CRM é um sistema que organiza todos os pontos de contato que a sua empresa tem com o cliente para que fique mais fácil trabalhar suas estratégias de venda.
CRM é um tipo de software desenvolvido para facilitar o relacionamento entre uma empresa e a sua base de clientes. O nome vem da sigla em inglês, CRM (Customer Relationship Management), que pode ser traduzido como “Gestão do Relacionamento com o Cliente”.
Usando um CRM você torna o atendimento e a abordagem de venda mais eficientes, pois conhece o histórico de cada cliente e também dos potenciais clientes.
O sistema de CRM pode ser instalado no computador da empresa ou ser operado na nuvem. As ferramentas costumam integrar e-mail, calendário e softwares de automação de marketing.
Cada membro de sua empresa ou equipe gera muitos dados por dia quando liga para um prospect, faz follow up de um lead ou agenda uma reunião
Normalmente essas informações geradas vão ficar dispersas em documentos do Word, agendas ou planilhas. Só que esta não é a melhor forma de gerenciar os dados, pois é fácil perder algum detalhe sobre o cliente e, com isso, uma oportunidade de venda.
O CRM salva as informações referentes a contatos e prospects, contas, leads e oportunidades em um só lugar, que ficam disponíveis aos membros da equipe. Na plataforma a equipe cataloga as ligações feitas, os e-mails e apresentações enviados e as solicitações atendidas. Se um vendedor não puder seguir com um lead, outro poderá continuar o trabalho.
1. Organizar e controlar o processo comercial da empresa.
2. Ter todos os dados dos clientes num só lugar.
3. Vender mais, melhor e mais rápido.
Com o CRM você percebe melhor as necessidades dos clientes. Tendo os dados em um só lugar, fica fácil encontrar as melhores oportunidades de negócio na hora certa. O contato fica mais personalizado e as ofertas mais eficientes.
Com as informações disponíveis no software, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e selecionar o melhor momento de fazer um contato e uma oferta.
Com o uso de um sistema de CRM, sua empresa vai conseguir identificar inclusive se está perdendo oportunidades. Você tem mais condições de entender os motivos pelos quais um negócio não foi fechado, os pontos fracos do seu produto ou serviço e onde o argumento de vendas falhou.
É importante ter em mente que os clientes cativos nem sempre vão continuar fidelizados. Manter um bom cliente é um desafio constante para as empresas.
Algumas dicas para uma boa experiência do cliente:
· Surpreenda seus clientes entregando um serviço de qualidade que supere suas expectativas.
· Cuide deles bem de perto. Lide com seus problemas diariamente e trabalhe para resolvê-los.
· Entusiasme-os, oferecendo-lhes soluções personalizadas e adaptadas ao seu contexto pessoal.
Os processos de marketing e vendas são otimizados quando estão integrados, já que as informações de ambas as áreas ficam no mesmo lugar para fácil acesso e desenvolvimento das estratégias.
A integração permite ter um processo completo e eficiente de atração, conversão, retenção, monitoramento e satisfação do público.
É possível entender em qual estágio está um determinado lead e como a sua estratégia de conteúdo pode ser ainda mais eficaz para conseguir uma conversão.
E esses dois cenários podem acontecer simultaneamente, com atualizações em tempo real. Na prática, isso vai significar mais rapidez e agilidade para a tomada de decisões, além de aumentar as chances de acerto em cada estratégia colocada em ação.
Ter um CRM pode melhorar as operações da sua empresa e ser o ingrediente que faltava para o seu crescimento. Procure conhecer as opções disponíveis e avalie os benefícios que seu negócio poderá obter.
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Sebrae Amazonas recebe homenagem de Aleam
Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, o Sebrae Amazonas recebeu da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) uma homenagem pelo papel fundamental no crescimento da economia do estado. A Sessão Especial, realizada nesta segunda-feira (31), foi proposta pelo deputado Dr. George Lins (UB) que, devido a uma agenda externa do parlamentar, foi presidida pelo deputado Abdala Fraxe (Avante). Ao discursar na tribuna, a superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), Ananda Carvalho Normando Pessôa, destacou a importância do serviço da instituição no apoio aos pequenos empreendedores do Amazonas. De acordo com os dados do Sebrae, em 2023, sete em cada dez vagas de emprego com carteira assinada no país foram geradas por micro e pequenas empresas. “Nós estamos muito honrados por receber essa homenagem neste mês, que é o mês da Micro e Pequena Empresa. Os pequenos negócios são os verdadeiros homenageados neste dia porque são eles que geram emprego e renda no país. Inclusive, os pequenos empreendimentos representam 94% das empresas brasileiras, ou seja, quem realmente move a economia e promove desenvolvimento social e econômico do país e do nosso estado”, frisou a superintendente do Sebrae-AM.O deputado Abdala Fraxe salientou o papel das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento social e econômico do estado. “Nós aqui, neste momento, representando a ala política do Amazonas, só temos a agradecer a todos aqueles que, mesmo diante das dificuldades, continuam insistindo firmemente para que o espírito empreendedor fale mais alto”, destacou o parlamentar. Durante a cerimônia, foram homenageados 20 empresários de diversos segmentos do Amazonas, incluindo indústria, comércio, serviços, agroindústria, bem como membros do Sebrae-AM.Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas – O Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas é comemorado em 5 de outubro e tem origem na criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, aprovado pela Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999. Atualmente, esse estatuto é regulamentado pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Seu propósito principal é promover o desenvolvimento e a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE) e do Microempreendedor Individual (MEI).
Mon Nov 13 15:57:19 BRT 2023
Você já ouviu falar em ESG?
Artesãos que praticam o ESG costumam ter seu trabalho valorizado, conseguem mais clientes e negócios e, principalmente, ajudam a preservar o meio ambiente. Sabe por que? É que, no mundo atual, os consumidores estão cada vez mais conscientes e, por isso, preferem comprar produtos ou serviços de quem tem compromisso com esses valores. É por isso que você, artesão, que realiza o nobre trabalho de mostrar para o mundo as belezas naturais e culturais do Amazonas, só tem a ganhar ao adotar as práticas do ESG. O Sebrae Amazonas traz dicas valiosas sobre como aplicá-las no seu dia a dia.Baixe o e-book
Wed Nov 01 11:42:10 BRT 2023
Você sabe o que é ESG?
A partir dos anos 60, setores da sociedade em todo o mundo promoveram esforços para remediar danos diversos causados ao meio ambiente, em busca de práticas mais sustentáveis no século atual. Foi quando surgiu o conceito de “negócios responsáveis”, que enfatiza a necessidade de considerar aspectos sociais e ambientais ao lado dos lucros financeiros. Saiba mais sobre os conceitos e entenda porque mesmo os pequenos negócios precisam adotar práticas menos danosas ao meio ambiente. Baixe o ebook para conhecer mais sobre o tema.
Tue Sep 26 15:22:07 BRT 2023
AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS QUE O EMPREENDEDOR PRECISA TER
O aprendizado contínuo e o pensamento inovador fazem o empreendedor prosperar no mundo dos negócios. Sim, ainda há empreendedores que não se entendem com simples tarefas digitais, como chamar um Uber ou abrir arquivos PDF em anexos de e-mail no celular. Que bom que tem sempre alguém ajudando. Para os demais empresários, os negócios acontecem no ambiente digital. As tecnologias digitais pedem algum conhecimento técnico e são importantes também as habilidades não técnicas, como pensamento crítico, comunicação e colaboração. É preciso evoluir e estar preparado para as próximas etapas. As habilidades valorizadas hoje não serão mais as mesmas amanhã, como aponta o relatório The Future of Jobs 2023 (Futuro dos Empregos 2023). https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf O Fórum Econômico Mundial estima que até 2027, 44% das habilidades dos trabalhadores vão mudar, pois a tecnologia está avançando rápido. E que 10 competências são essenciais hoje para profissionais e organizações que desejam se destacar frente ao cenário de mudança. · Pensamento criativo · Pensamento analítico · Alfabetização tecnológica · Curiosidade e aprendizado contínuo · Resiliência, flexibilidade e agilidade · Pensamento sistêmico · Inteligência artificial e big data · Motivação e autoconsciência · Gestão de talentos · Orientação de serviço e atendimento ao cliente
Mon Jul 24 11:37:50 BRT 2023
Dicas para trabalhar no home office
Defina um horário de trabalho É importante definir um horário fixo para trabalhar e cumpri-lo rigorosamente. Você pode se organizar melhor e garantir que tenha tempo suficiente para realizar suas tarefas. Tenha um espaço de trabalho dedicado Crie um espaço de trabalho separado e livre de distrações. Certifique-se de que tenha uma cadeira confortável, uma mesa espaçosa e boa iluminação. Use roupas adequadas Troque de roupa como se fosse sair para trabalhar. Se arrume para trabalhar.Nada de ir para computador de pijama e deixar a “cama nas costas”. Tenha uma boa conexão de internet Cheque esse detalhe antes de fazer home office e, se for o caso, faça um upgrade da conexão antes de iniciar o trabalho em casa. O mesmo vale para linha de telefone, mas tome cuidado para não sair no prejuízo utilizando seu celular particular. Utilizar ligações por WhatsApp são uma boa opção. Faça pausas regulares Fazer pausas regulares pode ajudar a manter sua produtividade ao longo do dia. Tente fazer uma pausa a cada 90 minutos para se levantar, se esticar e descansar seus olhos. Evite distrações Desative as notificações desnecessárias do seu celular, redes sociais e e-mail, e concentre-se apenas nas tarefas importantes. Estabeleça metas diárias Estabeleça metas diárias claras e realistas para o seu trabalho. Isso ajudará você a manter o foco e a motivação. Pratique a autodisciplina É importante ter autodisciplina e se comprometer com sua rotina de trabalho. Lembre-se de que você é responsável por sua própria produtividade e sucesso no home office. Avise seus familiares Se você não mora sozinho, faça com que seus familiares entendam que aquele momento é totalmente voltado para trabalho para que só te chamem ou peçam algo em caso de urgência. Use ferramentas de produtividade Existem muitas ferramentas de produtividade disponíveis, como aplicativos de gestão de tarefas, que podem ajudá-lo a manter o foco e organizar suas atividades.
Tue Apr 25 12:04:40 BRT 2023
Fique atento às oportunidades de negócios na região Amazônica
Acesse o infográfico e aprenda com o Sebrae.