Na era digital as redes sociais se tornaram fundamentais para o mercado de trabalho, produtos ou prestações de serviços para às Micro e Pequenas Empresas.

Com direcionamento na interatividade e visibilidade a utilização das ferramentas do jornalismo digital posiciona na web, as empresas de micro e pequeno porte e o Microempreendedor individual (MEI) a fazer e desenvolver negócios.
De maneira estratégica utilizando textos jornalísticos, as marcas, produtos e serviços de micro e pequenos negócios ganham acessibilidade junto aos públicos, por meio das ferramentas de comunicação do jornalismo digital (portais informativos, blogs e redes sociais) de forma imediata e interativa.
Jornalismo online ou ciberjornalismo é o jornalismo não convencional praticado no novo meio comunicacional na internet, não utiliza as técnicas do jornalismo tradicional.
No jornalismo tradicional, a construção da notícia aplica a técnica da pirâmide invertida (as informações mais importantes estão no topo) e as notícias no jornalismo digital propõe uma estrutura de blocos que permite que o leitor construa a sua leitura da notícia.
O jornalismo digital nas micro e pequenas empresas, nos faz refletir num tema pouco conhecido por ser uma estratégia de comunicação que se dá na prática. O ritmo da inovação das tendências não é acompanhado nas academias. Entendimentos mais intensos sobre sociologia e tecnologia são necessários e exigidos para o planejamento digital relacionado à web e ao seu significado para o mundo dos negócios.
O jornalismo digital, assim como na rádio, o texto pode ser mais descontraído e informal, além de utilizar de vídeos, fotos, entrevistas e comentários, característica que se assemelha à televisão.
Na Internet estão presentes os podcasts em que emissoras disponibilizam as principais notícias de sua programação e textos como os do jornal impresso podem ser publicados sem limites de caracteres. Percebe-se então a internet como uma plataforma capaz de cobrir todas as mídias conhecidas até o momento.
Nesse formato de comunicação e interatividade, o jornalismo digital contribui para que as Micro e Pequenas Empresas possam lidar com a instabilidade no mercado e se mantenham competitivas, em ambiente favorável de crescimento e sobrevivam em meio às empresas já consolidadas.
Profissional do Jornalismo Digital
As oportunidades na internet são incalculáveis para quem tem perfil empreendedor. Mas, é preciso estudo, dedicação, força de vontade e, acima de tudo, iniciativa.
O jornalismo passa por um tempo de reconstrução e o profissional passa a ser reinventado.
Assim como as empresas precisam ter um alto nível de competitividade para conquistar novas fatias de mercado, o profissional internauta precisa ter competitividade para se destacar no nicho do jornalismo digital.
O jornalismo digital competente, utiliza a tecnologia a seu favor. O repórter escreve a matéria e deve ser multimídia para saber diagramar, montar o site, fotografar e editar.
O texto da internet, possui características básicas, que se diferem de outros meios de comunicação, entre elas, a integração de informação com textos, imagens e sons, linkagens para diversas informações em diferentes formatos como texto, áudio e vídeo; interação entre o leitor e o produtor de conteúdo; possibilidade do conteúdo ser atualizado a todo momento; e a capacidade de armazenamento do conteúdo por tempo e espaço ilimitado. O usuário tem a liberdade de escolher a sua rota de navegação e ao seu modo.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
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Como funciona as corretoras de valores
Se você deseja e tem vontade de investir em: Ações ou; Aplicar no Tesouro Direto. É necessário a contratação de uma corretora. Saiba como as corretoras funcionam e como elas podem ajudar sua empresa a fazer ótimos investimentos. Se você não tem um alto valor para investir mensalmente na Bolsa e no Tesouro Direto, o cadastro em uma corretora, é algo mais acessível para o seu negócio. Diferenças em aplicação em bancos e corretoras Os bancos muitas vezes apresentam algumas taxas mais elevadas pelo seu serviço prestado, mas, mesmo assim, as corretoras ainda em muitos casos podem ser uma excelente alternativa para o seu dinheiro ter maior fluxo. Se o seu objetivo é apenas programar transferências automáticas para seu investimento, o banco pode ser até mais viável, mesmo que as taxas sejam menos atraentes. Agora, se você busca ter maiores rendimentos, optar pela corretora pode ser a sua melhor opção. Sabendo que você terá que adaptar seu modo de investir. Veja abaixo, como funciona uma corretora A corretora tem como função de mediar a compra e venda de ativos. Ativos são as ações e títulos públicos que são negociados em uma bolsa de valores. Para quem desejar aplicação em ações ou em títulos públicos é necessário a contratação de uma corretora. O que mais uma corretora pode oferecer para os que as contratam? Bolsa e do Tesouro Direto; Investimentos em LCI (Letra de Crédito Imobiliário); LCA (Letra de Crédito do Agronegócio); CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e; Outros investimentos em bancos pequenos e médios; Debêntures: empréstimos que o investidor faz a grandes empresas. Existem corretoras: Independentes e; Corretoras ligadas a bancos. O processo de cadastro e operações é o mesmo para ambas. Veja as relações de todas as instituições com autorização para o funcionamento no site do Banco Central. Como contratar uma corretora de valores? Escolha a corretora que você mais se agradar, preencha o cadastro no site da corretora, além de um questionário para que a corretora conheça o perfil do investidor. o investidor após ter preenchido o questionário, através do envio de alguns documentos ele deverá comprovar algumas informações necessárias.
March, 2025
Como abrir uma franquia em Macapá/AP
A abertura O primeiro passo para se abrir uma franquia é conhecer e entrar em contato com a administração do setor desejado (também denominado como franchising). A empresa dará a você o direcionamento necessário para adquirir uma filial na sua cidade. O processo seguinte depende do franqueador ou consultor. Este analisará o pedido de franquia, fará entrevistas com o candidato para saber se este se adequa ou não ao perfil, consultará referências, e etc. Quando o contrato for fechado, o franqueado deve solicitar ao consultor uma lista de próximos passos e esclarecimentos a respeito do negócio. É importante também ter acesso aos principais contatos para casos de dúvidas e suporte até a data da inauguração da franquia. Mas, lembre-se, a franquia não é uma empresa sua, logo, a matriz pode exigir que você abra uma empresa, como sociedade anônima, por exemplo, para que se possa dar andamento ao processo de aquisição da marca. Segundo passo Formalizadas as questões contratuais da franquia, você seguirá o processo de abertura da sua empresa em sua cidade: Obter CNPJ: como obter o Documento Básico de Entrada (DBE), que permite obter o cadastro na Receita; Alvarás do Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Macapá ou da cidade em que você reside; Abertura do negócio na Junta de Comércio do Amapá e na Receita Estadual (Sefaz), entre outros. O franchising é responsável hoje por mais de 777 mil empregos diretos gerados no Brasil e tem como responsável a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Confira o link abaixo para ler mais sobre o assunto:
March, 2025
Mercearia: Oportunidades e Desafios no Mercado Amapaense
A proximidade dos donos com as necessidades do cliente, o reflete como potencial de atendimento as necessidades humanas principais as rotinas domésticas: alimentação, higiene pessoal, organização da casa. Estes negócios estão sempre próximos de bairros residências ou centro de grande circulação de pessoas e possuem boa aceitação, quando conseguem combinar lojas compactas, comodidade, praticidade e agilidade nos serviços de atendimento. Tendo assim boas chances de alcançar um rápido crescimento.
March, 2025
O que são microfranquias
Microfranquias são negócios replicados por meio do modelo de franchising e qu exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Como referência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota o valor de três vezes o PIB anual médio por habitante do país, como valor máximo de investimento para o negócio se classificar como microfranquia.Este valor tem referência de aproximadamente R$ 80 mil, de acordo com dados do ano de 2014. Logo, as franquias que possuam valor mínimo correspondente a 80 mil são classificadas como microfranquias.
March, 2025
Seja uma consultora de mães de primeira viagem
A gravidez é um momento ímpar na vida da mulher. Por isso, existe toda uma preparação para a chegada do bebê, que vai desde a escolha do nome, passando pelo quarto até os cuidados nos primeiros meses com amamentação, banho, cólicas. Muitas destas fases e situações só poderão ser aprendidas na prática, como é praticamente tudo novo, as mães de primeira viagem ficam ansiosas e apreensivas, imaginando se vão conseguir fazer tudo direitinho. Nesses momentos, o ideal é ter alguém experiente por perto para ajudar, ensinar e dividir. Esta é a função da consultora ou assessora de mães de primeira viagem. Com carinho, ela deve auxiliar a mãe em todas as fases da maternidade. Essa ideia de negócio que já faz sucesso na Europa e nos Estados Unidos, e já chegou ao Brasil demonstrando que pode ser um negócio rentável. Veja como empreender ajudando as mães de primeira viagem.
March, 2025
Conheça: o Guia essencial para novos empreendedores - volume 2 Ideação
O Guia essencial para novos empreendedores 2 volume traz um material muito educativo e algumas propostas para despertar o seu lado de empreendedor inovador. Este material vai mostrar a você, se você está no caminho certo.
March, 2025
Como abrir um estúdio de música
O empreendedor de uma empresa de estúdio de música deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam: Registro da empresa nos seguintes órgãos: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; Corpo de Bombeiros Militar. Visita à prefeitura da cidade em que pretende montar a sua empresa de estúdio de gravação para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial. Algumas prefeituras disponibilizam esse serviço via internet, o que agiliza sobremaneira esse tipo de consulta. Passo seguinte para a formalização da empresa: Após a liberação do contrato social devidamente registrado na Junta Comercial de seu Estado, do CNPJ e da inscrição estadual (se aplicável), também, deve-se providenciar o registro da empresa na Prefeitura Municipal para requerer o Alvará Municipal de Funcionamento; Antes de iniciar a produção o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária. Para obter essa licença o estabelecimento deve estar adequado às exigências do Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas); O empreendedor deverá atentar que em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA -, já em âmbito estadual e municipal fica a cargo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente. Segue legislação sobre incentivo à cultura no Brasil, conforme segue: a) Lei nº. 8.313/91, mais conhecida como Lei Rouanet. Essa Lei Federal teve o principal objetivo de incentivar os investimentos culturais pelas empresas privadas e pessoas físicas; b) Essa Lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), que é formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), com verba própria do governo; o Incentivo Fiscal (Mecenato), financiado por empresas; e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART); c) O FNC destina recursos a projetos culturais por meio de empréstimos reembolsáveis ou cessão a fundo perdido e o FICART, mecanismo inativo atualmente; d) O Mecenato viabiliza benefícios fiscais para investidores que apoiarem projetos culturais sob a forma de doação ou patrocínio. Empresas e pessoas físicas aproveitam a isenção em até 100% do valor no Imposto de Renda e investem em projetos culturais. Além da isenção fiscal, elas investem também em sua imagem institucional e em sua marca; e) A lei possibilita também a concessão de passagens para apresentação de trabalho de natureza cultural, a serem realizados no Brasil ou no exterior. f) Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências; g) Lei n.º 12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera diversos artigos, acrescenta novos artigos e revogam outros, da Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências; Além da legislação Federal específica os Estados e Municípios têm legislação específica de incentivo à cultura, com regras próprias e direcionadas. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
March, 2025
Dicas e soluções para começar bem
O Sebrae ao longo do tempo, tem desenvolvido algumas soluções para que você comece bem seu negócio. Por isso, resolvemos juntar algumas dessas soluções para você encontrá-las aqui neste artigo. Então, antes da formalização, é importante que você saiba e conheça soluções para começar bem e administrar o seu negócio de maneira correta e inteligente. Vamos as seguintes soluções: Começar Bem: oferece palestras e oficinas que auxiliam e ensinam o empreendedor, a aumentar o seu lucro e a redução prejuízos; Aprender a Empreender: é um curso que ajuda o empreendedor desenvolver suas atitudes que constituem o perfil de um empreendedor. Com uma breve observação da interação e conceitos a respeito do mercado, finanças e empreendedorismo; Iniciando um Pequeno e Grande Negócio: esse curso, tem o intuito de auxiliar o empreendedor na preparação para a abertura de negócios, princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo; 6 passos para iniciar bem o seu novo negócio: Este auxilia na abertura e no gerenciamento de empresas, lhe ajudando a entender o mercado, o público e planejar bem seu negócio; Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio? você vai conferir alguns dos erros mais cometidos pelos novos empreendedores e veja como evitá-los. Saiba mais Essas foram algumas das ferramentas e soluções que você pode encontrar no portal do Sebrae. Então, busque mais soluções para o aprimoramento do seu empreendimento no Portal Sebrae.
March, 2025
Correios: Conheça o Exporta Fácil dos Correios
O que é? O Exporta Fácil dos Correios é uma solução que atende às necessidades comerciais no envio de seus produtos ao exterior com a simplificação do processo de exportação. Quem pode usar esse serviço? Pessoas físicas; Jurídicas. O que é necessário para obter o serviço? Para ter acesso a este serviço dos Correios é muito simples, basta seguir as orientações abaixo: Preencher todos os campos do Formulário de Postagem - CP72/AWB; Colar no pacote a inserção de Nota Fiscal e Fatura Comercial (Commercial Invoice). Modalidades de Remessa SEDEX Mundi Para o exportador que busca a prioridade máxima na entrega; Prazo garantido, definido em função da origem e do destino; Rastreamento completo; Embalagem gratuita. EMS - Mercadoria Expressa Para o exportador que busca a prioridade na entrega; Possibilidade de Rastreamento. Leve internacional Para o exportador que busca equilíbrio entre preço e prazo. Mercadoria econômica Para o exportador que busca o menor preço. Tipo de remessa Mercadoria para revenda; Mercadoria vendida ao consumidor final; Amostra; Presente. Cobertura cambial Vendas: com cobertura cambial – esse tipo de cobertura é um valor passível de pagamento a pessoa física ou jurídica domiciliada no País em consequência de realização de exportação ao exterior. Envio de amostras e presentes: sem cobertura cambial (amostras e presentes). Entrega Em domicílio, ou; Em unidade postal, dependendo do país de destino. Custos Os preços e prazos de entrega variam de acordo com três fatores: Peso; Modalidade de envio; País de destino. Faça uma simulação de preços e prazos aqui. Por que usar este serviço? Elimina a burocracia, Custos baixos; Sem dificuldades de transporte; Para você exportar só é preciso o preenchimento de um formulário para encaminhar sua remessa ao exterior; Estão presente em mais de 215 países. Saiba mais Qualquer dúvida “Fale com os Correios”.
March, 2025
Conheça a arqueologia do Amapá e torne-se um guia turístico local
Entenda um pouco da arqueologia do Estado do Amapá Peças achadas mostram como os primeiros habitantes ocuparam a Amazônia.Arqueólogos do Amapá descobriram, no município de Calçoene, vestígios de uma edificação em pedra que pode ter sido utilizada como observatório astronômico pelos antigos habitantes das Américas. O monumento de 127 blocos de pedra talhada, fincado no solo e arranjado em círculo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá - Sebrae acredita e incentiva a disseminação desta riqueza amapaense. São muitas as oportunidades de negócios com a arqueologia do Amapá. Como viviam as sociedades primitivas do Amapá? A resposta pode mudar sua visão sobre a região. A Amazônia foi ocupada por grupos mais simples, pouco populosos e de pobre expressão cultural. Na dúvida, os arqueólogos escavaram a região em busca de novas peças. Encontraram cerâmicas, ossos humanos e restos orgânicos que foram encaminhados para datação. O Amapá é um campo promissor para descobertas arqueológicas, herança das populações que ocuparam as zonas mais planas e férteis, próximas aos rios, muito tempo antes da chegada dos europeus. No norte do Estado, destaca-se a cultura Cunani, descobriu-se no local jarros, bandejas, moringas e outras peças decoradas com diversos motivos geométricos. Oportunidade para Negócio Seja um guia turístico no Amapá, faça planejamento e coordene viagens que vão proporcionar o contato de turistas a ambientes extremamente conservados e de rara beleza arqueológica e cultural do Amapá. Além do contato com o meio natural, você terá a dinâmica de conciliar a conservação dos recursos naturais com alternativas de emprego e renda. Perfil do Empreendedor O perfil do futuro empreendedor que acredita nesta idéia é: Empresários; Turismólogo; Microempresários Futuro empresários Quem busca novas opções de abrir um negócio com potencial lucrativo, valorizando a cultura amapaense e o setor turístico do Estado. Encontra no Amapá uma grande oportunidade para empreender. Fique atento às novas tendências O turismo amapaense, é uma oportunidade de negócio que fará com que você destaque-se frente ao mercado e aos concorrentes no Estado. Muitas são as motivações para que você trilhe o caminho do sucesso, e a utilização da arqueologia e o turismo amapaense. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Procure no Portal Sebrae no Amapá um plano de negócio e saiba mais sobre o assunto. Por Maikon Richardson Especialista em Gestão de Pequenos Negócios Clique aqui e Fale com um Especialista
March, 2025
Estabeleça objetivos em seu negócio em 5 passos
Preocupado em estabelecer objetivos e metas para o seu negócio? Geralmente para alguns empreendedores isso é bem difícil, já que um negócio está sempre em fase de modificação para melhoria. Por isso, o Sebrae Amapá selecionou 5 dicas super importantes para você estabelecer objetivos no seu negócio. 1 - No momento de definição de metas, ouça as opiniões de: Diretores; Gerentes, e; Converse com todos os colaboradores da empresa. Desta forma será muito mais fácil estabelecer os objetivos e concretizá-los. 2 - Convoque e consulte seus colaboradores para solucionar possíveis dúvidas e enxergar questões que talvez estejam ocultas. Pergunte a sua equipe o objetivo que ainda não foi atingido, e que no ponto de vista deles, o que deve continuar buscando para aperfeiçoar ainda mais o trabalho. 3 - Tente por em prática todos os ensinamentos que já foram passados anteriormente para sua equipe e busque entender quais lições vocês aprenderam e já colocaram em execução. E não esqueça de perguntar da sua equipe se está havendo mudanças na empresa. 4 - Monte uma lista de metas para ser trabalhada durante o ano, e depois verifique se as metas estão alinhadas com os planos da empresa a longo prazo. Já com os objetivos escolhidos, verifique se os mesmos contribuem para a realização da: Visão, e; Missão. Que foram estabelecidas pela empresa e se necessário reavalie sua visão de negócio. 5 - Com as metas e objetivos definidas, é importante que elas sejam abertas com a sua equipe. Assim todos entenderão o que foi estabelecido e ficarão por dentro de tudo, deixando aberto ao diálogo.
March, 2025
Como tornar-se um voluntário da Associação Junior Achievement Amapá
Para se tornar voluntário do Grupo Junior Achievement Amapá e trabalhar com educação empresarial nas escolas é necessário que os interessados leiam esse artigo até o fim. O Sebrae no Amapá desenvolveu esse texto para detalhar cada etapa e tirar todas as dúvidas. Confira: Para ser um voluntário da Junior Achievement Amapá é necessário ter experiência profissional ou ser estudante universitário. O voluntário precisará dispor de horas que ele mesmo irá estipular para o desenvolvimento de suas atividades entre os períodos: Manhã; Tarde e; Noite. Os selecionados se envolvem diretamente na formação dos jovens empreendedores e dedicam tempo e talento para a realização de diversas atividades com os estudantes em salas de aula de escolas públicas e privadas passando para eles seu conhecimento e experiência profissional. Através do Programa Miniempresa, os voluntários vão proporcionar aos estudantes a experiência de praticar estudos sobre economia e negócios, na organização e operação de uma empresa doutrinando estudantes em miniempresários. Ao longo de 14 anos de atuação no Amapá, a Junior Achievement já trabalhou com mais de 286 escolas e 35.014 mil jovens, com o trabalho voluntário de 2.394 pessoas, esses resultados são até o ano de 2015.