Negócios colaborativos, vida natural, longevidade, digitalização, saúde e bem-estar são as tendências exploradas pelo professor Marcelo Pimenta.
Marcelo Pimenta é professor, palestrante e empresário, apaixonado por empreendedorismo, criatividade e inovação nos negócios. Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico e consultor do Sebrae.
Conversamos com ele sobre inovação nas empresas e sobre as tendências de negócios para 2023.
Entre as possibilidades mencionadas por ele, temos:
1. Negócios colaborativos
Há uma tendência grande hoje dos negócios se juntarem e colaborarem entre si. A ideia é reduzir custos, aproveitar as complementaridades. Por exemplo, usar o mesmo espaço físico e oferecer algo mais para encantar os clientes.
2. Vida natural
As pessoas estão percebendo que a natureza é a coisa mais perfeita do mundo. O alimento pode ser natural, a roupa, a casa, a terra, o alimento para o pet. Tudo que é natural vai trazer mais satisfação e longevidade.
3. Longevidade
As pessoas estão vivendo mais e uma parcela da população não está sendo atendida. Não existem, por exemplo, escolas, agências de viagem ou hotéis preparados para atender esse público mais maduro e com outras exigências.
4. Digitalização crescente
O consumidor está cada vez mais conectado. Tudo está no celular: redes sociais, lojas online, aplicativos diversos, mapas virtuais, bancos. Seu negócio precisa estar alinhado a essa tendência. A jornada do seu cliente precisa encontrar a sua marca no digital.
5. Saúde e bem-estar
Espaços compartilhados que tenham programas de saúde e bem-estar são diferenciais no mundo de hoje. São temas que podem permear qualquer negócio e você pode ser um embaixador junto aos seus clientes.
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