Com boas práticas você aumenta as chances de êxito. Confira!
Seja por necessidade, vocação ou paixão, empreender é o caminho escolhido por muitos brasileiros, em que visualizam nessa atividade a chance de alcançar a liberdade financeira e colocar em prática as suas ideias de como fazer as coisas do seu jeito.
Abrir um negócio requer algumas habilidades e competências e, além disso, é necessário seguir alguns passos que ajudam a alcançar o sucesso nessa jornada. O SEBRAE-MA se preocupa com o seu sucesso e a evolução econômica nacional, por isso preparamos este artigo com 6 dicas infalíveis para abrir um negócio de sucesso e, por meio dele, impactar pessoas e toda a sociedade.
1 - Atenção ao plano de negócio
Um dos pontos que muitos empreendedores negligenciam é a elaboração e execução do plano de negócio, o documento que age como uma bússola para o empreendedor, onde será descrita toda a estrutura do negócio, os recursos necessários para a sua idealização, os resultados esperados e outros elementos fundamentais.
Antes de tudo é importante entender o que se espera do novo negócio; isso ajuda a desenvolver um empreendimento de sucesso e com alto impacto em suas relações comerciais.
2 - Conheça o seu público-alvo
Abrir um negócio somente fará sentido se for capaz de atender as necessidades, demandas e desejos dos seus clientes, caso contrário, o cenário será de instabilidade e com dificuldades de crescimento.
No entanto, ao conhecer bem o seu público-alvo você será capaz de abrir e estruturar um negócio de sucesso, entendendo profundamente o que seus clientes e potenciais clientes desejam consumir em produtos e serviços.
Para isso, você deve realizar a pesquisa de mercado para conhecer o perfil das pessoas que podem ter interesse no seu negócio e entender mais dos concorrentes diretos.
3 - Vá além da concorrência
Quem faz tudo igual acaba sendo parte do grupo do “mais do mesmo”. Essa á uma das grandes armadilhas que impede se destacar no mercado em que atua.
Para abrir um negócio de sucesso é necessário enxergar mais longe do que a concorrência, ver nos detalhes, os diferenciais que os clientes desejam e, a partir daí, estruturar suas operações com atividades que agreguem valor além do que o público-alvo espera, gerando o efeito surpresa.
Perceba que as empresas de destaque não são únicas no nicho em que atuam, contudo, o que as torna um negócio de sucesso é a capacidade de pensar e fazer diferente, indo além do horizonte que a sua concorrência consegue chegar.
4 - Aplique a inovação em seu negócio
Ao contrário do que se imagina, inovação não significa, necessariamente, ter que aplicar altas tecnologias. Ser inovador é encontrar um jeito diferente de fazer algo, criando uma solução para uma determinada necessidade ou processo e, além disso, que agregue valor ao negócio.
Para abrir um negócio de sucesso é fundamental que, desde o início, tenha uma cultura de inovação. Isso vai gerar um ambiente de transformação e que eleve o nível de satisfação na experiência do cliente.
5 - Busque um nicho pouco explorado
Quanto maior for a concorrência, maior será a disputa interna. A situação será ainda mais grave se esse embate ocorrer dentro de um perímetro geográfico pequeno. Embora muito se diga que há espaço para todos, a saturação de mercado é um dos fatores que mais impedem o crescimento de um negócio.
Para ter sucesso em seu novo empreendimento é necessário um bom processo de pesquisa para encontrar um nicho ainda pouco explorado e fazer dele a maneira de brilhar no mercado, trazendo produtos e serviços que o seu público demanda, mas que não encontra com a facilidade que gostaria.
Dessa forma, o seu negócio se tornará uma referência nesse nicho de mercado e será lembrado pelas pessoas sempre que precisarem consumir algo para solucionar uma dor (problema).
6 - Esteja atento às finanças
Negócio de sucesso é aquele que tem as suas finanças em dia e faz o melhor uso do dinheiro, afinal, é esse ativo que sustenta todas as operações do empreendimento.
Por essa premissa é fundamental estar atento ao fluxo de caixa e liquidez, evitando a incidência de juros por pagamentos em atraso e a contratação de empréstimos para equilibrar as contas.
É importante adotar boas práticas de gestão financeira para ter um negócio de sucesso, separando uma parte dos lucros para reinvestimentos e, assim, fazer com que a sua empresa esteja em constante crescimento, sempre de maneira sólida e sustentável.
Gostou das dicas que separamos para que você alcance o sonho de ter um negócio rentável e de sucesso? Ao seguir essas boas práticas você aumentará as chances de obter êxito em suas atividades empresariais!
Não deixe de estar sempre informado sobre as principais tendências de empreendedorismo e negócios. Acesse o Portal SEBRAE-MA e veja outros conteúdos! Siga-nos também nas redes sociais para estar sempre informado sobre nossas novidades.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Capacitação e empreendedorismo: um caminho sem volta
Diego Demétrio Gerente Nacional de Soluções do Sebrae O Brasil alcançou, em 2021, uma marca histórica com a abertura de quase 4 milhões de novos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Esse dado do Ministério da Economia confirma a tendência já detectada no relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), que indicava que cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos. Outros estudos do Sebrae indicam que 2/3 desses potenciais empresários são motivados pelo sonho de serem donos do próprio negócio e o restante vê na atividade empreendedora a oportunidade de gerar uma fonte de renda. Seja qual for a motivação, entretanto, há algo que une esses dois perfis de empreendedores: a necessidade de buscar a qualificação para aumentar as chances de sucesso da empresa. A verdade é que muitas pessoas que criam um negócio não têm conhecimentos de administração, controle financeiro, gestão de pessoas ou marketing, por exemplo, e acabam sendo movidas unicamente pela paixão ou pela experiência em alguma atividade. Ser competente ou ter conhecimento na realização de um determinado serviço ou produto é uma condição extremamente importante para um bom resultado, mas não a única.
Thu Feb 24 11:52:16 BRT 2022
Microempreendedor Individual (MEI): saiba tudo sobre o assunto
Microempreendedor Individual (MEI) é uma classificação de empresas criada para regularizar os trabalhadores informais brasileiros de forma mais simples. Ao se cadastrar, o empresário passa a ter um CNPJ. Por isso, além das obrigações de uma pessoa jurídica, ele tem direito a algumas facilidades. Se você está pensando em se formalizar, veja a seguir como ser MEI, quanto custa e quais os benefícios.
Wed Nov 24 09:23:21 BRT 2021
Veja as áreas de negócios que se expandiram na pandemia
Com a chegada e o estabelecimento do vírus da COVID-19 no Brasil, as transações comerciais mudaram drasticamente, levando diversos negócios à falência e outros milhares de empreendimentos a se reinventarem para seguirem sobrevivendo. Ainda assim, algumas áreas realmente se expandiram no período pandêmico, graças ao isolamento social e à necessidade que a população descobriu de realizar seus afazeres pelo mundo digital. Quer saber quais são elas e os impactos que trouxeram como um todo? Acompanhe a leitura e surpreenda-se: