A diretoria executiva e as unidades de Gestão Estratégica dos Sebrae dos nove estados do Nordeste participam, até esta sexta-feira, em Fortaleza, do Workshop Regional de Planejamento Estratégico. O objetivo é definir ângulos regionais para a co-construção do Planejamento Plurianual da instituição, que tem horizonte 2024-2027.
O Workshop Regional de Planejamento é promovido pelo Sebrae Nacional, em parceria com a Symnetics, que quer alinhar expectativas, estratégias e diretrizes regionais da atuação institucional para os próximos anos. Para tanto, tem feito um trabalho regionalizado com os Sebrae estaduais antes de delinear as linhas estratégicas do PPA 2024-2027, sem deixar de considerar as prioridades e o contexto de cada região.
Do Maranhão, além dos dirigentes e equipe UGE, participam do workshop as equipes das áreas de Orçamento, Atendimento, Ambiente de Negócios e Empreendedorismo Territorial que, com as demais equipes dos Sebrae Nordeste, se debruçam em atividades coletivas, por dois dias de completa imersão, para pensar o melhor para os pequenos negócios da região.
Na quinta-feira, primeiro dia da programação, foram apresentados os insigths das atividades com dados pautados em pesquisas, como a GEM, assim como a visão consolidada das agendas prioritárias (ângulos/abordagens) sugeridos previamente por cada estado, tendências e a parte mais prática com exercícios em grupos.
“O workshop é de extrema importância para entendermos os cenários e pensarmos ações que venham ao encontro das necessidades de nossos clientes, os pequenos negócios, que são a força motriz da nossa economia. A metodologia que vemos aqui nesses dois dias de co-construção do PPA 2024-2027, nos dará um parâmetro da região Nordeste para que o Sebrae Nacional possa apontar nossas diretrizes para os próximos anos”, destaca o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, que está em Fortaleza, juntamente com os demais diretores executivos da instituição no estado – Mauro Borralho (área Técnica) e Edila Neves (área de Administração e Finanças).
AVALIAÇÃO
Para o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade, o Workshop Regional de Planejamento Estratégico “tem sido um momento muito rico de avaliação e de construção de novas perspectivas para uma atuação cada vez mais forte em favor dos pequenos negócios, mediante uma atuação regional e territorial que fortalecerá ecossistemas produtivos, tendo por base a inovação, a sustentabilidade, a educação empreendedora e a constituição de ambiente de governança entre os atores participantes desse processo.
No segundo dia de atividades, os participantes do workshop estão revisitando os pontos da visão, os insumos para as missões institucionais até o horizonte 2027. “O Maranhão e o Nordeste, de forma integrada, trabalharam para o aproveitamento das oportunidades existentes e superação dos desafios para um desenvolvimento sustentável e inovador, que vai impactar diretamente a nossa gestão de pessoas e processos internos também”, pontua a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Edila Neves, destacando que o PPA será finalizado agora em junho e levado para aprovação do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional no final de julho.
Reunião BNB
Os dirigentes do Sebrae dos nove estados do Nordeste – que integram a Abase Nordeste, chegaram em Fortaleza um dia antes do Workshop Regional de Planejamento para uma agenda na sede do BNB, onde trataram de importantes parcerias com a instituição financeira que tanto faz pelos pequenos negócios na região. Os diretores executivos dos Sebrae foram recepcionados pelo próprio presidente do BNB, Paulo Câmara, e trataram de pautas como apoio aos projetos estruturantes nos setores do agronegócio, economia criativa, turismo e inovação.