POLÍTICA DE VENDA
Como elaborar o preço de venda
Aborda vários aspectos do preço de venda, de forma simples e prática, o que ajudará você a analisar fatores como a demanda, a concorrência e os custos.
O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra,pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.
A falta de informações da maior parte dos empresários proprietários de micro e pequenas empresas sobre seus custos e sobre o mercado em que atuam faz com que tenham dificuldades na definição do preço de venda.
É comum encontrar empresas que, em situação de forte concorrência, adotam estratégias de baixarem preços sem nenhum critério e acabam incorrendo em prejuízos, inviabilizando o negócio. Para fixar o preço de venda de suas mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura.
Para facilitar seu entendimento, será apresentada a história de uma empresa fictícia como elemento facilitador do processo de aprendizagem. Esperamos que você, empresário, empreendedor, aproveite as dicas deste manual e que as ferramentas aqui disponibilizadas contribuam para o crescimento e o aumento da competitividade de sua empresa.
Boa leitura!