Entenda o conceito de persona usado no marketing digital e veja seu cliente de outra forma
O marketing digital trabalha com segmentação de público e procura selecionar clientes que comprem as ofertas. O objetivo é potencializar as vendas e o relacionamento com clientes. Para isso usa os conceitos de público-alvo e de personas.
É importante entender a diferença entre persona e público-alvo. São bem diferentes em termos de profundidade e não querem dizem a mesma coisa
Público-alvo: homens e mulheres de 40 a 60 anos, que trabalham em home office em apartamentos em cidades movimentadas.
Persona: João, desenvolvedor, chefe de uma equipe de desenvolvimento, não faz mais reuniões presenciais na cidade. Deseja mudar-se com mulher e filhos para uma cidade menor e possivelmente um condomínio de casas com segurança, muito verde e internet de alta velocidade onde montaria seu escritório com uma janela de frente para um cartão postal.
Persona é o cliente ideal na forma de uma pessoa imaginada. É um personagem com nome e sobrenome que se interessa por desejos que os produtos e serviços que oferece podem atender. Se você está criando um condomínio especial com terrenos para a construção de casas cheias de verde, você vai querer falar com o João, que está maduro para o seu produto.
É mais simples falar para o João, de quem você já sabe os sonhos e as preferências, do que para um público-alvo genérico.
Persona é a pessoa que você deseja atrair no ambiente digital. É a pessoa a quem você oferece conteúdo que irá interessá-la e levá-la a comprar um produto, encomendar um serviço, baixar um e-book ou outro propósito de comunicação.
A persona que você criou precisa responder algumas perguntas, que são relevantes para o produto ou serviço que você oferece.
· Nome
· Idade
· Sexo
· Cidade onde vive
· Nível de gerência profissional
· Renda familiar
· Hábitos de consumo online e o que mais desejar saber de importante.
Faz sentido falar em persona para o MEI? Sim, porque ao entender o conceito de persona, o MEI já pode fazer a comunicação com seu cliente de maneira mais sofisticada e já pensa em atender melhor as demandas dele.
Nas empresas são feitas entrevistas com clientes e usuários. A persona do MEI vai sendo moldada pela experiência e percepção do empresário também por meio de pesquisas e entrevistas, porém de forma mais pessoal.
Para se comunicar com sua persona, o MEI usa seus canais. As principais dúvidas e necessidades da persona são oportunidades de relacionamento e conteúdo para posts no blog e nas redes sociais.
A comunicação do MEI é feita para a persona. Entender a identidade dela torna as ações de marketing digital mais eficientes.
Avalie se a sua oferta pode ser melhorada e os benefícios percebidos de forma completa. É possível ter mais de uma persona. Muitas empresas têm até quatro. Apenas não exagere. Ter uma persona apenas pode ser limitador, porém mais de três ou quatro atrapalham o planejamento das ações.
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