Selecionamos algumas informações para você saber mais sobre a história da data no Brasil e como sua empresa pode prosperar nessa época do ano. Confira!

Empreendedor, antes de planejar suas vendas, conheça a Black Friday!
A Black Friday foi iniciada nos Estados Unidos, em meados da década de 90, por conta do alto fluxo das compras natalinas. Ao longo dos anos, foi se espalhando pelo mundo, até chegar ao Brasil em 2010, onde foi muito bem aceita.
O evento que é marcado sempre para a última sexta-feira de novembro, gera expectativa de venda para os empreendedores e o consumo de públicos variados, que aproveitam descontos e promoções, incentivando a movimentação da economia do país.
Economia crescente na Black Friday
Dados dos últimos 3 anos, apontam um crescimento na economia, não só no varejo, mas expressivamente em lojas virtuais, um ambiente que deve ser levado em consideração na hora de planejar os descontos e promoções dos seus produtos e/ou serviços na Black Friday.
Confira o faturamento total nesse período e quanto em média o público brasileiro gastou em suas compras.
2011
Faturamento total no país: 100 milhões de reais.
Média de compras: R$ 450,00
2015
Faturamento total no país: 1,5 bilhões de reais
Média de compras: R$ 500,00
2016
Faturamento total no país: 1,9 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 653,00.
2017
Faturamento total no país: 2,1 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 562,00.
2018
Faturamento total no país: 2,6 bilhões de reais.
Média de compras: R$ 608,00
Fonte:https://exame.abril.com.br/negocios/dino/black-friday-2019-numeros-comprovam-o-crescimento-e-a-adesao-dos-consumidores/
Expectativas e estratégias
A expectativa é que em 2019, os dois ambientes de compra sejam desbravados ainda mais. Para aqueles empreendedores que ainda não atuam com e-commerce, tem em seu caminho um novo desafio a ser superado.
É importante que não só na Black Friday, mas durante todo o ano, sua empresa esteja preparada para receber esse público conectado.
Um passo crucial é atualizar as redes sociais da sua empresa. Aproveite e informe a todos as ofertas que a sua empresa está preparando neste período.
Outra estratégia adotada por empreendedores para conquistar esse público, são os apps, que fazem parte da rotina mobile. Nem toda empresa tem seu aplicativo, de acordo com o seu negócio, procure parcerias com aplicativos de entrega, prestação de serviços e etc.
Produtos e serviços mais procurados
Muitos consumidores planejam-se durante meses para aproveitar essa data e renovar os eletrodomésticos de casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar.
Também produtos de maior realização como eletrônicos, desde notebooks, videogames e smartphones. O vestuário, viagens e alimentação, também entram nesse nicho de procura.
São produtos que levam até 80% de desconto, mas atenção: para que sua empresa tenha uma Black Friday promissora, é importante traçar um planejamento estratégico de vendas, apostando em promoções e descontos que atraiam o seu público e que realmente tragam benefícios a sua empresa.
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