this is an h1

this is an h2

Thu Dec 09 12:01:14 BRT 2021
Leis | LEGISLAÇÃO
MEI: o que você precisa saber para contratar um funcionário

Tire suas dúvidas em relação à contratação de funcionário.

· Atualizado em 09/12/2021
Imagem de destaque do artigo

Se você é MEI, e pensa em contratar um funcionário, acompanhe os passos abaixo antes de tomar qualquer decisão:

1. Avalie bem o perfil de quem você está contratando;

2. Siga as exigências da CLT;

3. Tenha em mente que o funcionário contratado precisa ter o piso salarial da categoria em que for trabalhar, ou o salário mínimo previsto em lei federal.

Além disso, alguns números são necessários para o seu planejamento financeiro:

O custo total do empregado para MEI é de 11% do valor do salário mínimo ou do piso da categoria.

Cálculo Valor do salário x 11% (3% correspondem à parte do empregador e 8% correspondem à parte do empregado) = custo total do empregado para MEI

Documentos necessários

Para realizar a contratação de forma legal, solicite os seguintes documentos para o seu futuro funcionário:

· Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);

· Certificado militar;

· Certidão de nascimento ou de casamento;

· Declaração de dependentes;

· Atestado médico admissional;

· Declaração de rejeição ou de requisição de vale-transporte;

· Cédula de identidade;

· CPF;

· Cartão PIS.

Preciso de um contador?

Como o MEI tem a vantagem da facilitação de processos, a contratação de um contador não é obrigatória.

Porém, é muito importante que o Microempreendedor Individual tenha acesso a um profissional que esteja familiarizado com a regularização de tais serviços, visto que

algumas informações burocráticas relacionadas a questões trabalhistas serão mais facilmente solucionadas por um contador.

Logo, mesmo que não seja obrigatório, o ideal é contratar os serviços de um contador para evitar que o empregador venha a ter problemas futuros e possa garantir uma contratação sob termos trabalhistas legais.

E, claro, para facilitar o seu trabalho!

Participe!

Com o objetivo de capacitar os profissionais de contabilidade para atuar em gestão, empreendedorismo e inovação visando a criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios, o Sebrae apresenta o curso “Contador Parceiro: construindo o sucesso”. Inscreva-se!

Assista!

Para saber mais, o Sebrae reuniu um passo a passo para garantir que todo o processo de contratação siga o protocolo previsto em lei

Assista ao vídeo do Sebrae Paraná:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?