Inteligência comercial, monitoramento de mercado, satisfação dos clientes, algumas das vantagens de se fazer um estudo de mercado.

Lailla Oliveira
· Atualizado em 26/09/2023
Estudo de mercado
Um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios, dependendo do tipo da pesquisa, o próprio empreendedor poderá aplicá-la, ou caso contrário, poderá contratar profissionais especializados em pesquisa de lançamento de produtos, bem como empresas de design de novos produtos, consultores da área de marketing. Para isso busque orientações no Sebrae no Amapá, com a equipe de atendimento.
O estudo ou pesquisa serve para identificar, coletar e analisar informações para gerar conhecimento sobre um determinado mercado e seu público, avaliando oportunidades e ameaças, auxiliando na tomada de decisões, recomendando e/ou delineando ações estratégicas adequadas.
Antes da abertura de um negócio o empreendedor precisa possuir clareza sobre as características, componentes, tendências e necessidades do mercado que pretende atuar, ou seja, fazer uma análise prévia da capacidade de consumo dos moradores de um determinado bairro ou região, de suas características e necessidades que motivam a compra: variedade, qualidade, disponibilidade, preços, formas de pagamento, descontos, vitrine, localização, atendimento e etc.
IRIGARAY (2000, p. 122) ressalta que os consumidores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos, o que conduz o empresário a posicionar-se de forma eficaz, ou seja, possuir um profundo conhecimento sobre o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão, etc.), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades.
Mas, lembramos que o estudo de mercado é uma ferramenta que pode ser usada também, depois do negócio já constituído, a primeira pergunta que temos que nos fazer é ... “O que queremos saber?”
Pois, uma coisa é mensurarmos a demanda para um novo produto, o tamanho do mercado em determinada região. Outra coisa é querermos saber qual a percepção que os clientes têm de nosso produto, nosso serviço, da marca da empresa ou como usam, consomem os produtos e embalagens.
Passo a Passo de Estudo de Mercado

- Primeiro Passo:
Para iniciar um estudo é a definição de um objetivo (Exemplo: Conhecer as Características mercadológicas que impulsionam a compra de seus clientes, dimensionar o tamanho da equipe de vendas, ou quais os motivos que provocaram a inatividade de um certo contingente de clientes).
- Segundo Passo:
É necessário selecionar o público a ser pesquisado (exemplo: o cliente a ser pesquisado seria o que compra de forma frequente em sua empresa (cliente ativo) ou um cliente que deixou de comprar em seu estabelecimento a mais de 6 meses e que não possuem débitos com a empresa (Cliente inativo). O público é definido com base no objetivo da pesquisa.
- Terceiro Passo:
É importante definir o tamanho da amostra, ou seja, quantas pessoas deverão respondê-la.
Selecione como será a análise do procedimento técnico, qual a classificação metodológica e frentes de trabalho. Como assim? Qual o método será utilizado.
Exemplo: para a pesquisa junto ao cliente ativo, sugere-se realizar um levantamento/Survey (pesquisa que envolve questionamento direto das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer), ou seja, aplicar a pesquisa a cada término de um atendimento, a abordagem pode ser na saída ou na fila do caixa, enquanto o cliente aguarda para realizar o pagamento.
No que se refere aos clientes inativos, sugere-se coletas de forma direta por ligação via telemarketing, através de questionário.
- Quarto Passo:
Elabore um roteiro, com perguntas simples, objetivas, diretas e imparciais; Ah! Faça um teste antes de aplicar junto ao seu cliente, devem ser testadas internamente, visando realizar ajustes para que tenham fácil entendimento junto aos entrevistados; Em seguida feche o questionário com as perguntas já testadas e validadas.
- Quinto Passo:
Aplique junto ao público selecionado, buscando ser isento. Não direcione as perguntas para obter as respostas que você deseja.
Também tenha ciência da importância do sigilo das informações. É dever do aplicador sob todas as formas a confidencialidade das informações obtidas junto ao cliente, conforme reza a Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD e a ética.
- Sexto Passo:
Compile os resultados e analise as respostas. Com a tabulação e análise dos dados coletados.
Desse modo, o estudo de mercado, que lhe permitirá ter mais segurança para decidir se é o momento mais acertado para investir ou não com o mínimo de riscos.
Para expandir mais seus conhecimentos sobre o tema entre em nosso Portal (Clique aqui) e acesse os artigos Estratégias para gerir sua empresa de forma eficiente (Clique aqui).
O Estudo de Mercado pode englobar as seguintes perspectivas para a empresa
- Análise da perspectiva demográfica;
- Análise da perspectiva econômica;
- Análise da perspectiva tecnológica;
- Análise da perspectiva produtiva;
- Análise da perspectiva sócio-política;
Você empresário, poderá usar essas categorias ou perspectivas para identificar seu padrão da clientela e determinar seu perfil. Isso o ajudará a incrementar seus esforços de marketing.
Lembre-se também da importância de se dedicar ao seu negócio, explorar mais informações e transformá-las em conhecimento.
No Brasil, por exemplo, as MPE e empreendedores podem conseguir importantes dados em órgãos governamentais como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Há ainda publicações empresariais e setoriais, como anuários, jornais digitais, revistas portais e sites de serviços de pesquisa IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), Instituto Gallup (especialista em análises globais de mercado que ajuda líderes e organizações a resolver seus problemas mais urgentes, Vox Populi (especializada em pesquisas de opinião e de mercado), além de fundações e institutos.
Vantagens
- Visão estratégica do negócio;
- É fundamental para um bom desempenho nas diversas fases do seu negócio;
- Possibilita uma decisão comercial mais segura e fundamentada;
- Os estudos apontam tendências e oportunidades;
- Melhor relação e comunicação com a clientela;
- Direcionamento de campanhas promocionais;
- Acompanhamento periódico do movimento de compras por cliente;
- Direciona nas tomadas de decisões sejam elas de curto médio e longo prazo;
- Identificar cenários e tendências que o auxiliarão a empresa definir suas estratégias de atuação.
- Possibilita conhecer melhor a clientela e característica de consumo, contribuindo para a fidelização.
- Além de servir de instrumento para coletas de dados do público alvo que irá revelar a motivação de compras em seu estabelecimento, ajustando assim as estratégias de gestão e marketing para manutenção de clientes ativos e reativação de clientes de forma planejada.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.
Conteúdo relacionado
Como elaborar um cadastro de clientes
Um bom cadastro é aquele que identifica oportunidades de vendas a partir de informações relevantes sobre o cliente. Essas informações são divididas em alguns grupos. O primeiro grupo está relacionado com a identificação básica, como Nome; Telefone; Endereço; E-mail; Data de nascimento e algum documento, se for necessário. O segundo grupo traça o perfil e o potencial de consumo do cliente Por exemplo, uma loja de calçados precisa conhecer o número que seus clientes calçam. Já uma agência de turismo, a época que eles costumam fazer as suas viagens. O terceiro grupo corresponde ao histórico de compras do cliente. É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas. Já no terceiro você são as informações do cliente Idealmente, podemos montar um cadastro de clientes utilizando-se das ferramentas de informática, ou então, podemos iniciar, de forma bem simples, a montagem de um banco de dados utilizando fichas de clientes, por exemplo. O cadastro de clientes deve conter um conjunto de informações que permita o aperfeiçoamento do relacionamento da empresa. As informações do cadastro do cliente se dividem em três grandes grupos: Identificação: são as informações básicas para o relacionamento com o cliente, como nome completo, endereço, telefone, e-mail, número de documentos, data de nascimento, estado civil, profissão, etc. Também tem o perfil de preferências do cliente São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar. - Histórico de compras e contatos: são os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também a todos os contatos telefônicos e malas diretas enviadas. As informações do cadastro precisam ser constantemente atualizadas, pois com o tempo, os clientes mudam de endereço, trocam seus telefones e até mesmo as preferências. O cadastro de clientes é uma das mais importantes ferramentas de marketing da pequena empresa; por isso, mantê-lo organizado e sempre disponível permite aproveitar grandes oportunidades. Lembre-se! O cliente que compra à vista também precisa ser cadastrado; afinal, ele também é ou poderá ser um cliente preferencial. Se ficar com dúvida é só procurar a Sede do Sebrae no Amapá ou ligar para o 0800 570 0800
May, 2025
Búfalo – um produto diferenciado para mercados diferenciados
O Estado do Amapá é o único do País, em que o rebanho de bubalinos é maior que o de bovinos no Brasil. O rebanho brasileiro da espécie Bubalus bubalis está estimado em aproximadamente 3.500.000 (três mil e quinhentas) cabeças, sendo que cerca de 50% estão concentradas na planície aluvionar do delta do rio Amazonas, onde está localizado o Estado do Amapá. De acordo com um estudo da Universidade da Flórida a carne bubalina chega a ser até 40% menos calórica que a carne bovina, além de apresentar maiores teores de proteínas e vitaminas. A criação de búfalos é mais barata e gera mais lucros em relação à criação de bovinos, o manejo dos búfalos é semelhante ao de bois. Considerando esse cenário, abre-se a oportunidade para a implantação de um abatedouro-frigorífico especializado no abate de bubalinos (Halal Meat), destinados aos países islâmicos, e cortes finos, visando atender também a outros mercados diferenciados, como Estados Unidos e Europa, onde a carne do búfalo tem preços mais do que atraentes. Tão logo recebamos a certificação de zona livre de febre aftosa, toda essa potencialidade pode criar um ambiente favorável para a implantação da indústria de laticínios.
May, 2025
Aprenda boas práticas na manipulação de pescado
Dentro da piscicultura as boas práticas estão aliadas à manipulação do produto. É importante que as boas práticas comecem desde o momento em que o peixe é retirado do rio ou do mar. Assim, pode-se evitar a transmissão de doenças oriundas da infestação de micróbios ou parasitas nos peixes, por isso, a importância de adotar boas práticas no seu negócio. Desta forma, o alimento não é contaminado e a qualidade e a saúde são garantidas ao seu cliente. Cuidados na manipulação Para começar, é importante lavar as mãos. É um ato simples, mas que pode evitar muitos problemas na manipulação do pescado. Portanto, lave as mãos antes de pegar nos alimentos, após usar o banheiro ou mexer no lixo. Veja como lavar as mãos corretamente: 1) Na hora de lavar as mãos, utilize água corrente. 2) Esfregue a palma e o dorso das mãos e utilize bastante sabonete nestas partes, incluindo as unhas e os espaços entre os dedos, por em média, 15 segundos. 3) Enxágue bem as mãos até retirar todo o sabonete. 4) Seque bem as mãos. 5) Finalize utilizando um produto antisséptico. Observação: durante a venda do pescado, mantenha uma pessoa para lhe ajudar na venda. Somente uma pessoa pode pegar no dinheiro, a outra fica responsável por manipular o pescado. Jamais permita que manuseiem dinheiro e alimento ao mesmo tempo durante as vendas.
May, 2025
6 dicas para escolher a melhor divulgação para sua empresa
Umas das principais dúvidas do empreendedor depois de montar seu negócio é como escolher a melhor divulgação. Fator esse que se torna determinante para alcançar resultados positivos, uma vez que o número de cliente está proporcionalmente ligado a receita da empresa e por conseguinte a obtenção de lucro. Acompanhe a seguir 6 dicas para ajudar você a escolher a melhor divulgação para sua empresa.
May, 2025
Fábrica de farinha d'água e tapioca, um negócio rentável
Futuro empresário pensando em montar um negócio de baixo investimento e com custo benefício rentável? A fábrica de farinha d’água e tapioca é uma oportunidade de negócio. A farinha d’água e a tapioca são derivados da mandioca, raiz brasileira utilizada para inúmeros produtos. Fonte de carboidrato a mandioca e seus derivados são hoje consumidos e bastante procurados de um modo geral, mas principalmente por quem está querendo montar um negócio lucrativo.
March, 2025
Mercado, como analisar meu concorrente
A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação, abaixo listamos questões que devem ser analisadas continuamente. Identificar os pontos principais para diferenciação da concorrência tornando-se cada vez mais competitivo, localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior, atendimento personalizado. Avaliar se com uma estrutura mais enxuta é possível ser mais eficaz que os concorrentes. Identificar as necessidades que não são atendidas pelos concorrentes.
March, 2025
Consultoria de Diagnóstico de Franqueabilidade
A consultoria tem o próposito de diagnosticar se um negócio independente poderá se transformar numa franqueadora, onde a empresa será capaz de multiplicar sua marca e seu conceito de negócio de forma padronizada e estruturada por intermédio de outras empresas chamadas franqueadas. Público Alvo: Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempresa - ME: 30h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 30h
March, 2025
Consultoria em Gestão de Mercado
Apresentará um quadro confiável da real situação que está sendo vivenciada, abordando aspectos de mercado, identificando as dificuldades que a sua empresa apresenta, bem como apresentará pontos favoráveis que podem ser aperfeiçoados, base para elaboração de estratégias de ação e de intervenção da empresa. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual - MEI: 20h Microempresa - ME: 60h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 80h
March, 2025
Consultoria em Pesquisa de Mercado
A consultoria tem o intuito de produzir conhecimentos através de pesquisas para o setor de interesse, a fim de subsidia-lo para o crescimento e tomada de decisão em relação aos negócios. Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Carga horária: De acordo com o seu tipo de empresa. Microempreendedor Individual MEI ou Potencial empresário: 80h Microempresa - ME: 80h Empresa de Pequeno Porte - EPP: 100h
March, 2025
Gestão Estratégica de Vendas
Estratégias para os empresários de microempresas, incrementarem o volume de vendas a partir do entendimento do comportamento do consumidor e do processo de vendas. O Sebrae apresenta no Projeto “Na Medida” um conjunto de soluções em gestão empresarial para você e sua microempresa, de forma simples e objetiva, levando em conta os principais problemas do dia a dia dos empresários. Podendo desenvolver competências para potencializar o perfil da sua equipe e ações de treinamento e capacitação. O curso “Gestão Estratégica de Vendas” tem o propósito de oportunizar momentos de reflexão para os profissionais envolvidos com vendas – seja na função de gestor de vendas ou na função direta de vendedor.
March, 2025
Negociando o contrato de entrega no comércio exterior
Dentro da negociação, um ponto muito importante é a entrega e a forma de transporte (também chamada de modal). Dependendo do Incoterm negociado, o exportador ou o importador arca com os custos logísticos. É preciso ter em mente o preço que será cobrado e a expectativa de entrega, inclusive para verificar a viabilidade do negócio. No que se refere à decisão pelo modal a ser utilizado, vários pontos são importantes, como segurança no transporte, distância, necessidades específicas da carga, urgência da entrega, preço de frete e restrições para transporte.
March, 2025
Guiana Francesa - Amapá
A fronteira Amapá-Guiana Francesa é a única área onde existe a real possibilidade de integração produtiva local entre o Brasil e a União Europeia. A Guiana Francesa é uma região da França na América do Sul, que tem no Amapá o seu parceiro preferencial no projeto de cooperação regional. A integração sociocultural já é uma realidade em festivais, competições esportivas e até mesmo em laços familiares. O comércio de subsistência na fronteira é muito intenso, já regulamentado através do Acordo Transfronteiriço pelos dois países (Brasil e França). A produção semimanufaturada de um lado poderia ser finalizada no outro, com obtenção de benefícios fiscais e financeiros em ambos os lados da fronteira.