Entenda o conceito de persona usado no marketing digital e veja seu cliente de outra forma

O marketing digital trabalha com segmentação de público e procura selecionar clientes que comprem as ofertas. O objetivo é potencializar as vendas e o relacionamento com clientes. Para isso usa os conceitos de público-alvo e de personas.
É importante entender a diferença entre persona e público-alvo. São bem diferentes em termos de profundidade e não querem dizem a mesma coisa
Público-alvo: homens e mulheres de 40 a 60 anos, que trabalham em home office em apartamentos em cidades movimentadas.
Persona: João, desenvolvedor, chefe de uma equipe de desenvolvimento, não faz mais reuniões presenciais na cidade. Deseja mudar-se com mulher e filhos para uma cidade menor e possivelmente um condomínio de casas com segurança, muito verde e internet de alta velocidade onde montaria seu escritório com uma janela de frente para um cartão postal.
Persona é o cliente ideal na forma de uma pessoa imaginada. É um personagem com nome e sobrenome que se interessa por desejos que os produtos e serviços que oferece podem atender. Se você está criando um condomínio especial com terrenos para a construção de casas cheias de verde, você vai querer falar com o João, que está maduro para o seu produto.
É mais simples falar para o João, de quem você já sabe os sonhos e as preferências, do que para um público-alvo genérico.
Persona é a pessoa que você deseja atrair no ambiente digital. É a pessoa a quem você oferece conteúdo que irá interessá-la e levá-la a comprar um produto, encomendar um serviço, baixar um e-book ou outro propósito de comunicação.
A persona que você criou precisa responder algumas perguntas, que são relevantes para o produto ou serviço que você oferece.
· Nome
· Idade
· Sexo
· Cidade onde vive
· Nível de gerência profissional
· Renda familiar
· Hábitos de consumo online e o que mais desejar saber de importante.
Faz sentido falar em persona para o MEI? Sim, porque ao entender o conceito de persona, o MEI já pode fazer a comunicação com seu cliente de maneira mais sofisticada e já pensa em atender melhor as demandas dele.
Nas empresas são feitas entrevistas com clientes e usuários. A persona do MEI vai sendo moldada pela experiência e percepção do empresário também por meio de pesquisas e entrevistas, porém de forma mais pessoal.
Para se comunicar com sua persona, o MEI usa seus canais. As principais dúvidas e necessidades da persona são oportunidades de relacionamento e conteúdo para posts no blog e nas redes sociais.
A comunicação do MEI é feita para a persona. Entender a identidade dela torna as ações de marketing digital mais eficientes.
Avalie se a sua oferta pode ser melhorada e os benefícios percebidos de forma completa. É possível ter mais de uma persona. Muitas empresas têm até quatro. Apenas não exagere. Ter uma persona apenas pode ser limitador, porém mais de três ou quatro atrapalham o planejamento das ações.
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Fri Sep 12 18:12:32 BRT 2025
O que você precisa saber sobre internacionalização
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Mon Aug 04 17:38:27 BRT 2025
Edital de Credenciamento SEBRAETEC nº 001/2025 no Amazonas
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Tue Jul 15 14:43:39 BRT 2025
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Agregar valor a produtos regionais vai além da produção: envolve contar histórias, valorizar a origem e conquistar mercados exigentes. Para pequenos produtores, especialmente nas áreas de alimentos e artesanato, é possível transformar saberes tradicionais em negócios sustentáveis e lucrativos. Essa jornada começa na qualificação da produção, passa por melhorias na apresentação, obtenção de certificações e culmina na inserção em mercados locais, nacionais e até internacionais.
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Wed Jul 02 10:28:34 BRT 2025
Seminário Empretec
O Empretec é um seminário imersivo de alta performance, cuja metodologia foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele está presente em 34 países e, no Brasil, somente o Sebrae detém autorização para implementá-lo. Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentrar suas limitações, despertar para oportunidades e fortalecer suas habilidades empresariais. O Empretec é baseado no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. A atitude individual do empreendedor é fundamental. Ao longo do treinamento, o participante estuda as principais características essenciais do comportamento empreendedor e promove a revisão de conceitos e atitudes, preparando-se para o mercado e para a vida.
Thu Jun 26 15:22:52 BRT 2025
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No Amazonas, onde a conexão regional é forte, microinfluenciadores, com mil a 50 mil seguidores, têm um poder único: alta credibilidade e engajamento próximo ao público. Diferente de celebridades, eles falam a mesma língua que a comunidade, especialmente em cidades como Manaus, Parintins, Itacoatiara e Coari. Para pequenos negócios—como lojas de artesanato, restaurantes familiares ou pequenos comércios—essa parceria pode aumentar vendas com baixo custo, já que microinfluenciadores costumam cobrar menos ou aceitar trocas por produtos/serviços.