoras, perderam espaço para startups e novos ramos. O mercado pet, foi um dos que mais cresceu durante esse período, de acordo com a CNN Brasil. Só no primeiro trimestre de 2021 o faturamento foi consolidado em R$ 51,7 bilhões. A retomada das atividades fez com que os consumidores também ficassem mais criteriosos e exigentes. Os pets estão sendo considerados como membros da família, desse modo as pessoas buscam por produtos e serviços para que se aproximem da relação familiar para esses bichinhos. Sendo assim, as marcas se atentaram à essa demanda e estão ampliando o seu portfólio. Outra mudança crescente é a inclusão de novas espécies de animais no ambiente domiciliar. Animais silvestres e exóticos estão sendo criados dentro dos lares e fazendo com que a procura por produtos que atendam esse segmento também cresçam. De acordo com a Abinpet, em 2021 o número de répteis e pequenos mamíferos nas casas chegou a 4,2% e a de aves, a 1%, e segue crescendo. Veja a seguir uma clínica veterinária modelo, criada pelo Sebrae Alagoas: O Sebrae e o mercado pet Sempre em busca de soluções o Sebrae tem diversos recursos alavancar o crescimento das micro e pequenas empresas. Os empresários podem contar com uma equipe preparada para atendê-los. O Sebrae pode proporcionar melhorias na gestão empresarial, podendo iniciar com a aplicação de um Diagnóstico IMG - Índice de Maturidade da Gestão. Com este diagnóstico será analisado o grau de competitividade e desempenho da empresa, ao final diante das sugestões ofertadas pelo consultor pode-se desenvolver um Plano de Ação dessas soluções. Com isto contribuímos para estimular o empreendedorismo possibilitando a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Caso tenham interesse em saber como o Sebrae pode contribuir com a melhoria da sua gestão, nos procure em nossos canais nas redes sociais ou entre em contato direto com a Analista Débora Medeiros, responsável pela carteira de clientes do segmento, através do número (82) 9 8113-8894 ou pelo e-mail: debora@al.sebrae.com.br. Além disso você pode saber mais entrando em contato através do número 0800-570-0800, que funciona 24h e pelo WhatsApp. Caderno de tendências Todo esse crescimento gera um leque de novas tendências. As empresas estão em constantes estudos para entender o que o mercado pet no Brasil pode proporcionar. Com o objetivo de ajudar à esses empresários a se prepararem para mudanças, o Sebrae Alagoas lançou a série Sebrae Futuros, que aborda tendências que vão impactar segmentos específicos como o mercado pet. Nesse segmento, o Sebrae lançou o caderno de Tendências Pet que fala sobre como os ecossistemas pet, a área de alimentação gourmet e a saúde e bem-estar animal ganharam enfoque e quais as novas soluções, produtos e serviços demandados. Além disso, o e-book traz informações sobre a implantação de tecnologias no monitoramento da criação de animais exóticos. Em meio à várias tendências que ganham força diariamente o caderno fala sobre as novas formas de alimentação saudáveis para os bichinhos. Além de mostrar a influência digital, isso mesmo, bichinhos que viralizaram nas redes sociais por terem sua vida exposta e se tornaram influenciadores, acompanhados por milhares de seguidores. No caderno, a partir de entrevistas qualitativas realizadas com empresários alagoanos do setor de pets, foram identificados perfis empreendedores diferentes em suas atitudes, necessidades e comportamentos. São eles: O aprendiz, o experiente, o conservador, o inseguro e o inovador. Para saber em qual deles você se encaixa e conferir na íntegra todas as tendências do mercado, acesse aqui o caderno “Pensando em aproximar os clientes e em busca de entender as necessidades e dificuldades do mercado, criamos o Caderno de Tendências. Temos um universo muito grande e em ascensão de pet shops e clínicas veterinárias localizados dentro da grande Maceió e nos colocamos a disposição para atender e ajudar a todos”, explica a analista responsável pelo segmento, Débora Medeiros. Acesse Aqui o Caderno de Tendências
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Saiba mais sobre o Setor Alimentício
Apesar da crise financeira pós-pandemia, o mercado de alimentação vive momentos de prosperidade e ascensão. E a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos devido aos impactos positivos trazidos pelos aspectos socioeconômicos. Com a mudança nos estilos de vida também surgiram novas possibilidades de investimentos. Entender como funciona essa demanda ajuda as empresas do setor a traçarem estratégias de negócios mais eficazes. Além disso, o ritmo de vida agitado das pessoas gera uma busca por produtos que facilitem o dia a dia. Essa ascensão é consequência do crescimento de clientes mais exigentes e criteriosos. Dessa forma, aumenta-se também a busca por alimentos de qualidade e de boa procedência. Selos de qualidade, conquistados por meio de boas práticas de fabricação, armazenamento e conservação, passaram a ser mais valorizados. Os consumidores buscam informações relevantes, leem os rótulos e também pesquisam na internet sobre o produto. Nesse sentido quem diversifica seus produtos e serviços sai ganhando. As empresas de sucesso são de quem busca inovar e se adaptar às mudanças de consumo para a expansão de negócio. A logística impõe que se cresce o público consumidor, cresce também a concorrência, e dessa forma sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado. Caderno de Tendência Setor de Alimentos Com base no impacto causado pelos novos formatos de alimentação sofrido pelo segmento, o Sebrae Alagoas criou um caderno de tendências específico sobre o assunto. Ideal para quem quer estudar o mercado, seja para aplicar técnicas na própria empresa ou para entender melhor as tendências. Dietas inclusivas e focadas na imunidade e na longevidade, novas experiências no ato de comer e a projeção para o mundo digital ganham enfoque no mercado e demandam soluções e produtos. Serviços auxiliados pela tecnologia que auxiliam desde o sistema de gestão e autoatendimento, até a personalização da alimentação, está entre as principais tendências de alimentação fora do lar. Outra questão citada no caderno é a busca por formas de escapar da rotina. Ou seja, ao escolher um local para se alimentar fora de casa, esse consumidor busca locais que promovam relaxamento, experiências diferentes e sensação de liberdade. De acordo com o levantamento 82% dos consumidores buscam locais abertos e ventilados, locais que contenham varandas, mesas ao ar livre e contato com a natureza. Ainda no ponto da tecnologia, o uso das mídias sociais estão modificando totalmente a maneira como o consumidor adquire alimentos e produtos alimentícios. A evolução no fornecimento de produtos com sabor, cor e textura semelhantes à carne animal movimentam o mercado plant based (à base de plantas). Para saber mais sobre as novas tendências e o mercado, acesse o Caderno de Tendências na íntegra. O Sebrae oferece diversas soluções e oportunidades para você empreendedor. Conecte-se com a analista do Sebrae mais próxima da sua cidade: Cristina Moreira e Vânia Brito (Maceió), Suzy Santos (Arapiraca), Edilma Gonçalves (Penedo) e Flávia Regina (Delmiro Gouveia). Ligue ou envie um whatsapp para 0800 570 0800 e solicite o seu atendimento. Caderno de Tendencias
Thu Sep 26 17:14:07 BRT 2024
Evolução do Marketing: a caminhada até o Marketing 4.0
A expressão Marketing 4.0, tão buscada e utilizada atualmente, é o resultado de uma jornada ativa e eficaz no mundo dos negócios. Talvez você não saiba, mas o Marketing sempre acompanha as transformações econômicas e comportamentais dos consumidores. Essas mudanças vão acontecendo aos poucos, seguindo também as inovações tecnológicas até que se transformam em realidade na maioria das empresas. Realize o download do infográfico e receba o conhecimento voltado à trajetória do Marketing.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como gerenciar suas vendas para alcançar melhores resultados
O processo de vendas é um passo a passo das atividades que precisam ser realizadas pela equipe comercial e deve ter as seguintes características: Previsível: ter expectativas de resultados a serem atingidos Escalável: ter possibilidade de adaptar-se ao crescimento da empresa; Avaliável: possível de mensurar em indicadores; Ensinável: possível de repassar para outras pessoas. São as etapas que vão conduzir o POTENCIAL CLIENTE desde o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. Ou seja, o processo de VENDAS deve estar alinhado ao PROCESSO DE COMPRA; Ter processos estruturados contribui para a maior eficiência do seu time de vendas. Mas a grande vantagem é o poder de aumentar o faturamento da sua empresa. Para te ajudar a gerenciar melhor suas vendas, disponibilizamos aqui, gratuitamente, o CANVAS FUNIL DE VENDAS 4.0
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Evento gratuito de lançamento de Tendências automotivas do Sebrae
Com expectativa para crescimento em 2023, o setor automotivo tende a continuar em alta neste ano. Para você ficar por dentro de todas as novidades do setor, o Sebrae está lançando o Caderno de Tendências Automotivas. Através de nosso evento de lançamento gratuito do caderno, fique por dentro das tendências do setor automotivo e aprenda como desenvolver estratégias para tornar seu negócio ainda mais eficiente e alinhá-lo ao futuro. É o evento ideal para te ajudar a antecipar as novidades do mercado e auxiliar nas novas exigências do consumidor e nos rápidos avanços tecnológicos do segmento. O evento acontecerá dia 25 de março (sabádo), das 08h às 12h na sede do Sebrae em Maceió (Rua Doutor Marinho de Gusmão, 46, Centro) e você é nosso convidado! Os ingressos são gratuitos e as vagas limitadas, inscreva-se já clicando aqui.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Dicas para gerir suas vendas
Gerir suas vendas é um dos processos mais importantes na administração de um negócio, e um dos mais antigos também. As vendas começaram a existir antes mesmo de ser criada a moeda, e elas podem ocorrer entre duas empresas, entre uma empresa e um cliente ou entre duas pessoas, sem envolver empresa alguma, como é o caso de plataformas de bens usados. É possível ainda identificar que as vendas envolvem bens tangíveis, aqueles que podemos tocar e ainda a prestação de serviços. Quando se trata de empresas é pelas vendas o dinheiro entra e faz valer a pena todo o esforço diário, não é mesmo? Para tal, é preciso aprender a lidar com a incerteza e ganhar de seus concorrentes a preferência dos clientes. Melhore a gestão da sua empresa com o Canvas Estratégia 5.0
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como garantir uma renda extra no São João?
O São João é uma das épocas mais esperadas por muitas pessoas que gostam de vivenciar as tradições da festa e aproveitar ao máximo o clima da época, o que é um prato cheio para quem está pensando em fazer uma graninha extra durante a festividade. Por isso, separamos algumas dicas do que vender nessa época tão tradicional: 1. Comidas típicas Um dos principais atrativos da época são as comidas deliciosas e tradicionais, investir nelas é sucesso garantido se você fizer um planejamento adequado. Você pode investir em bolo de milho, arroz doce, milho cozido ou assado, pé de moleque, cocada, paçoca, amendoim achocolatado e caldos, dentre outras inúmeras opções. E pensar fora da caixa é sempre bem-vindo, pense em como inovar nessas comidas típicas, teste novas receitas e combinações. Posicione-se em locais estratégicos, como na frente de escolas, faculdades e empresas para vender seus produtos. Participe de festas do seu bairro. 2. Brincadeiras juninas Monte uma barraquinha com brincadeiras típicas da festividade, como pesca, corrida de saco, argolas, dentre outras. É sucesso certo entre todos os público e dependendo do local, você pode ser sua única concorrência. Aqui a localização pode ser a chave para seu negócio, posicionar-se em frente a escolas, faculdades, empresas ou praças por exemplo pode ser um atrativo para aqueles grupos de amigos que estão passando por ali e querem se divertir e dar boas risadas juntos. Chame a atenção. 3. Venda de roupas juninas Para as lojas de roupas, costureiras e semelhantes, a demanda de roupa junina bomba durante a festa. Quem dança quadrilha, quem vai para uma festa de São João, um show, procura por roupas típicas: vestido de quadrilha, chapéus de palha, botas e coturnos, peças em xadrez, cintos etc. 4. Adeque seu negócio Se você já tem um negócio entre no clima da festa, personalize seu ambiente com uma decoração apropriada, personalize seus produtos com embalagens juninas e vista-se para entrar na festa, ofereça promoções e brindes para quem participar de brincadeiras típicas. Para qualquer negócio, é sempre importante pensar nas estratégias antes de começar, estratégias de plano de negócio, atendimento ao cliente, precificação, marketing, dentre outras. Por isso, não deixe de investir nesses aspectos antes de começar. Caso queira saber mais sobre dicas para investir no São João ou em qualquer outra época do ano entre em contato conosco no nosso WhatsApp ou marque uma consultoria conosco. Marcar consultoria
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela? Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais: 1. Gatilho da Escassez e da Urgência As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas. Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”. 2. Gatilho da Prova Social Nesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. 3. Gatilho da Garantia Ao oferecer garantia sobre seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis. Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ”, esse é um gatilho mental muito poderoso. Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein? 4. Gatilho da Novidade Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações. Convide o cliente a ser o "primeiro a saber". 5. Gatilho da Autoridade Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido. 6. Gatilho da Reciprocidade Você já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente. O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda. Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Dicas para manter o faturamento do minimercado em tempos de pandemia
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no comportamento do consumidor e na forma de atuação dos pequenos negócios. Embora os minimercados tenham sido considerados serviços essenciais — e permanecido abertos durante o período de distanciamento social —, muitas empresas do segmento têm passado por dificuldades para se adaptar à nova realidade e manter o faturamento. Neste momento de adaptação ao contexto do “novo normal”, o empresário está sendo desafiado a pensar e a aplicar estratégias que garantam a sobrevivência do negócio durante a passagem da crise, que ainda não tem previsão para acabar, e, ao mesmo tempo, preparem a empresa para o período do pós-crise, onde mudanças bruscas no comportamento, nas prioridades e nas escolhas do consumidor já são realidade. Se você está preocupado com o faturamento da sua empresa em tempos de pandemia, confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio. A retomada segura deve ser o primeiro passo Durante o período de distanciamento social, os minimercados não interromperam as suas atividades, mas tiveram de passar por adequações para seguir as medidas de biossegurança estabelecidas pelos estados e municípios para conter o avanço da pandemia. Com a retomada gradativa das atividades econômicas, a preocupação com as medidas de segurança deve ser reforçada e pode, inclusive, interferir no fluxo de clientes, já que a preocupação com a saúde continua sendo prioridade. Veja aqui o conteúdo produzido pelo Sebrae para o retorno seguro das atividades do segmento de mercearias, minimercados e supermercados. É preciso inovar Antes mesmo da pandemia, a inovação já era uma preocupação constante para uma parcela significativa dos empresários e, com a chegada da crise, passou a ser a porta de entrada para um novo contexto de atuação no mercado. O que o empreendedor não pode perder de vista é que a inovação não acontece, necessariamente, por meio do uso da tecnologia, mas quando cria soluções viáveis para os problemas identificados na empresa, estes como a redução do número de clientes e a queda do faturamento, por exemplo. Levando-se em consideração as novas exigências de consumo, o empresário do minimercado pode investir no treinamento de funcionários com o intuito de prepará-los para o atendimento online. A medida pode garantir a manutenção de clientes antigos e até mesmo atrair novos consumidores. As vendas realizadas por meio de plataforma de e-commerce também podem atrair clientes e manter o faturamento do negócio. Porém, visando a viabilidade do e-commerce, é importante analisar a capacidade de envio e da qualidade com que os produtos devem chegar ao destino. Os empresários de minimercado que ainda não realizam vendas pela internet, mas estão interessados na oferta de produtos no meio digital podem acessar a consultoria do Sebrae de Implantação de E-commerce, clicando aqui para consultar mais informações. Além de disponibilizar produtos em ambiente virtual, o empresário também pode buscar alternativas para pagamento online, como as plataformas especializadas PayPal e Mercado Pago ou até mesmo transferências bancárias. Veja aqui algumas dicas e ferramentas de inovação, preparadas pelo Sebrae, que irão te ajudar. Invista na comunicação com o cliente Durante a pandemia, o número de pessoas que utilizam o celular para pedir produtos e serviços sem sair de casa cresceu consideravelmente. Agora, mais do que antes, o empresário deve se preocupar com a disponibilização de canais de comunicação que possam atender, de forma satisfatória, as necessidades do cliente. Em Alagoas, de acordo com a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, de 25 a 30 de junho, para avaliar o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, as mídias digitais mais utilizadas para atender clientes são o WhatsApp e o Instagram, mas o empresário também pode utilizar o Facebook ou, se preferir, disponibilizar número para receber ligações. O WhatsApp Business, uma ferramenta mais específica para atendimento ao cliente, tem se destacado no cenário da pandemia, auxiliando todo o processo de comunicação da empresa com o cliente, desde o relacionamento com o consumidor até o pagamento do produto ofertado. Confira aqui mais detalhes sobre esta ferramenta. Acesse: Curso - Comunicação e Relacionamento com seus Clientes O cliente deve ter poder de escolha Com a redução do fluxo de clientes nos minimercados, o delivery tem sido a principal alternativa para a entrega de produtos. O que antes era considerado um serviço diferenciado passou a ser, no novo contexto de consumo, uma exigência do cliente. Além de disponibilizar o delivery, que pode ser colocado em prática por meio do uso de aplicativo de entrega, como Uber Eats e iFood, a empresa também pode oferecer ao cliente o serviço de drive thru, em que é possível passar no minimercado de carro, após o pagamento antecipado das mercadorias, para buscar os produtos solicitados. O empresário também pode continuar utilizando as formas tradicionais de entrega, por meio da disponibilização de veículo próprio da empresa ou de parcerias com motoboys que realizam esse serviço. Antes de escolher a alternativa mais viável para o negócio, avalie os custos de todas as operações de entrega. A comunicação também está nas redes sociais Em tempos de pandemia, saber se comunicar e se posicionar para agregar valor ao negócio é fundamental. É preciso levar em consideração que, neste período de distanciamento social, o consumidor está gastando mais tempo acessando as redes sociais e, portanto, o momento é oportuno para investir em presença digital. Com o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o empresário pode obter mais engajamento de clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas. Além de utilizar as redes sociais para comunicar as iniciativas de biossegurança que a empresa está adotando e conscientizar clientes a respeito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o empresário pode utilizar as mídias digitais para divulgar informações relacionadas ao funcionamento da empresa, como horário de funcionamento, canais de comunicação, serviços de entrega, formas de pagamento, variedade de produtos e promoções. Acesse: Curso - Marketing Digital para o Empreendedor Confiança e empatia são fundamentais Em situações de crise, consumidores inseguros ou receosos costumam preferir marcas com as quais já têm certa familiaridade e que são confiáveis, por isso, o momento é ideal para investir na fidelização de clientes, evitando preços abusivos e se colocando no lugar do consumidor, que está em busca de atendimento qualificado e humanizado. Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa Não se esqueça do pós-crise Em meio à pandemia, os esforços estão todos voltados para a adaptação do negócio ao novo contexto, mas o empresário não pode esquecer que o cenário pós-crise também deve ser uma preocupação do presente. É preciso entender como o cliente irá se comportar no futuro para definir as estratégias que serão adotadas para manter a saúde da empresa após a passagem da pandemia. Diante dos desafios trazidos pela pandemia e da necessidade de transformação dos negócios para o pós-crise, o Sebrae em Alagoas tem atuado para auxiliar você, empresário do segmento de minimercados, a encontrar as melhores estratégias para continuar faturando e se posicionar de forma mais competitiva no mercado. Além de disponibilizar conteúdos específicos para a retomada segura dos pequenos negócios do segmento de mercearias, minimercados e supermercados, o Sebrae está disponibilizando, por meio do programa Adapte, uma série de consultorias gratuitas, com soluções em Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação. Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp.
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Saiba como vender mais no Dia dos Namorados
O Dia dos Namorados é uma das datas mais movimentadas do varejo no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a data movimentou cerca de 2,49 bilhões de reais em 2022, o que significa que é uma data crucial para investir em estratégias para vender mais e entrar no clima. Lembre-se que a festividade é temporária, mas o cliente pode se tornar fixo. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um planejamento apaixonante para a data: Ofereça brindes e descontos Não basta oferecer produtos chamativos ou alinhados a data comemorativa se os preços não são convidativos, por isso ofereça descontos e benefícios para os clientes que comprarem seus produtos na época, principalmente se você tiver uma linha de produtos específica para os casais apaixonados. Monte kits e combos Os kits fazem muito sucesso na época, pois os casais não medem esforços para agradar seu companheiro. Os kits eram tradicionalmente feitos para café da manhã ou com doces, porém nos últimos tempos têm surgido várias possibilidades e ideias criativas para montar combos compatíveis com os produtos oferecidos. Use a criatividade. Os combos também podem ser feitos em formato de buquê, por exemplo um buquê de maquiagens ou de acessórios. Se você tem um restaurante, você pode oferecer um cardápio especial para a data, com valores promocionais para o combo: entrada, prato principal, sobremesa e bebida. Personalize os produtos Em qualquer data a customização chama a atenção dos clientes, principalmente naquelas em que o objetivo é presentear, por isso ofereça personalizações padrão para a época são importantes. Mas mais importante do que isso, é uma personalização que o cliente possa fazer de forma exclusiva, como escolher fotos ou frases especiais. Tenha estoque Muitas pessoas deixam para comprar de última hora, por isso esteja preparado para suprir essa demanda a qualquer tempo e se destaque entre os concorrentes. Para isso, é essencial estar atendendo em todas as plataformas, invista no atendimento rápido e eficiente para cobrir esse aumento de demanda. Decoração A decoração do seu estabelecimento pode ser um diferencial, principalmente para àqueles em que o casal vai junto para ter um momento especial, como por exemplo restaurantes, hotéis, sorveterias etc. Crie um clima agradável e romântico para que o casal possa ter uma experiência única no Dia dos Namorados. Essas foram apenas algumas dicas, abuse da criatividade para oferecer uma experiência cheia de amor para os seus clientes durante essa festividade. Gostou das nossas dicas? Caso queira saber mais dicas de negócio entre em contato conosco através do WhatsApp e teremos o prazer de te auxiliar a crescer cada vez mais. Nosso WhatsApp
Thu Sep 26 12:31:54 BRT 2024
Como manter a fidelidade dos clientes
A busca por especialização, cursos, investimentos e novas práticas de negócio é constante para quem tem uma empresa e procura por destaque, crescimento e estabilidade no mercado. Porém, não se pode esquecer de investir no que talvez se configure como a chave de um negócio bem-sucedido: a fidelização de clientes. Sem clientes não há negócio e um cliente satisfeito é aquele que não hesitará em procurar seus serviços quando precisar novamente e ainda te ajudará na divulgação boca-a-boca recomendando seu negócio para os conhecidos. São dois em um, divulgação gratuita e a certeza de um consumidor assíduo. Além de naturalmente ajudar na divulgação da marca, a fidelização reduz custos de retenção de clientes e aumenta as chances de venda, porque é comprovadamente mais fácil vender para quem já conhece e aprova. Vale lembrar que o mau atendimento e prestação de serviço, preços desproporcionais, frete inviável e entrega mal realizada ocasionam o contrário do que se busca, um cliente que não voltará e provavelmente fará comentários negativos de sua empresa para possíveis novos clientes. Por isso, é imprescindível caprichar na hora do contato e no produto ou serviço oferecido. Captar um consumidor fiel requer planejamento, cuidado e jogo de cintura, e além de entregar um serviço e produto excelentes e à altura, você precisa estar atento a algumas diquinhas para fazer seu negócio decolar. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para aumentar suas chances de fidelização: 1. Atenda às expectativas do cliente com folga Defina expectativas altas (dentro da sua realidade) e ao atendê-las busque superar o que foi prometido. Por exemplo, se você prometeu uma entrega dentro de 24h esforce-se para que o pedido esteja nas mãos do cliente antes da data ou horário prometido. Para isso, se planeje e desenvolva uma estrutura eficiente e suficiente para atender essa demanda. 2. Conheça seus clientes e escute suas opiniões Procure saber o que seu cliente espera do seu serviço ou produto para que você consiga atender a essa expectativa, além disso, realize pesquisas de satisfação para saber o que ele pensa sobre sua marca e através das respostas busque melhorar e se moldar para oferecer um serviço cada vez melhor e satisfatório. 3. Seja paciente Não deixe que uma crítica negativa, um estresse ou insatisfação por parte do cliente te tire o foco da venda, respire, seja simpático e busque convencê-lo de que sua empresa é mais do que ele pensa e que vale a pena, mude a opinião dele sobre seu negócio. 4. Mostre-se interessado Atendimento ao cliente é sobre contato e aproximação, por isso, invista no bom atendimento, na simpatia e escuta. As vezes a pessoa que está sendo atendida vê nesse contato uma oportunidade de conversar, escute o que ela tem a falar, mostre interesse na sua fala. Além disso, a escolha das palavras é essencial, pense no que o cliente quer ouvir e fale exatamente o que ele precisa. Busque ajudá-lo e estar disponível. Mesmo que o assunto não esteja diretamente relacionado às vendas, a simpatia e demonstração de interesse aproxima a relação empresa-consumidor e faz o cliente se sentir acolhido a querer voltar mais vezes. 5. Antecipe as necessidades Esteja atento às novidades do mercado e ao que o cliente pode estar querendo para negociações futuras, recomende novos produtos e serviços que possam ser interessantes. 6. Invista em brindes e programas de fidelidade Quem não ama ganhar brindes ou descontos? Ofereça algo que valha a pena a fidelidade: - Invista na indicação: a cada x clientes indicados pelo seu cliente ele ganha algum brinde ou desconto; - Envio de presentes simples em datas especiais; - Invista em fidelização: a cada x compras o cliente ganha algum desconto. 7. Desenvolva estratégias para cada cliente Analise o perfil dos seus consumidores individualmente, como prefere ser atendido, o que geralmente busca, como se comunica, por onde prefere ter contato, facilitando assim a comunicação. Essas são apenas algumas das maneiras de fidelizar o cliente, pense e planeje estratégias voltadas ao seu negócio e teste o que dá certo ou não na sua realidade e na dos seus consumidores. Claro, para o cliente querer voltar não basta seguir as dicas de fidelização, mas também entregar um serviço que vale a pena o retorno!